quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rottweiler morde menino de cinco anos

Família quer abater animal que já feriu um rapaz há seis meses




Lisboa
17º C
‘Foguinho’ está preso na propriedade da família do menino desde anteontem, quando atacou Diogo no lagar. O cão deve agora ser abatido.

O rottweiler sempre tinha sido amigo do pequeno Diogo, de cinco anos, mas ao final da tarde de anteontem um pequeno momento de desatenção bastou para que o menino fosse atacado durante uma brincadeira com o animal em casa, em Tabuado, Marco de Canaveses.


Ninguém percebe o que levou ‘Foguinho’, um rottweiler de dois anos e que tem as vacinas em dia, a atacar a criança com quem estava habituado a brincar. Diogo Lomba foi mordido na cara e ontem teve de ser operado no Hospital de S. João, no Porto, onde está internado, livre de perigo.
Há seis meses, o cão também mordeu um rapaz na perna, mas tudo não passou de uns arranhões. Agora a família de Diogo quer abater o animal.
'O cão nunca lhe fez mal. Estava com o menino junto à casa quando o Diogo foi para o lagar. E o cão foi atrás dele. Ouvi depois um berro e fui logo ver o que se tinha passado', contou ao CM Pedro Queirós, um amigo da família que costuma tratar da criança na ausência da mãe.
Deitado no chão, Diogo chorava e estava ensanguentado. O pânico tomou conta da família que imediatamente ligou para o 112 a pedir socorro. 'Liguei logo para o número das urgências, ficámos em pânico. Foi uma aflição', explicou ao CM Lúcia Queirós, amiga da família.
Volvidas poucas horas após o ataque, a família do menino disse ao CM recear que ‘Foguinho’ volte a morder alguém. 'Vamos contactar com o veterinário municipal para fazer aquilo que é necessário. Tem de ser', rematou ao CM Tânia Monteiro, tia de Diogo.
DIOGO TEVE DE SER OPERADO À CARA
Alertado pelos gritos do menino, Pedro Queirós foi de imediato ao encontro de Diogo, prostrado no chão. Estava ensanguentado e tinha sido mordido na face pelo rottweiler. De imediato, ligou para o 112 e a criança foi levada pelos bombeiros do Marco de Canaveses para o Hospital S. João, no Porto, onde se mantém internada.
Ontem, Diogo Lomba foi submetido a uma cirurgia.
'O menino está melhor, mas foi um susto muito grande para todos nós. Foi operado e deve agora recuperar lentamente. Felizmente o cão tem as vacinas em dia', explicou Tânia Monteiro, tia de Diogo.
Na casa situada na Travessa da Sorte, em Tabuado, Marco de Canaveses, além do rottweiler, a família de Diogo tem também dois dálmatas que nunca mostraram agressividade. 'O ‘Foguinho’ nunca foi agressivo com o Diogo, brincavam muito juntos. Nunca pensámos que tal poderia acontecer porque é muito meigo', rematou a tia.
PORMENORES
IRMÃOS FERIDOS
Solange, sete anos, e o irmão Carlos, de 12, foram atacados em Março deste ano por dois cães que vivem na EB 2/3 Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Os miúdos brincavam à bola no recinto, num sábado à tarde, quando foram surpreendidos pelos animais que fugiram da jaula. Solange foi mordida na barriga e o irmão teve de ser suturado num braço.
LABRADOR ATACA
Um menino, de quatro anos, foi mordido na cara e no ombro por um labrador em Abril, em Lordelo, Paredes. O cão costumava brincar com crianças.
ROTTWEILER MORDE BEBÉ
Em Abril uma bebé, de dois anos, foi mordida por um rottweiler (na foto em baixo) em Belas, Sintra. A criança sofreu golpes profundos e hematomas. 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário