Ataque De Um Cão Bravo: Como Agir?
Quando ocorre uma situação de estresse, como aquela promovida pelo ataque de um cachorro, seja ele grande ou pequeno. A primeira reação que se tem é sair correndo, bater com algo que se tenha a mão, no animal, ou mesmo procurar abrigo em um local seguro.
O mais correto a se fazer numa hora dessas é procurar ao máximo evitar o embate de corpo a corpo. De acordo com alguns especialistas, caso se encontre um cão bravo, o procedimento é nunca olhá-lo nos olhos, já que ele encarará a situação como um enfrentamento.
Notificação De Ataques De Animais e Medidas Preventivas
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, um dos maiores do Brasil, são informados, no Estado, algo em torno de 130 mil acidentes provocados por animais durante o ano. Além disso, os cães são na grande maioria dos casos os principais agressores, responsáveis por mais de 80% dos ataques às pessoas.
Esses ataques provocam diversos ferimentos causados pelas mordidas, que, em muitos casos acabam sendo fatais. Nas demais vítimas há ainda o risco de propagação da raiva, doença séria, que se não for cuidada a tempo, também leva a óbito.
Algumas cidade do país já adotaram o modelo de outros lugares, como a Inglaterra, instituindo leis que obrigam as raças mais ameaçadoras a usar a focinheira em lugares considerados públicos. Na Capital do Estado do Paraná, a medida preventiva vale para diversas raças, como:
- pastor alemão
- fila
- rotweiller
- doberman
- mastim napolitano
- american staffordshire
- pitbull
- e também a bull terrier
Além disso, a medida também se aplica e qualquer outro raça cujo cão tenha mais de vinte quilos. Já na cidade mineira de Belo Horizonte, a obrigatoriedade da focinheira é determinada somente para uma raça, a pitbull.
O Que Pode Provocar o Ataque Dos Cães
Mas qual comportamento nosso pode vir a provocar o ataque de um cão?
Há diversos motivos que podem acarretar num ataque, mas, nem por isso ele pode vir do comportamento humano:
- Instinto de liderança animal
- Cão treinado exclusivamente para ser agressivo
- Medo do ataque das pessoas
- Animal predador
- Dor ou sofrimento
- Acha que está brincando
- Defesa dos filhotes
- Proteção de seus objetos.
Os alvos mais comuns nos ataques dos cães são as crianças e ainda alguns profissionais, como aqueles que precisam se aproximar das residências, como os lixeiros, carteiros, leituristas de energia elétrica, gás e água. No entanto, não somente eles podem se tornar alvos, mais ainda qualquer pessoa que passe pela residência e até mesmo o dono do cão pode sofrer um ataque.
Como Perceber Um Cão Suspeito De Ataque
- O animal tende a rosnar, mostrar os dentes com fúria e late com extrema ansiedade.
- Os pelos localizados no dorso e na nuca ficam totalmente em pé.
- As orelhas permanecem levantadas ou voltadas para a frente
- A postura do animal é totalmente rígida, as patas se mantêm afastadas e o dorso fica todo encurvado.
O Que Fazer Para Evitar o Ataque
- Ao observar que o cão está lhe encarando, interrompa seus passos e fique de cabeça baixa. Não fixe o olhar nos olhos do animal, já que esse procedimento será encarado por ele como uma afronta.
- De modo algum faça movimentos exagerados. Ande vagarosamente para trás, sem, no entanto, virar de costas para o agressor.
- Quando já estiver ao menos com uma distância considerável de 2 metros, tente se esconder em algum lugar, ou até mesmo subir num carro ou até pular o muro de alguma casa próxima.
Como Agir Se o Ataque For Impossível De Se Evitar
A primeira coisa a ser feita é deitar-se no chão e ficar em posição fetal, usando os braços e as mãos para a proteção do pescoço, da cabeça e do rosto. O cachorro, pode até considerar a atitude como sendo um sinal de subordinação e diminuir a intensidade do ataque. Permaneça ainda imóvel até que chegue o socorro.
O Que Fazer Depois Da Mordida
- Cuide de maneira imediata do ferimento, não deixe para depois. A assepsia da ferida deve ser feita utilizando-se de água e sabão e, posteriormente usando antissépticos.
- Logo depois da limpeza, ou imediatamente após a mordida dependendo da extensão do ferimento, procure o socorro médico para que seja feita a avaliação dos machucados.
- Depois de devidamente medicado, tente buscar saber se o cachorro possui dono e ainda qual o endereço do mesmo.
- É preciso que o animal seja mantido sob observação clínica pelo período de dez dias, a contar da data do ataque.
As Raças De Cães Mais Perigosas
Fila brasileiro: É uma fusão de pastores, especialmente os das raças bulldog, mastiff, e bloodhound, que foram trazidos para nosso país pelos colonizadores que vieram de Portugal. Eles possuem certa aversão ao convívio com pessoas que não lhes são conhecidas.
Rotweiller: Esta raça é considerada com a mais fiel, especialmente por ser obediente a apenas uma pessoa, por isso, raramente se mostra simpática com estranhos. Na antiguidade, esses cães eram utilizados pelos romanos para cuidar de rebanhos e ainda para puxar carroças.
Pastor alemão: eles são ágeis e bastante inteligentes, sendo considerados como os cães mais conhecidos do mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial, eram utilizados pelo Governo Alemão para encontrar o esconderijo dos inimigos.
Doberman: Esta raça foi criada principalmente para a proteção do dono e da família e ainda com o objetivo maior de atacar a todos os estranhos, por isso, podem se mostrar bastante agressivos. Também são muito perigosos em razão de sua rapidez no ataque e ainda pela grande capacidade de sua mordida.
Pitbull: Possuem por si só o espírito de briga, além de contarem com uma grande força física, por isso, acabam se tornando uma das raças mais ameaçadoras aos seres humanos. Sua origem já explica o porquê de serem tão bravos, descendem dos antigos cães de briga e guerra da era romana.
Bull terrier: A raça vem do cruzamento de outras: old english terrier, bulldog e spanish pointer, cuja criação foi feita em função da participação em lutas de cães. Sua determinação numa luta é tão grande, que é capaz de ficar durante horas com seu inimigo preso entre os dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário