sexta-feira, 24 de setembro de 2010

cães soltos

JORNAL DOIS PONTOS - fevereiro de 2009  

Moradores sugerem aplicação de
multa a donos de cães soltos

A falta de cuidado de muitos moradores para com seus cães é uma das principais reclamações registradas continuamente pela Segurança e Administração do Residencial e abordada rotineiramente nas páginas do "2 Pontos". São cachorros que ,  latem e uivam durante a noite, incomodando os vizinhos; que andam soltos pelas alamedas do Residencial, atacando outros cães de pequeno porte ou os pedestres; que fazem suas necessidades fisiológicas nos jardins das residências e em áreas de uso comum etc.  
Outra fonte de reclamação recorrente são os "passeadores de cachorros", profissionais que são contratados por alguns moradores para levar seus bichinhos de estimação para passear. Muitos "passeadores de cachorros" saem com vários animais, alguns de grande porte, como pitbull e rottweiler, que acabam arrumando confusão com outros animais e ameaçando os pedestres, principalmente crianças e pessoas idosas; ou não  levam saquinhos plásticos para recolher as fezes dos animais.  
MULTAS - Alguns moradores têm sugerido à Diretoria a adoção de medidas mais drásticas - como multas - contra os proprietários, semelhante ao que acontece em vários Residenciais de Alphaville e Tamboré. Algumas associações preveem em seus regulamentos internos multa de até 1 salário mínimo para os proprietários que não cuidam direito de seus animais.  
CUIDADOS - A guarda ou condução de animais em vias públicas sem os cuidados necessários para garantir a segurança das outras pessoas é considerada contravenção desde 1941 (Decreto-lei 3688), com pena de até dois meses de prisão. A legislação estadual estabelece, desde 2003, que animais de grande porte, como pitbull e rottweiller, devem ser conduzidos com uso de guia curta, enforcador e focinheira.  
É importante também que os proprietários ou empregados responsáveis pelos passeios dos cães levem sempre uma pequena pá e um saco plástico para recolher as fezes de seu animal nos jardins de outros moradores ou em áreas de uso comum do Residencial, como praças, alamedas, área poliesportiva e Área dos Lagos.  
Evite deixar seu cachorro sozinho em casa quando for viajar em finais de semana ou férias. Animais acostumados com o convívio da família podem se sentir abandonados e latir durante todo o dia, incomodando os vizinhos. Se não for possível levá-lo durante a viagem, providencie para que ele fique em um hotel de animais ou peça para algum amigo passar em sua casa e cuidar de seu bichinho, não deixando faltar água e alimento.  
“É fundamental que os proprietários de cães tomem providências para que seu animal não se torne um problema ou incômodo para os outros moradores”, destaca Enzo Scalzi, Diretor de Segurança do Alpha 2.
http://www.sar2.org.br/doisp0209a.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário