terça-feira, 26 de março de 2013
São Miguel do Gostoso registra ataque de Pit Bull; este tipo de cão passeia nas praias sem focinheira
Por Emanuel Neri
Um leitor escreveu para este blog preocupadíssimo com um ataque de uma cão da raça Pit Bull a um outro cachorro, na rua que dá acesso à Praia do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso. O cão pertence ao dono de um estabelecimento que trabalha com alimentos naquela via.
Segundo este morador que escreveu para o noBalacobaco, o cão estava preso em um local inadequado e sem segurança. O animal conseguiu derrubar uma estaca, soltou-se e atacou o outro cão. Por pouco, não feriu o homem que acompanhava o animal.
Este é um problema gravíssimo que está ocorrendo em São Miguel do Gostoso. Muitas pessoas criam Pit Bull – ou cães igualmente ferozes, como os da raça Rotweiller e Fila – sem se adequar às normas de segurança para criarem e passearem com estes cães.
Cães destas raças (foto acima) só podem sair em áreas públicas acompanhados dos donos, usando guia/coleira, enforcador e focinheira. Sem isso, estes cães representam altíssimo risco para a população e outros animais. Já há várias vitimas destes cães no Brasil.
Há até mesmo pessoas, inclusive crianças, que morreram ou ficaram gravemente feridas após os ataques destes cães. Quando isso acontece, o dono do animal é responsabilizado pela agressão. Geralmente é indiciado com base no Código Penal e pode ser condenado.
No Brasil, um projeto que está no Congresso cria a Lei da Posse Responsável. Obriga o dono destes animais a cuidar corretamente deles para que não ponham em risco a vida de outras pessoas. O dono é responsável por qualquer agressão de um cão que ande sem proteção.
Enquanto esta lei federal não é aprovada, muitos Estados e municípios criaram leis próprias impondo limites para a criação de Pit Bulls e outras raças. Estas leis também obrigam uso de guia, enforcador e focinheira e responsabilizam donos por acidentes.
Nas praias de São Miguel do Gostoso, é comum ver pessoas passeando com Pit Bulls soltos, sem o uso de guias e focinheiras. Este tipo de cão é imprevisível e violento. É uma verdadeira fera que a qualquer momento pode atacar animais ou pessoas.
Um morador da Praia da Xepa, por exemplo, já foi visto várias vezes passeando nas praias com dois Pit Bulls sem nenhum tipo de proteção. É importante que a população cobre das autoridades a criação de regras proibindo este tipo de risco.
A Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso poderia criar lei específica para evitar este perigo. Não dá para conviver com dezenas de Pit Bulls sem que seus donos adotem nenhuma providência para evitar riscos de ataques a animais e pessoas.
Mas, mesmo sem esta lei, o próprio Código Penal pode responsabilizar os donos e levá-los à cadeia, caso sejam condenados. Em casos de morte, os donos de Pit Bulls podem ser enquadrados por homicídio culposo – quando não há intenção de matar.
Todos os cães, mesmo os mais dóceis, devem andar em vias públicas com guia e coleira. Cães como boxer ou labrador, além de outras raças, não apresentam risco para a população. São sonsiderados animais mansos, mas mesmo assim têm que andar presos.
Em muitas cidades do país, já se obriga donos de animais a recolheem as fezes de seus cães em vias públicas. Se não recolher, são punidos com pagamento de multa. Os donos de cães andam com sacos plásticos e uma pequena pá para recolher as fezes e não sujar vias públicas.
Esta agressão de um Pit Bull a um outro cachorro na rua da Praia do Cardeiro é um alerta às autoridades de São Miguel do Gostoso para que tomem providências imediatas que obriguem os donos destes animais a evitarem acidentes mais graves.
Desculpem o desabafo.
Neide
Por isso, antes de falar de alguém, faça sua parte!!!
1)Meus cães nunca andam na praia sem coleira e estrangulador. Até um filhote que tenho também anda de coleira.
2)Meus cães não são das raças Pit Bull e Rotweiller, estes sim bastante perigosos. Meus cães são da raça Boxer. Podem até ter a cara feia, mas são animais dóceis e até por isso são recomendáveis para conviver com crianças.
3)O Boxer é cachorro de caça, mas que também se adapta muito bem à guarda de casas. No espaço deles - ou seja, a casa em que moram - eles são valentes contra estranhos, mas extremamente dóceis com pessoas que os conhecem.
Tenho um pit bull que é um amor, as pessoas se deixam levar pelo que escutam e nao procuram fontes verdadeiras sobre tal assunto.
Aconcelho todos pesquisarem sobre a raça pit bull, eles são amorosos com pessoas, amam estar no meio de nós, odeiam ficar sozinhos, necessitam de carinho, atenção, sao carentes.
Como qualque raça o pit bull mal tratado pode sim atacar um humano, mas isso nao significa que podem generalizar... cachorros sao como nós, cada um com seu temperamento, uns chatos, outros legais, uns estressados outros calmos hehe.
Conheçam mais a raça e parem de falar mal.
Eu defendo a raça pit bul, uma das mais amorosas de todas.
Por favor seu Emanuel, sempre leio suas materias e respeito muito suas colocações, mas discordo e muito com esta publicação, pois ela parece enfatizar muito mais a agressividade dos cães do que o fato acontecido.
Não podemos genealizar a raça Pitbul... o cão é reflexo da sua criação. Aredito que um dos meus vira-latas é muito mais agressivo do que muitos rottweilers ou pitbulls que existem por aí.
A raça não é agresiva... é uma raça com uma força extraordinária, o que torna seu ataque bem agressivo, mas isso não quer dizer que sejam monstros. Acredito que TODOS os cachorros devam andar na rua com coleira e, cães considerados mais fortes e de porte grande com focinheira.
CONSCIENTIZAÇÃO aos DONOS dos animais... ANIMAL NÃO É BRINQUEDO!
pessoas fazem, por causa de 20 todos pagam não é justo, quem não tem condições de criar e prestar seus devidos cuidados com um cão desse porte deve ter o bom senso de não pegar, mas sabemos que na pratica não é bem assim né. Procuro ser bem sincero tanto como criador más também como pai de família claro quando colocado em perigo eminente a vida de um ser humano claro que vou sempre dar mais valor para a vida de um ser humano, más temos que abrir os olhos para a realidade toda ação de um animal tem por trás a ação de um ser humano esse sim tem que se responsabilizar pela situação.
Falo como pai de família e como criador a 16 anos de um casal de pitbulls.
Acho que que existe um sensacionalismo da mídia em relação à essas raças. A criação por donos retardados que querem tornar o cão agressivo acarreta em terríveis ataques.
O cão é o espelho do dono.
Como voce mesmo ja disse acima, Emanuel Neri.
voce possui uma raça muito perigosa também, Mas seus cães devem ser tratados com muito carinho e devem possuir um espaço amplo para conviver bem!!
Voce presenciou um ataque da raça Pit bull, onde veio a criar uma certa imagem desta raça.
Raça da qual eu tenho 4 na minha caça, e sempre foram doceis por conta do tratamento que eu dou a eles.
Ja fui atacado por vira latas de amigos, que sofriam maus tratos, e nao tinha um lugar bem acomodado para viver.
Portanto independente da raça do seu animal, Cães que atacam pessoas ou outros animais, geralmente sao vitimas de maus tratos, ou convivem em lugares pequenos onde nao recebem carinho e atenção do seus donos.
Lembrando bem "todo cão precisa de adestramento" atenção e carinho.
Cães de grande porte principalmente, nao podem conviver em lugares pequenos.
E como diz o comentário do Orlando, varia muito dos seus donos também. Existem pessoas que acham que a raça Pitbull tem que ser o tipico animal pronto pra matar.
E os treinam para ser violentos e ignorantes feito seus donos. E a consequência sempre sera um ataque inesperado, tanto contra seu dono, como contra pessoas que pensam que essa raça é perigosa por natureza, como voce deve pensar Emanuel.
(O cão é o espelho do dono)