quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ataque de cão que feriu criança não é inédito

por ALEXANDRE MOURA  
Um rapaz de quatro anos foi atacado por um rottweiler quando entrava na casa do namorado da mãe. A criança está a recuperar no Hospital de Faro e o cão foi para o canil municipal. Mas os moradores temem pela segurança, uma vez que o dono tem outros cães que já atacaram os vizinhos
Um menino de quatro anos ficou gravemente ferido após ter sido agredido por um cão de raça rottweiler. O ataque aconteceu na noite de quarta-feira, em Faro, e a criança ficou internada no hospital central do município. "A recuperação do menino está a evoluir, apesar dos múltiplos ferimentos que sofreu na cabeça, braços e pernas", esclareceu ontem ao DN fonte da unidade de saúde.

A PSP foi ontem à casa de Hugo Martins, proprietário do Rottweiler e levou o animal para o canil municipal, onde aguardará por um relatório que dará ordem, ou não, de abate. Acontece, porém, que Hugo é também proprietário de outros três animais - dois pastores alemães e um doberman - e tem em curso quatro processos de contra-ordenação na Câmara Municipal de Faro, fruto de problemas causados pelos seus cães.

O último ataque aconteceu quando o rapaz de quatro anos entrou na sua casa, acompanhado pela mãe. "Foi tudo muito rápido. O cão atirou-se ao meu filho e não deu tempo para fazer nada", contou Carina Hugo, de 24 anos, explicando que ainda se feriu ao tentar ajudar a criança. "Se o meu filho não ficou pior foi porque eu me pus em cima dele e cada vez que o cão mordia eu abria-lhe a boca com as minhas mãos, mas o animal parecia que só queria morder o miúdo", recordou.

Carina Hugo, no entanto, não vai apresentar queixa contra o proprietário do animal que atacou o seu filho: "O meu namorado já me tinha avisado que o cão não gostava de crianças. Para mim o dono não tem culpa, agora se o cão vai ser abatido ou não, já não quero saber."

Mas os vizinhos de Hugo Martins continuam temer pela sua segurança, uma vez que há outros cães que já atacaram alguns moradores. "Já fui mordido pelos três cães que entraram dentro de uma loja para me atacar e tenho ainda um cachorro que também foi mordido no pescoço", denunciou Ricardo Jacinto, de 30 anos, acrescentando ter dois filhos e não se sentir seguro quando os deixa brincar fora de casa. "O dono não tem controlo sobre os seus cães e, por isso, os animais deveriam ser retirados da sua posse", defendeu.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário