domingo, 30 de dezembro de 2018

Rottweiler ataca mulher...

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2010

Rottweiler ataca mulher...


Uma mulher foi vítima de um ataque de um cão de raça Rottweiler, em Santo Ovídeo, Vila Nova de Gaia. Auxiliava outra pessoa a proteger o cão, um cocker spaniel, do ataque do mesmo rottweiler. A mulher foi mordida na mão pelo animal e foi transportada para o Hospital Santos Silva para tratamento.

A polícia municipal permaneceu no local até à chegada de funcionários do canil municipal de Gaia, que recolheram o cão. O canil municipal confirmou ao DN que o rottweiler tinha um chip, mas o dono não havia ainda sido identificado. O animal estaria à solta no bairro há já vários dias, abandonado.

Os ataques de cães de raças consideradas perigosas têm aumentado este ano. Em Março, uma mulher de 59 anos morreu quando foi atacada pelos seus quatro rottweilers, em Sintra. Os cães de raça considerada perigosa devem ser registados e os dono são responsáveis pelos animais para que "não ponham em risco a vida de outras pessoas e animais".

rottweiler ataca criança de 9 anos


Uma menina de nove anos foi atacada pelo cão da família, da raça rottweiler num condomínio em Brasília. Ela morreu na hora. Segundo a família, Luiza Aires foi atacada pelo cachorro durante dois minutos.

Testemunhas afirmaram que ela levou mordidas no pescoço, no rosto e na cabeça. Dois homens conseguiram apartar o animal com pauladas, mas já era tarde demais.

Manoel Aires, tio de Luiza, conta que o animal convivia com as crianças há oito anos e tinha um bom comportamento com a família. “Era um cachorro que convivia dentro de casa, não era só dentro do quintal. Eles brincavam, pegavam no cachorro, nas orelhas, davam comida. Era uma coisa linda, como se fosse uma criança”, diz o tio da menina, Manoel Aires.

A tragédia aconteceu em uma casa no Condomínio Ouro Vermelho, próximo ao Jardim Botânico de Brasília. Luiza Aires chegava em casa com a mãe e o irmão quando o cão avançou sobre a menina. Seguranças do condomínio ainda tentaram socorrer. “Em menos de 30 segundos, eu e outro segurança chegamos ao local. Encontramos o cachorro segurando a garota. Com o cassetete, ele deu uma paulada no cachorro, foi quando ele soltou a menina”, conta o segurança Ademilson Oliveira.

acidentes com cães de raça perigosa


Uma criança de 17 meses foi morta nos arredores de Paris por um cão da raça American Staffordshire, durante uma reunião familiar. De visita a casa de umtio, na companhia dos pais, a menina foi atacada pelo animal mal entrou no apartamento.

Esta tragédia ocorre depois de vários incidentes idênticos com cães de raça perigosa, nos últimos dias noutras zonas de França. Casos graves que levaram o governo francês a equacionar um reforço do dispositivo contra estes cães. Devastada, a mãe da criança atacada, conta como tudo aconteceu:“Eu percebi que ele ía saltar, mas não tive tempo de a salvar. Virei rapidamente o carrinho mas a minha filha inclinou-se para a frente e o cão conseguiu apanhá-la. E já não a largou”. “Cães fechados todo o dia ficam nervosos e infelizmente tornam-se agressivos. Agora há que prevenir, que avisar ‘atenção cão perigoso”, comenta uma vizinha. O tio da criança encontra-se detido e o animal vai ser abatido.

o que é preciso para ter um cao de raça perigosa

Quando temos um animal doméstico, e especialmente um cão, nunca estamos livres de um acidente envolvendo pessoas à nossa volta. Na realidade, os cães são por vezes incontroláveis – uma dentada acontece rapidamente – é necessário precavermo-nos de situações que infelizmente se podem tornar dramáticas.

Por outro lado, a Lei portuguesa endureceu em matéria de protecção das pessoas, vítimas de animais perigosos, ou potencialmente perigosos desde o Decreto-Lei 313/2003.


É por isso obrigatório para algumas raças de cães fazer um Seguro de Responsabilidade Civil para os prejuízos que o vosso cão possa causar a outrém ou a bens de outrém.

Várias companhias de seguros em Portugal propõem seguros de responsabilidade civil cobrindo este tipo de risco.

Mas atenção : Os riscos cobertos variam de companhia para companhia e devem prestar muita atenção ao contrato que assinam. Algumas companhias incluiram estes riscos nos seus produtos de responsabilidade civil, outras propõem-vos pagarem uma extenção ao vosso Seguro de Responsabiliddae Civil habitual e outras ainda um Seguro específico.



As condições de acesso a este seguro :

Normalmente, a maior parte das companhias de seguros pedem-vos uma série de documentos para aceitar cobrir este risco, especialmente se se tratar de cães cuja raça tenha sido classificada como potencialmente perigosa :

os cães de raça perigosa tem de andar sempre acompanhados de:
- A caderneta de vacinas actualizada
- O Bilhete de Identidade do animal e a autorização da Junta de Freguesia
- Fotocópia do Atestado de Pedigree no caso de possuir

os tipos de cães periosos

SEGUNDA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2010

o que é uma raça perigosa?

Chama-se raça perigosa aos animais, que devido às suas características são designados como tal, comportamento agressivo, tamanho e força corporal, que por vezes podem morder ou até matar pessoas ou animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário