domingo, 21 de março de 2010

Hannibal Mirim II


Hannibal Mirim II, o comunicólogo da dentada.
Postado por Roberto dos Santos Vaz às 2:48 PM


Escrevi no meu blog no ano passado sobre uma criança que foi mordida por outra criança em um berçário. Vejam o post original http://robertosantosvaz.blogspot.com/2008/06/hannibal-mirim.html
Recebi um comentário a respeito da postagem, da forma incisiva que comparei a criança ao Hannibal e de como comentei sobre a maldade impregnada na alma.
Creio que a pessoa que me escreveu seja uma psiquiatra ou uma psicopedagoga.
Adorei o comentário, pois os ataques do "Hannibal Mirim", conforme a leitora, pode ser uma forma de manifestação pura e simples.
Disse a amiga que as crianças se comunicam primeiramente pela boca, e que, provavelmente o ato de dar dentadas seja uma singela manifestação.
Pois bem: são raras essas efusivas manifestações, pelo menos que eu tenha tomado ciência; creio que ninguém goste de levar uma dentada, por mais que ela seja social; teoricamente, ou mesmo academicamente, o ansejo comunicativo através de dentadas talvez seja adequado ao reino animal, principalmente aos crocodilos e jacarés; se é tão natural o ato de se comunicar através de dentadas, seria normal também os defensores deste canal de comunicação deixarem seus filhos ou netos juntos aos comunicólogos caninos, para que os comunicólogos caninos pudessem aprimorar o seu ato comunicativo.
Olha pessoal, pode ser criança, velho, cachorro ou jacaré...uma dentada doi muito e é normalmente dilaceradora e cruel.
Garanto que os teóricos e adeptos da comunicação da dentada acham lindo o processo nos filhos dos outros.
Enfim, jamais admitiria um filho meu dando dentadas em quem quer que seja, muito menos em outra criança.
Dentadas são aplicadas por humanos em ato de barbárie, de extrema raiva.
Não diferente nos pequeninos, os quais contrariados, beliscam, chutam e mordem. É a raiva que vem embutida nos seres humanos.
Pais educadores, desde que os pequenos demonstram a possibilidade agressiva da mordida, coibem de todas as formas o ato.
Respeito o ponto de vista mas tenho o direito de não aceitá-lo.
As melhores comunicações bucais que conheço são: a palavra, o sorriso e o beijo...

Abaixo o comentário a respeito da primeira postagem.

"Mordida: este é certamente um dos maiores temores de mães com filhos em escolas de Educação Infantil. Claro, ninguém gosta de ver sinais doloridos na pele de seu filho. Mas, como qualquer um corre esse risco, é preciso entender o que isso significa. Antes de tudo, é preciso considerar que para a criança a mordida não é uma arma, como seria para um adulto. É antes, uma forma de expressão. Desde que o bebê nasce, é pela boca que ele percebe o mundo. Não apenas pelo ato de sucção e das mamadas, mas pelo choro, pelo riso, pelo balbuciar. À medida que cresce e com o surgimento dos dentes, esse processo continua, e morder também passa a ser uma forma de interagir com o mundo, de perceber a consistência de um objeto e também de provocar reações. Portanto, para compreender as mordidas, é necessário levar em conta o contexto em que ocorrem. é claro que o caso relatado tem a ver com falta de competencia da escola,mas dai associar com ruindade impregnada na alma?"
OBS:EU SEI QUE ISSO NÂO TEM NADA A VER COM A CACHORRADA..MAS QUE É EXTRANHO E....OU NÂO.....!
http://robertosantosvaz.blogspot.com/2009/04/hannibal-mirim-ii-o-comunicologo-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário