Complete: opinião é como _______, todo mundo tem a sua. E, às vezes, sentimos a necessidade de compartilhar essas opiniões, mesmo se elas são inadvertidas, chatas ou se ninguém as pediu. Mas, antes de sair por aí sendo indelicado com algumas pessoas desavisadas mandando uma resposta assim: ao invés dessa lista, que tal ter na manga uma outra de argumentos convincentes para tentar desfazer mitos e ideias erradas que as pessoas podem ter? Como donos de cachorros, é importante saber o que responder quando surgem esses comentários chatos.
Confira nossa seleção dos 11 comentários mais chatos que já recebemos:
11. “Adoraria ter um cachorro, mas eles dão muito trabalho/muitas despesas”
Bom, você provavelmente não adoraria ter um cachorro, apenas imagina o que é ter um. Claro que esse é um argumento válido e que deve ser levado em conta sempre que a pessoa optar (ou não) por ter um cachorro. Mas tem muita gente que deseja ter um cãozinho e vive reclamando sobre como deve dar trabalho ou ser caro. Realmente não é tão barato assim e pede mais responsabilidade do que ter uma… Planta. Mas não é como ter um bebê recém-nascido e nem precisa ter milhões na conta bancária. Se alguém realmente quer ter um cachorro, vai saber exatamente o que será preciso pra dar certo.
10. “Minha nossa! Isso é um cachorro ou um cavalo? Como que você consegue alimentar esse bicho?”
Quem tem cachorro de grande porte sempre corre o risco de ouvir isso. Não interessa se você está no parque com seu cachorro ou passeando com ele pelo bairro, a verdade é que as pessoas sempre pensam que estão fazendo um comentário original ou engraçado, mas estão falando a mesma coisa que você já deve estar cansado de ouvir. E ninguém gosta disso, né? A não ser que essa “mesma coisa” de sempre seja um elogio.
9. “Prefiro gatos, eles são mais fáceis de cuidar/independentes/fazem menos bagunça”
Olha, isso não deveria ser um debate sobre qual animal é melhor. Gatos são ótimos, cães também e isso não é uma competição entre donos de bichos de estimação. Alguns preferem gatos, outros gostam mais de cães e cada um tem uma razão pessoal e específica pra isso. Há prós e contras para os dois lados. Mas ficar ouvindo comentários sobre o que é melhor, quando a escolha é de cada um, não é nada legal.
8. “O que você vai fazer com os cachorros quando o bebê chegar?”
Hummm, talvez eu o leve até uma floresta, deixe ele por lá e diga “seja livreeee!”. O que você acha que um dono responsável de cachorro faria? A maioria tenta obviamente criar um relacionamento saudável entre a criança e o bichinho de estimação. Quem pensa em se desfazer do animal, certamente nunca teve uma relação de amor verdadeiro com o cachorro.
7. “Eu amo todos os cachorros, mas Pitbulls/Dobermans/Pastores Alemães/Rotweillers (insira aqui qualquer raça de cachorro chichê) são assustadores/perigosos”
Bom, se você pensa assim, você não ama os cachorros de verdade. Porque se amasse, não discriminaria por causa da raça. Mesmo se você já teve uma experiência ruim, não é justo rotular toda uma raça e determinar que ela é completamente assustadora ou má. A personalidade do cachorro tem muito pouco a ver com a raça e mais com o jeito que eles são criados, treinados e amados.
6. “Você tem um cachorro, então deve saber: eu queria adotar um que não faça bagunça, não lata e seja super saudável”
Ah, claro! Você realmente parece um candidato perfeito para adotar um cachorro. Hmmm, mas talvez um unicórnio seja mais o seu estilo.
5. “Vou comprar um cachorrinho pra minha mãe/namorad@/amig@ de presente”
Ter um cachorro é uma decisão séria que demanda planejamento, precaução, dinheiro e bastante tempo. Essa definitivamente não é a decisão de vida que você deve tomar por uma outra pessoa, mesmo que ela já tenha dito alguma vez que queria um cachorro. É uma decisão dolorosa, mas as pessoas ainda colocam um fita nos bichinhos e dão eles de presente. E infelizmente, essa é uma das razões pelas quais muitos cães vão parar em abrigos.
4. “Eu gosto de cachorros e tal, mas não aqueles cães pequenos que só sabem latir”
Preferência é uma coisa, mas não precisa sair por aí falando besteira. Já vimos cachorros grandes que latem e fazem tanto barulho quanto Chihuahuas e Pinschers.
3. “Eles não são muito espertos, né?”
O que você esperava? Que o meu cachorro te trouxesse uma xícara de café e perguntasse como está a sua semana? Cães, assim como seres humanos vêm em formas e tamanhos diversos, assim como diferentes níveis de inteligência. Muito disso tem a ver com o treinamento e estilo de vida de cada animal, mas dizer que eles não são inteligentes não é certo.
2. “Uau, parece que esse bichinho precisa de uma dieta, hein!”
Você gosta que as pessoas fiquem comentando sobre o seu peso? Mesmo se o pobre cachorro parece estar acima do peso, ninguém tem o direito de ficar falando sobre isso o tempo todo. Quem vai saber o que está acontecendo de verdade? Talvez o dono esteja se esforçando pra fazer com que o animal emagreça, pode ser um problema de tireoide ou algum outro distúrbio de saúde. Como nossos pais diziam “se você não tem nada legal pra dizer”…
1. “Dá pra trancar seu cachorro no armário? Meu filho tem medo”
Quase um clássico quando se recebe visitas em casa. Você pode até ficar incomodado com a presença do cachorro e seu filho pode ter medo e tal, mas pedir para que o animal seja trancado em algum lugar é muito deselegante! Você gostaria de ser aprisionado em algum lugar caso alguém não se sentisse confortável com a sua presença? Apenas informe que seu filho tem medo. O dono do cachorro vai encontrar um jeito de evitar que eles fiquem próximos e que seja bom para ambas as partes.
Ah, adoraríamos saber que comentários sobre cães você já ouviu que te deixaram indignado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário