segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Após ataque de cão, criança tem a face

Reimplantada...........

08/07/2012 - 05h00 | da Folha.com
CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO
Um menino de dois anos é atacado por um pitbull e tem o lábio superior, as bochechas e parte do nariz arrancados na mordida. O avô avança sobre o cão e consegue fazê-lo soltar o retalho de pele, músculo e cartilagem.

Sangrando muito, a criança é levada pelos avós a um posto de saúde próximo. Lá, os médicos acionam o helicóptero Águia da PM. A avó se lembra, então, de que um pedaço do rosto do neto havia ficado no local do ataque, e o avô corre para buscá-lo.

Meia hora depois, o garoto já está no Hospital das Clínicas de São Paulo sendo preparado para o reimplante de parte da face mutilada.

Eduardo Knapp/Folhapress
Murilo Rocha Amenguoal,2. (que gosta do Corinthians) brinca na sala de sua casa após reimplante da face
Murilo Rocha Amenguoal,2. (que gosta do Corinthians) brinca na sala de sua casa após reimplante da face


Passados 22 dias do ataque e 11 da alta hospitalar, Murilo se alimenta normalmente, brinca, conversa, sorri e não fala mais sobre o cão. Nos primeiros dias, repetia: "Mamãe, au-au modeu Lililo."

A incrível história de "Lililo" não só comoveu a equipe médica do HC como também entrará para os anais da cirurgia plástica reparadora.

Não há registro na literatura médica mundial de uma criança tão nova ter sido submetida, com sucesso, a esse tipo de reimplante.

TEMPO

"O tempo é crucial. O segmento [pedaço da face] fica sem sangue, morre naquela hora. O socorro tem de ser rápido. O jeito certo de conservar o tecido também é fundamental [veja quadro nesta página]", diz a cirurgiã plástica do HC Rachel Baptista, 30, formada pela USP e com especialização na Espanha.

Ela e o namorado Guilherme Barreiro, 30, médico assistente do HC, são os responsáveis pelo reimplante. Estavam de folga (era sábado) quando foram chamados.

"As chances de dar errado eram imensas. A habilidade do cirurgião conta muito, mas, para mim, isso foi um milagre", diz Barreiro, egresso da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com especialização no Japão.

Antes do início da cirurgia, o pedaço da face de Murilo foi limpo com soro fisiológico.

"Estava bem machucado porque foi mastigado pelo cão. Também tinha resto de terra e grama", conta Barreiro. O menino recebeu antibióticos para evitar possível infecção e vacina anti-rábica.

Editoria de "Arte"/Folhapress


Tudo nesse tipo de cirurgia é micro. As artérias e veias do menino mediam 0,7 mm e 0,3 mm, respectivamente, e o fio usado para suturá-las era dez vezes mais fino do que um fio de cabelo. A operação foi feita com microscópio que amplia o campo em 20 vezes.

"São instrumentos delicados, e as estruturas são muito pequenas. Foi glorioso termos encontrado veias. Isso é raro", explica Rachel.

Três dias após a cirurgia, Murilo teve de ser reoperado porque o implante começou a necrosar. "Às 11h, ficou roxo. A gente abriu os pontos e raspou", diz Barreiro.

Segundo Rachel, as condições clínicas do garoto favoreceram o problema. "Ele estava anêmico, e o tubo da respiração tinha saído da posição certa. Isso instabilizou a parte mais sensível do corpo, a área do reimplante."

FAMÍLIA...........

Depois do susto, a recuperação de Murilo segue sem sobressaltos. "Os médicos nos prepararam para o pior. Mas a recuperação foi assombrosa", diz a mãe, a dentista Helen Rocha, 25, que estava trabalhando no dia do ataque.

Ela mora com o filho na casa dos pais, que fica num condomínio em São Bernardo do Campo (ABC). O pitbull era do vizinho. "Já tínhamos reclamado, mas ele não tomou providências." O dono do cão está sendo processado.

Na hora do ataque, Murilo e o avô, Walter Rocha, estavam na área externa do condomínio. "Quando vi, o cachorro estava com o rosto do meu neto dentro a boca. Tentei abrir os dentes dele, mas o bicho tinha muita força. Quando soltou, o pedaço [do rosto] caiu da boca dele."

Walter conta que não tinha esperança de que o tecido pudesse ser reimplantado.

"Estava todo mordido, só peguei por desencargo de consciência, porque minha mulher tinha mandado."

Comente no Facebook



  • Jefferson Lúcio ·
    GRAÇAS A DEUS O PEQUENO MURILO ESTÁ BEM ! MAS ATÉ QUANDO PESSOAS INOCENTES VÃO FICAR SOFRENDO COM ATAQUES DE CÃES DESSA RAÇA ? OS GOVERNANTES QUE TEM O PODER DE CRIAR LEIS DEVEM PRESTAR MAIS ATENÇÃO NESTES CASOS E CRIAREM LEIS MAIS RÍGIDAS QUANTO A CRIAÇÃO DESSA RAÇA DE CÃO, POIS ESTE NÃO É O PRIMEIRO E NEM SERÁ O ÚLTIMO CASO DE ATAQUE DESSE TIPO DE RAÇA DE CÃO QUE FICAREMOS SABENDO, PARA MIM ESSA RAÇA NÃO PRESTA DEVERIA SER EXTINTA DO BRASIL !!
    • Jessicleia Moura Brasil · Trabalha na empresa Estágio na UFRR
      Sim, vai muito sobe a criaçao de seu dono, por mais que seu instinto seja esse!!! Mas graças a Deus que deu tudo certo.
    • Susana Couto · Quem mais comentou · Cirurgiã Dentista na empresa Clinica Odontológica
      Concordo...mas o instinto meu poodle tb pode desenvolver e o tem ...é só torna-lo um cão de rinha desdo inicio...
    • Bolsas LC · Quem mais comentou · Araras
      santa ignorancia. Talves devemos extinguir a raça humana tambem afinal é a que mais ataca a própria raça e as demais. Deveria sim dar cadeia pra quem treina caes pra rinha. Se for pra comentar bosta naum perde tempo não.
  • Ana Patricia Lucena Acosta · · Empresária na empresa OPX áudio visual e Informática
    O Cão é o retrato de quem o cria, portanto, so seu dono. Tem gente que cria animal e ensina-o a ser um predador. Eu tenho um Pitibull e ele nunca atacou ninguém, muito pelo contrário, todos da rua adoram o animal. Mas sabe porque? Porque desde que recebemos o DODGE o treinamos para ser manso, amigável. Portanto, é séria a questão, a criança é vítima, mas o culpado é a pessoa que cria o cão. Esse sim deve responder! civilmente e ser proibido de criar qualquer animal.
    • Egon Pamplona · Quem mais comentou · FESP - Curitiba
      Não atocou ainda... vc tem um predador em casa...até pessoas de bem em um momento de fúria pode atacar outro imagine um cão que tem em seu DNA o instinto para atacar... o dia que ele estiver com raiva ele mata até vc.... essa raça, como outras devem ser exterminadas... meu tio tinha um Fila Brasileiro, que quase o matou......
    • Noemy Oliveira · Quem mais comentou · Professora na empresa Escola
      Ana Patricia Lucena Acosta, balela isso tudo que vc falou. O pitybull e das pouquissimas racas que atacam o proprio dono. independente da qualidade de sua criacao.
    • Equipe Ação
      "Treinado para ser manso e amigável"..Pra que isso se ele é tão dócil? voce é vitima de suas próprias palavras e convive com esse medo oculto, pois sabes muito bem que este animal a qualquer vacilo seu, a atacaria pois esta em seu DNA. Agora não abandone seu cão, aguente-o e dê atenção e carinho até o dia da morte dele, ele é irracional, nao merecia viver na sociedade e nao tem culpa de nada. Depois sim voce pode criar um cachorro dócil e que realmente precise de todo seu carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário