segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Bebê de três semanas morre após ataque de cachorro terrier



Imagem ilustrativa de um cão da raça terrier. (Foto: Reprodução)
A família de um bebê de três semanas de idade, que morreu depois de ter sido atacado pelo cão da família, em Sunderland, no norte da Inglaterra, afirmou estar devastada com a tragédia. Os pais do récem-nascido, Maria Blacklin e Ryan Young, são os mais abalados, segundo informações do portal “The Mirror”. Os dois estariam tentando lidar com o ocorrido. O filho mais novo do casal, Redgie Blacklin, foi morto no sábado (20) após levar várias mordidas de um cachorro da raça terrier.
Segundo um parente, que não se identificou para o site de notícias, os pais de Redgie estavam em um evento familiar em virtude de um falecimento, quando ocorreu o incidente e que, quando chegaram em casa, viram a cena trágica. Ainda de acordo com ele, Maria e Ryan nunca deixaram o menino sozinho com o cão. O animal, chamado de Tricky, foi levado para um canil e deve ser sacrificado nas próximas horas.
A polícia local afirma que o bebê foi atacado no fim da madrugada de sábado, por volta das 4h15min. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Um vizinho da família disse estar chocado com o episódio. O psicólogo Paul Tweddle afirmou que os pais de Redgie eram muito carinhosos com o bebê e o que o cachorro parecia ser inofensivo.
“Eles são um casal carinhoso. Uma família adorável. Isso que aconteceu é uma tragédia completa. Eu via o terrier (cachorro) de vez em quando. É um cão minúsculo e eu não posso dizer se era ou não perigoso. Às vezes, as aparências enganam. Estou tão chocado. Devia ser um momento tão feliz com um bebê novo”, disse Paul. (Globo.com/Extra)

Por que alguns cães têm repulsa a criança?

Os dois cachorros são criados juntos em um canil. O cão da raça rottweiler atacou o outro cachorro, que muito machucado não conseguiu reagir; veja!

Por que alguns cães têm repulsa a criança?

É possível alterar o comportamento de repulsa por meio da associação positiva, mesmo quando o cão já é adulto

Muitas pessoas já perceberam que, enquanto alguns cães adoram brincar com criança e fazem a maior festa com ela, outros são totalmente o oposto disso, sentem muito medo ou até se tornam agressivos  quando uma está por perto. 
Alguns cachorros não se sentem confortáveis com a presença de uma criança e acabam atacando
shutterstock
Alguns cachorros não se sentem confortáveis com a presença de uma criança e acabam atacando
Esse comportamento pode ser um pouco compreensível pela forma como uma criança age. Geralmente ela possui a voz mais aguda, costuma gritar, chorar, rir alto, correr e fazer movimentos estabanados de um jeito muito diferente de um adulto. Por isso, cães podem se assustar ou estranhar. Mas, o que explica as diferentes reações dos animais nessas situações?

Período de socialização primária

Talvez você já tenha ouvido falar do quanto é importante fazer uma boa socialização  do cão. Nesse caso, não estamos apenas falando de acostumá-los a conviver com crianças, mas sim de um período especifico do desenvolvimento canino entre 3 e 12 semanas que ele precisa ser familiarizado com outros animais, pessoas, barulhos e objetos. 
Essa convivência, quando feita de forma consistente, constante e supervisionada com boas experiências para o cão, pode fazer total diferença no comportamento dele para o resto de sua vida. Poderíamos pensar na socialização como uma vacina contra muitos problemas comportamentais.
A maior dificuldade é que, nessa idade o cão ainda não terminou de tomar as principais vacinas e se encontra ainda vulnerável a doenças infecciosas, que possuem alta incidência no Brasil. Dessa forma, o cão não pode caminhar no chão fora de casa, nem deve ter contato com cães desconhecidos, mas pode passear no colo, de carro ou ainda ter contato com cães vacinados, que não saem de casa.

E depois de adulto? O que fazer?

Embora a prevenção seja sempre a melhor estratégia, é possível diminuir o medo e o estresse de cães já adultos, podendo até acostumá-lo com a presença das crianças. A saída para isso são as associações positivas.  
Cães que reagem latindo ou rosnando quando uma criança se aproxima, em via de regra, levam broncas. O cão pode associar a bronca com a aproximação da criança. Para que isso não aconteça, coisas boas devem acontecer quando ele avistar uma criança e ela se aproximar dele. Isso inclui carinho, festinhas, elogiar, mostrar um brinquedo ou oferecer um petisco canino. Ou seja, a ideia é criar uma boa expectativa para o cão sempre que houver o contato. 
Também é possível fazer treinos que envolvem a repetição de movimentos feitos pela criança, como correr, e ir recompensando o cão a cada repetição. Quanto mais repetições, mais o cão vai se habituando e gostando de ser recompensado.

Não tenha pressa

Não force a aproximação. Respeite o limite do cão. Mantenha em cada treino uma distância na qual o cão aceite petiscos. Será mais eficaz manter uma distância confortável para o animal do que forçar uma aproximação em que ele tenha uma reação contra a criança por medo, por exemplo.
Comece com a criança a uma certa distância, parada, depois em movimento e, posteriormente, faça pequenas aproximações.

Não corra riscos

Se o cachorro se torna muito agressivo com a presença de uma criança, não tente aproximá-lo demais, pode acabar acontecendo um ataque. É preciso manter uma distância segura.Também é possível acostumá-lo a fazer o uso de focinheira. O mais importante é que a interação seja agradável e segura para o cão e para a criança. 

Cães e crianças juntos apenas sob supervisão

Mesmo que o cão adore brincar com crianças, seja muito dócil e os pequenos bem-comportados, não se deve deixar os dois brincarem sem supervisão de um adulto. Tanto a criança pode machucar o cão, quanto o pet pode morder, arranhar ou derrubar ela.

    Homem mata Pit Bull com barra de ferro para proteger seu cachorro

    Da Redação - Vinicius Mendes

    04 Abr 2018 - 14:37
    Foto: Ilustração
    Homem mata Pit Bull com barra de ferro para proteger seu cachorro
    Um homem, identificado como A.P.S. de 46 anos, foi encaminhado à delegacia na noite desta terça-feira (3) por matar um cão da raça Pit Bull com golpes de barra de ferro, após o animal entrar em sua casa e atacar seu cachorro, no bairro Hélio Ponce em Várzea Grande. O outro cachorro ficou ferido, mas sobreviveu.

    Leia mais:
    Criança de 3 anos e homem são atacados por dois pit bulls
     
    De acordo com informações do boletim de ocorrências, por volta das 22h15 de ontem (3), uma equipe da Polícia Militar foi acionada para atender uma situação de briga de vizinhos no bairro Hélio Ponce.

    Ao chegar ao local os policiais conversaram com o dono do Pit Bull, identificado como G.S.A. de 32 anos, que disse que foi abrir o portão para receber um amigo quando seu cão conseguiu escapar e foi até o quintal da casa vizinha.

    O Pit Bull então começou a morder o cachorro de A.P.S., e ele, querendo proteger seu cão, que tem um porte menor, pegou uma barra de ferro e começou a golpear o Pit Bull. O cão morreu no local.

    O cachorro atacado pelo Pit Bull ficou ferido, mas sobreviveu. Os dois vizinhos então foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.

    8COMENTÁRIOS



    AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
    • fernando
      05 Abr 2018 às 13:36
      O COITADO DO PIT BULL DEVE TER MORRIDO DE GRAÇA. NA VERDADE A RIXA ERA ENTRE OS VIZINHOS (SERES HUMANOS) E SOBROU PARA OS CACHORROS.
    • Marco Antônio
      05 Abr 2018 às 10:59
      O cidadão elimina o cachorro que invadiu o seu quintal e atacou seu cachorro, e ainda tem que dar explicações na delegacia? O dono do pit bul deve ser como esse RAY que não entendeu nada, mas aproveitou para enaltecer a violência dessa raça protagonista de muitas tragédia.
    • Messias
      05 Abr 2018 às 00:29
      Infelizmente não são poucos casos de irresponsáveis por cachorros dessa raça, por estes irresponsáveis que esta raça deveria proibida de se domesticar.
    • Ray
      04 Abr 2018 às 16:26
      tenho cachorros valentes da raça pit bull e nunca deixei escapar,,, agora se alguém entrar no espaço dele que se vire para sair com vida....
    • marcio
      04 Abr 2018 às 16:14
      o dono do pit bull deveria levar muito mais paulado que o cachorro que morreu para ver se fica mais responsavel !!!!!
    • Índio velho
      04 Abr 2018 às 15:48
      Parabéns, eu mataria o cachorro na bala mesmo.
    • JEFERSON MATOS
      04 Abr 2018 às 15:42
      Adoro cachorros, mas pra me defender ou defender meu cachorro faria o mesmo. O dono do Pit Bull tem que ir preso.
    • Zeca
      04 Abr 2018 às 15:26
      Tinha que dar outra paulada no dono do Pit Bull, para ter mais cuidado.

    São Miguel do Gostoso registra ataque de Pit Bull; este tipo de cão passeia nas praias sem focinheira

    terça-feira, 26 de março de 2013


    São Miguel do Gostoso registra ataque de Pit Bull; este tipo de cão passeia nas praias sem focinheira


    Por Emanuel Neri
    Um leitor escreveu para este blog preocupadíssimo com um ataque de uma cão da raça Pit Bull a um outro cachorro, na rua que dá acesso à Praia do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso. O cão pertence ao dono de  um estabelecimento que trabalha com alimentos naquela via.
    Segundo este morador que escreveu para o noBalacobaco, o cão estava preso em um local inadequado e sem segurança. O animal conseguiu derrubar uma estaca, soltou-se e atacou o outro cão. Por pouco, não feriu o homem que acompanhava o animal.
    Este é um problema gravíssimo que está ocorrendo em São Miguel do Gostoso. Muitas pessoas criam Pit Bull – ou cães igualmente ferozes, como os da raça Rotweiller e Fila – sem se adequar às normas de segurança para criarem e passearem com estes cães.
    Cães destas raças (foto acima) só podem sair em áreas públicas acompanhados dos donos, usando guia/coleira, enforcador e focinheira. Sem isso, estes cães representam altíssimo risco para a população e outros animais. Já há várias vitimas destes cães no Brasil.
    Há até mesmo pessoas, inclusive crianças, que morreram ou ficaram gravemente  feridas após os ataques destes cães. Quando isso acontece, o dono do animal é responsabilizado pela agressão. Geralmente é indiciado com base no Código Penal e pode ser condenado.
    No Brasil, um projeto que está no Congresso cria a Lei da Posse Responsável. Obriga o dono destes animais a cuidar corretamente deles para que não ponham em risco a vida de outras pessoas. O dono é responsável por qualquer agressão de um cão que ande sem proteção.
    Enquanto esta lei federal não é aprovada, muitos Estados e municípios criaram leis próprias impondo limites para a criação de Pit Bulls e outras raças. Estas leis também obrigam uso de guia, enforcador e focinheira e responsabilizam donos por acidentes.
    Nas praias de São Miguel do Gostoso, é comum ver pessoas passeando com Pit Bulls soltos, sem o uso de guias e focinheiras. Este tipo de cão é imprevisível e violento. É  uma verdadeira fera que a qualquer momento pode atacar animais ou pessoas.
    Um morador da Praia da Xepa, por exemplo, já foi visto várias vezes passeando nas praias com dois Pit Bulls sem nenhum tipo de proteção. É importante que a população cobre das autoridades a criação de regras proibindo este tipo de risco.
    A Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso poderia criar lei específica para evitar este perigo. Não dá para conviver com dezenas de Pit Bulls sem que seus donos adotem nenhuma providência para evitar riscos de ataques a animais e pessoas.
    Mas, mesmo sem esta lei, o próprio Código Penal pode responsabilizar os donos e levá-los à cadeia, caso sejam condenados. Em casos de morte, os donos de Pit Bulls podem ser enquadrados por homicídio culposo – quando não há intenção de matar.
    Todos os cães, mesmo os mais dóceis, devem andar em vias públicas com guia e coleira. Cães como boxer ou labrador, além de outras raças, não apresentam risco para a população. São sonsiderados animais mansos, mas mesmo assim têm que andar presos. 
    Em muitas cidades do país, já se obriga donos de animais a recolheem as fezes de seus cães em vias públicas. Se não recolher, são punidos com pagamento de multa. Os donos de cães andam com sacos plásticos e uma pequena pá para recolher as fezes e não sujar vias públicas.
    Esta agressão de um Pit Bull a um outro cachorro na rua da Praia do Cardeiro é um alerta às autoridades de São Miguel do Gostoso para que tomem providências imediatas que obriguem os donos destes animais a evitarem acidentes mais graves.



    26 comentários:

    1. muito boa a matéria, esses donos de cães tem que entenderem que e muito perigoso deixar eles soltos por ai.
      Responder
    2. na praia da xepa tem um cara que solto o seu cão e não esta nem ai se lelé e ou não perigoso.
      Responder
    3. já varias pessoas deixaram de caminhar na praia devido esses cães andarem soltos por ai.
      Responder
    4. Tá dificil. Se não é um carro que atropela seus filhos é um cachorro assassino que seu dono ainda fica fazendo cara de risinho. A população deveria mostrar aos donos desses cachorros o quanto repudiamos essas atitudes e que iremos boicotar e quando passarem na rua serão excluídos de nossa sociedade até tomarem vergonha na cara.
      Desculpem o desabafo.
      Neide
      Responder

      Respostas


      1. Boicotar de qual forma Neide, não dizendo 'oi' aos donos dos animais? Quão importante a eles deve ser isso...
    5. Quanta hipocrisia sua Emanuel Neri - diversas vezes vi você andando pela praia de Gostoso com seus 2,3 cães apenas na coleira!!!!! E seus cães não tem lá as caras mais agradáveis do mundo...

      Por isso, antes de falar de alguém, faça sua parte!!!
      Responder
    6. Emanuel Neri comenta. A respeito do comentário do anônimo aí de cima, faço as seguintes observações:
      1)Meus cães nunca andam na praia sem coleira e estrangulador. Até um filhote que tenho também anda de coleira.
      2)Meus cães não são das raças Pit Bull e Rotweiller, estes sim bastante perigosos. Meus cães são da raça Boxer. Podem até ter a cara feia, mas são animais dóceis e até por isso são recomendáveis para conviver com crianças.
      3)O Boxer é cachorro de caça, mas que também se adapta muito bem à guarda de casas. No espaço deles - ou seja, a casa em que moram - eles são valentes contra estranhos, mas extremamente dóceis com pessoas que os conhecem.
      Responder

      Respostas


      1. Engano seu Emanuel, nem encaixa pra mordida o Boxer tem, jamais visto caçando algo, eu diria uma raça sem muito aproveitamento, apenas bonito, e que são 'agressivos como qualquer outro cão'. Eu tenho um Pit Bull e um Bull Terrier que são cães relativamente doceis, já um amigo meu tem um labrador (raça considerada muito dócil) que ninguém se não ele e a namorada dele conseguem chegar perto.
      2. João concordo com você!
        Tenho um pit bull que é um amor, as pessoas se deixam levar pelo que escutam e nao procuram fontes verdadeiras sobre tal assunto.
        Aconcelho todos pesquisarem sobre a raça pit bull, eles são amorosos com pessoas, amam estar no meio de nós, odeiam ficar sozinhos, necessitam de carinho, atenção, sao carentes.
        Como qualque raça o pit bull mal tratado pode sim atacar um humano, mas isso nao significa que podem generalizar... cachorros sao como nós, cada um com seu temperamento, uns chatos, outros legais, uns estressados outros calmos hehe.
        Conheçam mais a raça e parem de falar mal.
        Eu defendo a raça pit bul, uma das mais amorosas de todas.
      3. isso ai, eu defendo a raça o meu é um doce tambem
      4. Boxer tem que ter focinheira ta sua preconceituosa com os pitbull a culpa e dos donos tah pq o pitbull e mais docil que o boxer
      5. Boxer tem que ter focinheira ta sua preconceituosa com os pitbull a culpa e dos donos tah pq o pitbull e mais docil que o boxer
    7. Juliane Nascimento28 de março de 2013 09:53
      Ótima matéria Emanuel Neri! De alguma forma os donos desses animais de raças específicas devem se conscientizar do risco que expõem à população. O fato de o cão ser dócil com quem convive diariamente, não significa que o mesmo será para com terceiros, pois, todos nós sabemos que é do instinto de qualquer animal defender seu espaço principalmente em situações de ameaça... Na minha casa tem um Rotweiller que é dócil com toda a família, apenas! Apesar dele não ser um cão agressivo, todos temos plena consciência do possível risco que ele oferece as demais pessoas que não fazem parte do mesmo ambiente, logo, tomamos todo cuidado possível, pois o que não queremos que aconteça conosco, não desejamos para ninguém. Lamentamos muito a irresponsabilidade dos demais criadores, e já que eles não se prontificam em fazer o que é certo, apoiamos a população em reivindicar ações mais rígidas para quê, dessa forma, evite alguma possível tragédia.
      Responder
    8. Concordo Emanuel, também tenho uma cadela boxer que é um doce!!! Mas preciso salientar que o cão é reflexo de seu dono ou tipo de criação. Não vamos descriminar o pit bull, conheço um que é super carinhoso principalmente com crianças. Vamos todos ter mais cuidado com nossos bichinhos pois são obra de Deus e não devem ser recriminados por raça ou tamanho. Lembrem-se até um poodle ou pincher podem ser mais bravo que um boxer ou pitbull, vai depender do dono. Fiquem com Deus e vamos amar mais...
      Responder
    9. Tenho um box com labrador um amigão meu, mas com essa onda de roubos em nossa cidade, se alguém entrar no meu quintal ele acertar na mega sena.
      Responder
    10. proximo a escola ana ribeiro tem um pitbulsolto pela manha justamente no horario que as crianças estao chegando para as aulas isso e muito perigoso se o cao tentar correr atras de alguma criança o dono nao vai poder evitar isso e fato e da indole do pitbul vamos ter cuidado e ter mais responsabilidade ok
      Responder
    11. Emanoel neri tá muito difícil de nós humanos pode caminha na praia bastante cachorro solto isso ñ pode acontece!!!!!!!
      Responder
    12. Isso e uma pouca vergonha um dono de uma pitazzaria diz ele não tem dinheiro pra fazer um muro pra prender o pitibu mas tenhe dinheiro pra construir uma construção irregular
      Responder
    13. A culpa agora é do cachoro, da raça?????
      Por favor seu Emanuel, sempre leio suas materias e respeito muito suas colocações, mas discordo e muito com esta publicação, pois ela parece enfatizar muito mais a agressividade dos cães do que o fato acontecido.
      Não podemos genealizar a raça Pitbul... o cão é reflexo da sua criação. Aredito que um dos meus vira-latas é muito mais agressivo do que muitos rottweilers ou pitbulls que existem por aí.
      A raça não é agresiva... é uma raça com uma força extraordinária, o que torna seu ataque bem agressivo, mas isso não quer dizer que sejam monstros. Acredito que TODOS os cachorros devam andar na rua com coleira e, cães considerados mais fortes e de porte grande com focinheira.
      CONSCIENTIZAÇÃO aos DONOS dos animais... ANIMAL NÃO É BRINQUEDO!
      Responder
    14. caros senhores muito coerente suas observações sitadas, concordo plenamente que os donos dos cães tem que ser penalizados devido as atitudes de seus cães mas não é justo generalizar a situação como muitas
      pessoas fazem, por causa de 20 todos pagam não é justo, quem não tem condições de criar e prestar seus devidos cuidados com um cão desse porte deve ter o bom senso de não pegar, mas sabemos que na pratica não é bem assim né. Procuro ser bem sincero tanto como criador más também como pai de família claro quando colocado em perigo eminente a vida de um ser humano claro que vou sempre dar mais valor para a vida de um ser humano, más temos que abrir os olhos para a realidade toda ação de um animal tem por trás a ação de um ser humano esse sim tem que se responsabilizar pela situação.


      Falo como pai de família e como criador a 16 anos de um casal de pitbulls.
      Responder
    15. Tenho um vila lata uma Rottweiler e uma Staffordshire Bull Terrier. Dos três o vira lata é o mais bravo, as outra são dóceis e brincalhonas, fazem festa pra qualquer pessoa e adoram ficar rodeadas de pessoas. O vira lata não curte muito isso, não é de brincar com estranhos.

      Acho que que existe um sensacionalismo da mídia em relação à essas raças. A criação por donos retardados que querem tornar o cão agressivo acarreta em terríveis ataques.

      O cão é o espelho do dono.
      Responder
    16. Voce esta completamente enganado, abordando sobre este tópico dessa maneira.
      Como voce mesmo ja disse acima, Emanuel Neri.
      voce possui uma raça muito perigosa também, Mas seus cães devem ser tratados com muito carinho e devem possuir um espaço amplo para conviver bem!!
      Voce presenciou um ataque da raça Pit bull, onde veio a criar uma certa imagem desta raça.
      Raça da qual eu tenho 4 na minha caça, e sempre foram doceis por conta do tratamento que eu dou a eles.
      Ja fui atacado por vira latas de amigos, que sofriam maus tratos, e nao tinha um lugar bem acomodado para viver.
      Portanto independente da raça do seu animal, Cães que atacam pessoas ou outros animais, geralmente sao vitimas de maus tratos, ou convivem em lugares pequenos onde nao recebem carinho e atenção do seus donos.
      Lembrando bem "todo cão precisa de adestramento" atenção e carinho.
      Cães de grande porte principalmente, nao podem conviver em lugares pequenos.
      E como diz o comentário do Orlando, varia muito dos seus donos também. Existem pessoas que acham que a raça Pitbull tem que ser o tipico animal pronto pra matar.
      E os treinam para ser violentos e ignorantes feito seus donos. E a consequência sempre sera um ataque inesperado, tanto contra seu dono, como contra pessoas que pensam que essa raça é perigosa por natureza, como voce deve pensar Emanuel.

      (O cão é o espelho do dono)
      Responder
    17. O boxer e um cachorro vamos dizer fraco sua mordiada se compra com a de um poodle
      Responder
    18. O boxer e um cachorro fraco sua mordida e uma das mais fracas e comparada com uma mordida de um poodle
      Responder
    19. Vão se lascar!! perigosos são v6s!! Tenha amor pelos animais
      Responder
    20. Após roubarem as lampadas, repito, roubara as lampadas da minha casa, resolvi comprar uma pitbull. Não entraram mais para testar se ela é mansa ou braba. Estranho pois ela é mansa, braba é a lhasa apso que temos.
      Responder