quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Encantador de cães

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Buscar ajuda profissional evita mordidas

     A pedido de um amigo fui a casa de um ex-feliz proprietário de um Dalmata de 1 ano e meio, assíduo espectador do "Encantador de cães" César Milan. Esse amigo do meu amigo me recebeu dizendo:
     - Eu fiz tudo certinho, do jeito que o César falou e mesmo assim ele me mordeu!
Precisei entender melhor o que ele quis dizer com "tudo certinho" e descobri que o Dalmata em questão estava cada vez mais possessivo com comida e brinquedos, latindo e ameaçando morder quem se aproximasse de um frango de borracha ou de sua vasilha com ração.
     O dono, cheio de inspiração, resolveu colocar em ação o que tinha visto no programa. O resultado eu já contei no começo do texto. Ao tentar persuadir o cão a dar espaço o dono foi "reivindicando o território" e a mordida na mão direita foi inevitável.
     Eu disse a ele (que não gostou muito) que o mais importante do programa ele não havia aprendido: O aviso repetido diversas vezes para não tentar fazer estas técnicas em casa, sem a ajuda de um profissional. E lembrei que em muitos episódios o próprio César Millan leva mordidas de cachorros que está tentando reabilitar.
     Apesar da doçura e da imagem que temos dos dalmatas de Walt Disney, a origem desse cão, conhecido como cães de carruagem, era de guarda e trabalho. Com o passar dos tempos e da popularização da raça o temperamento forte foi suprimido e tornou-se um cão de companhia. Portanto precisa ser respeitado e lembrar-se que todos os cães poder trazer a tona seu lado instintivo, desvios de comportamento e agressividade em certas situações. Alguns cães são separados precocemente da mãe e dos irmãos que não aprendem a socialização natural. Esse período de pelo menos 60 dias é fundamental na construção do temperamento canino.
     Entender a linguagem corporal, os sinais que o cão emite, os tipos de latido e o comportamento sob stress não é coisa para curioso. Se você possui um cão agressivo ou com atitude agressiva em determinadas situações e não possui experiência para resolver a situação prepare-se para o embate ou chame um profissional.
     Tudo se resolve com esforço, repetição, disciplina, exercícios e carinho. Tem pessoas que naturalmente sabem lidar com os mais diversos tipos de cão, outros os humanizam demais e aí surgem os problemas. Para resolvê-los, sem causar traumas no cachorro e eventuais acidentes é importante consultar um profissional.
     Quem está de fora enxerga melhor a relação dono-cachorro e com uso das técnicas corretas todos os problemas de comportamento podem ser resolvidos, desde que haja empenho e conhecimento para tanto.

3 comentários:

Camilli Chamone disse...
Ele é BEM CLARO no programa dele, né? "Não repita essas técnicas em casa, elas são para profissionais", rs. :))
Marcelo Morais disse...
Ótima postagem! Nunca é demais alertar, conscientizar.
Anônimo disse...
Pessoas inexperientes de fato NÃO devem tentar reabilitar cães agressivos sozinhas. Eu tenho um cachorro de 14 anos que NUNCA foi possessivo com a comida. O segredo? Eu o criei desde filhote e já tinha visto cães agressivos nas casas de outras pessoas. Os meus sempre foram dóceis. Mas quando o peguei decidi que evitaria essa possibilidade. Ao alimentá-lo, quando ainda era FILHOTE eu sempre ficava por perto e muitas vezes até o acariciava enquanto comia. Ele percebeu então que eu não oferecia perigo e que eu não tentaria ROUBAR sua comida! Ele se sentia seguro comigo por perto enquanto comia e sempre foi assim, a vida toda. Ele NUNCA atacou ninguém. Mas repito que isso foi um exercício que fiz com ele DESDE FILHOTE, desde que desmamou e chegou em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário