domingo, 21 de março de 2010

[Cuidados com as crianças]


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as crianças são as maiores vítimas da raiva.

De 30 a 60% das vítimas de mordidas de cachorros, devido a aproximação indevida, são crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Em média, somente 10% dos casos recebem tratamento profilático anti-rábico, pois os pais ou as autoridades da área da saúde não ficam sabendo da exposição à raiva.

Só na rede hospitalar pública são realizados todo ano cerca de 400.000 atendimentos ao ano de pessoas expostas a raiva.

Tome os seguintes cuidados para evitar o risco de as crianças serem contaminadas com raiva:


* A vacinação anual contra a raiva em cachorros e gatos é o primeiro passo para evitar a doença, devendo ser anotada pelo veterinário na carteira do animal. Para não esquecer da revacinação anual, anote a data em sua agenda ou utilize serviços de lembrete.
* Recomenda-se também o uso de coleira com uma plaquetinha de vacinação contra raiva, além dos dados de contato em caso de perda do animal. Veja aqui clínicas onde vacinar com o médico veterinário.
* Oriente as crianças para que não toquem em animais estranhos, presos a coleiras, atrás de grades, comendo, bebendo ou dormindo.
* Caso encontre morcego caído no chão, durante o dia, avise o órgão da saúde ou da agricultura para que o mesmo seja recolhido e testado para raiva.
* Ao passear com seu cachorro e/ou gato, mantenha-o sempre na coleira.
* Consulte o veterinário sobre a possibilidade de castrar seu cachorro ou gato. Animais castrados têm menor probabilidade de fugir de casa e ficar abandonado.
* Não permita que seu cachorro ou gato fique solto pelas ruas, pois eles estarão mais expostos ao risco de pegar a doença.
* Não criar animais silvestres em casa, nem tocar ou pegar essas espécies.
* Passe para as crianças informações sobre a raiva. Veja material aqui.


http://br.merial.com/raiva/viva_melhor_sem_raiva/proteja_criancas/proteja_criancas.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário