Pit Bull foge de casa e mata outros dois cães em Sorriso
Fonte: Aline Dessbesell - ClicHoje
Segunda-Feira, 12 de Julho de 2010, 14h17
Um cachorro da raça pit bull matou, agora pouco, dois cães da raça pincher no bairro Jardim Aurora, em Sorriso. De acordo com testemunhas que presenciaram o fato, só hoje o cachorro fugiu do canil e do cercado da casa, localizada na Rua das Avencas, três vezes.
Duas equipes do Corpo de Bombeiros e uma equipe da Polícia Militar sem mobilizaram e foram até o local para atender a ocorrência.
Dona de um dos cães que o cachorro pit bull matou, Kátia Cristina de Oliveira, contou ao ClicHoje que estava na cozinha lavando a louça quando viu o pit bull, que é chamado de Pantera, entrando na sala de sua casa e indo em direção ao seu filho, que é um bebê com menos que um ano.
“Eu me apavorei quando vi o cão invadindo a casa, e ele foi reto em cima do meu filho, mas o nosso cão de estimação foi na frente do meu filho no intuito de defendê-lo. Foi neste momento que o pit bull abocanhou meu cachorro e o arrastou até a sua casa. Lá, ele só soltou o meu cão, depois de matá-lo. Agora imagina se este cão tivesse pegado o meu filho?”, relata Kátia revoltada com a situação.
Já o outro ataque do pit buul, ao meio dia de hoje (12.07), também acabou na morte de um cão. Sheila Rosani Streit, que mora no bairro, disse ao ClicHoje que o pincher de estimação estava brincando com as crianças quando o pit bull invadiu a casa e pegou o seu cão.
Vizinhos contaram a nossa equipe que o pit bull escapa quase todos os dias do cercado de casa e sai livremente pelas ruas do bairro. Segundo testemunhas, só nesta semana ele matou três cães. A preocupação dos moradores é em relação aos ataques contra pessoas, uma vez que muitas crianças costumam brincar nos quintais das casas.
A dona do pit bull, Zenaide Machadi, disse que o cão é muito dócil. Zenaide providenciou um veículo para transportar o cão até um sítio.
De acordo com os bombeiros que atenderam a ocorrência, cabo Marcos e Soldado Noronha, casos como este, envolvendo cães, acontece de duas a três vezes por semana em Sorriso. A principal dificuldade enfrentada pelos bombeiros é a falta de equipamentos de segurança para capturar os cães e um lugar para deixá-los.
“A prefeitura não oferece um espaço adequado para deixar estes cães que oferecem risco à sociedade. Não há um centro de zoonose no município, então até que se construa um lugar adequado para deixar estes cães, os próprios donos dos cachorros são responsáveis em encontrar um lugar apropriado para deixar estes cães”, disse o cabo Marcos.
A raça pit bull é um cão ágil e com grande impulso muscular. Ele necessita de um amplo espaço para correr e gastar as energias, além disto, a raça exige um ambiente específico para treinar e socializar com outros cães e pessoas para não se tornar agressivo. O pit bull também devem circular em espaços públicos com focinheira e coleira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário