quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ANTES DE TER UM CÃO

 SIGA ESSES 10 MANDAMENTOS:

  1. Considere que o seu tempo médio de vida é 14 anos. Pergunte a si mesmo e a toda sua família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele no caso de viagens.
  2. Não compre ou adote por impulso. CONVERSE COM UM MÉDICO VETERINÁRIO de sua confiança e se oriente sobre a raça, visite canis, informe-se. Analise o tempo e o espaço de que você dispõe.
  3. Outro ponto importante é ter em mente qual o seu objetivo em desejar ter um cão. O ideal é castrá-lo, o que não impede que ele venha ser um excelente cão de guarda, companhia e trabalho, evitando assim crias indesejadas, além de minimizar problemas de saúde como o câncer de mama em cadelas e a disseminação de males genéticos provenientes da criação mal planejada.
  4. É extremamente importante identificar o animal através de uma plaqueta de identificação feita no centro de Zoonozes ou similar, ou ainda, através de microchip ou tatuagem, fundamental no caso de perdas ou fugas.
  5. Cuide bem da saúde física de seu amigo, não deixe de consultar regularmente o veterinário para prevenir enfermidades comuns. Mantenha sempre a vacinação em dia e nunca medique seu animal por conta própria, procedimento este que pode ser fatal.
  6. Forneça abrigo, alimento de qualidade. Cuide da higiene de seu cão. Dê banho, seque-o com secador, pois a umidade é um grande inimigo, escove-o, proteja-o da umidade e do frio.
  7. Zele pela saúde psicológica de seu companheiro. Dê atenção, carinho e ambiente adequado. Socialize-o com outros animais e pessoas.
  8. Eduque seu cão, se necessário por meio de adestramento, respeitando suas características. Estimule-o a aprender com jogos e brincadeiras. É divertido e fortalece o elo de ligação e reciprocidade.
  9. Passeie e exercite regularmente seu companheiro.
  10. Trate-o com amor e carinho. Ele realmente é o melhor amigo que uma pessoa pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário