quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nos EUA é oferecido U$3.400 para quem entregar assassino de cachorro


Nos EUA é oferecido uma recompensa de U$ 3400 para quem entregar o assassino de um cachorro

O incidente aconteceu em Compassvale e, para o conhecimento da SPCA, nenhuma imagem foi capturada do crime.

Notícias anteriores relatórios citou testemunhas dizendo que um homem levou o cachorro de uma lanchonete próxima a um deck vazio e bateu´nele  repetidamente contra a parede.

A pena máxima por abuso de animais é preso 12 meses e uma multa de US $ 10.000.
 

Hitler, o adorador de cães?

Gente, olha só que loucura o que as gurias leram na revista Galileu! Choquem com a manchete: Hitler criou escola para ensinar cão a falar.
Começa pela manchete, mas tudo me surpreendeu, principalmente um durão e assassino como o Hitler ser um adorador dos cães. Até amoleceu meu coraçãozinho!

Mas deixando as brincadeiras de lado, achamos muito curiosa a matéria sobre o livro “Amazing Dogs: A Cabinet of Canine Curiosities”, do pesquisador Jan Bodenson.
O livro conta da idéia mirabolante de Hitler sobre o “exército de cães”, o qual não teriam animais ferozes, e sim, animais a falar, soletrar e ler.
Dizem que os oficiais nazistas recrutavam animais e os encaminhavam a uma escola chamada Tier-Sprechschule ASRA, próxima à cidade de Hanover, para serem treinados. O local foi inaugurado no início da década de 1930 e permaneceu em funcionamento durante a Segunda Guerra.
De acordo com o autor, um cão chegou a pronunciar “mein Führer”, quando questionado sobre quem era Adolf Hitler. Outro, até escreveu poesia. O exército alemão esperava usar os animais, considerados tão inteligentes como os humanos, para atuarem junto aos soldados na Guerra. O autor do livro, que é professor na Universidade Cardiff, visitou Berlim, capital da Alemanha, para estudar mais de perto esse período da história e pesquisou documentos e periódicos científicos da época.

Um cachorro chamado Rolf, da raça airedale terrier, foi capaz de “dizer” o alfabeto na ordem indicando as letras com sua pata, segundo as informações do livro. Apesar das histórias difíceis de acreditar, um fato amplamente conhecido é que Hitler estava sempre cercado de cães. Demonstrando seu “carinho” de uma maneira bem nazista, digamos, ele matou seu fiel pastor alemão Blondi minutos antes de se suicidar no fim da Segunda Guerra.
Louco, nazista, mas muito curioso, não acham?

Os donos do Restaurante Bar “Quinta da Paz”

03/28/2007
Pistas para a resposta a uma pergunta
A morte de uma imigrantes ucraniana, estralhaçada por quatro cães arraçados de rotweiler, foi notícia abundante em muitos jornais, bem como na rádio e televisão. O autor do blogue Broncas do Camilo chamou-me a atenção para o facto de os jornalistas terem sido muito tímidos, na busca de elementos sobre os proprietários da Quinta da Paz (alegadamente, donos dos cães assassinos..) onde funciona um restaurante que abre apenas esporadicamente, para festas de casamento, de acordo com o Correio da Manhã. Movido pela curiosidade, fiz umas buscas no Google (passe a publicidade) e dei com esta referência que, julgo eu, permitirá identificar, pelo menos, os donos da Quinta da Paz em 2005:
Diário da República, 2.ª série — N.º 159 — 18 de Agosto de 2006 (Parte Especial)
RESTAURANTE BAR QUINTA DA PAZ, L.DA
Conservatória do Registo Comercial de Sintra. Matrícula n.º 9685; identificação de pessoa colectiva n.º 503399175; data do depósito: 270605. Certifico que foram depositados os documentos relativos à prestação de contas do ano de 2004.
25 de Agosto de 2005. — A Primeira-Ajudante, Maria Helena Pires. 2009816030

Protectores dos animais

03/20/2008
Na TVI (passe a publicidade) acabo de ouvir Miguel de Sousa Tavares a zurzir nas associações de amantes de rotweilers, pitbuls e outras bestas perigosas, depois de mais um adorável cãozinho desses ter atacado mais uma criança. Não gosto do comentador da TVI, que se inclina demasiado para a Esquerda e, como escritor, não é grande coisa. Mas no que diz respeito à opinião sobre estes cãezinhos e seus donos, estou de acordo.

Cães e deficientes mentais

03/25/2009
dogbite
Os adoradores de cães são uma raça que sempre me causou surpresa. Obviamente que terão alguma desculpa, uma vez que se trata, na generalidade de pessoas com sérios problemas mentais. Os adoradores de cães nem pestanejam quando um pitbul desfaz à dentada uma criança de cinco anos mas são capazes de dar um tiro em alguém que maltrate um animal. Esta mãe australiana é um exemplo deste tipo de deficientes que abundam em Portugal. Dona de um mastim que quase matou o próprio filho, de dois anos de idade, a mãe responsabiliza o rebento e diz que o cão não teve culpa.


Argumentos a favor de cães e contra crianças

04/21/2009
dogattackchild
Leitor interessado na questão dos cães que desfazem crianças regressa ao argumento de que é preciso responsabilizar e educar os donos, porque os cães não têm culpa. Com todo o respeito, sugiro ao leitor que enviou o comentário abaixo reproduzido que vá falar com as famílias de algumas das crianças que foram mortas, nos últimos meses, em Portugal, por cães de grande porte. E que lhes explique que têm de ser compreensivos e de perceber que a culpa não foi dos cães…
Comentário, colocado aqui:
É importante compreender que os acidentes acontecem com diferentes raças e não apenas com as raças mais mediáticas é necessário compreender os motivos dos acidentes e acima de tudo procurar soluções que permitam resolver ou diminuir a taxa de incidentes que se verifica actualmente.”
“Já foram feitos estudos e experiências noutros países, comprovando que efectivamente a exterminação de determinadas raças não erradica os problemas. O facto das raças punidas por lei serem diferentes de país para país também indicia que o problema esteja mais relacionado com os proprietários e criadores do que propriamente com os cães.”
É possivel criar condições, leis, regulamentos e normas que devem ser cumpridos pelos criadores e proprietarios de forma a minimizar o risco de acidentes e voltar a credibilizar as raças em causa e sensibilizar para a perigosidade que pode representar a posse de um animal sem a consequente responsabilidade de o possuir.”

Proprietários de pitbulls, rotweilers e outros cães assassinos

 Um novo tipo de débeis mentais (II)

10/28/2009

PitBulCriançaFerida

Family dog kills baby boy
Family dog kills Orange County toddler
Reservoir man Eric tells of terrifying fight with pit bull that killed his dog and latched on to his arm
Pit bull shot after it kills a woman’s cat, injures her dog and bites her
Com os meus cumprimentos, dedicado a todos os débeis mentais que dão mais valor à vida de um cão do que à vida de um ser humano…

Proprietários de pitbulls, rotweilers e outros cães assassinos

Um novo tipo de débeis mentais (III)


John-Paul Massey, de quatro anos de idade, foi morto. O assassino foi um cão, propriedade do tio da criança. Parabéns a todos quantos acham mais importante a liberdade de ter cães assassinos do que a vida de uma criança.
  1. andre diz:
    Os acidentes são a causa principal de morte entre as crianças e adolescentes. Os automóveis são os maiores causadores dessas mortes acidentais. Outras fontes incluem afogamento, fogo, quedas e envenenamento.
  2. andre diz:
    a noticia indica que “The owner of a dog that mauled a four-year-old boy to death could face prosecution if the animal is found to be a banned breed”
    Ou seja, tal como neste blog e na sociedade em geral, continua-se a perseguir e criticar raças em vez dos reais responsaveis pelos acidentes.
    Em Inglaterra tal como em Portugal criou-se uma lei que protege os “debeis mentais” irresponsaveis e negligentes e pune os cães. Como se esta barbaridade não bastasse, a opiniao publica e os opinion makers vao atrás desta ideologia promovendo noticias de acidentes com cães e negligenciando a responsabilidade do dono.
    Neste caso, como é uma raça que não consta da lista, porque obviamente ou constam todas ou será impossivel adivinhar que raças vao estar em acidentes, o proprietario nao sera criminalmente acusado, quando é o unico responsavel pelo incidente, conforme relata a noticia pela sua postura e utilização do cão.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sheron Menezes vai à delegacia após seu cão morder idoso

Mascote da atriz passeava com andador
Do R7

Sheron e cachorro
Veja as fotos da confusão
O cachorro de Sheron Menezes passeava com um rapaz e outros animais quando mordeu a perna do homem de camisa xadrez (de costas); a atriz (também de costas) foi chamada à delegacia do Leblon

Publicidade
O cachorro vira-lata da atriz Sheron Menezes a colocou em uma saia-justa, nesta quinta-feira (11). Durante um passeio com outros animais - todos conduzidos por um rapaz -, o mascote da bela mordeu um idoso, na praia de Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro).
 
Na tarde desta quinta-feira (11), o cão vira-lata da atriz Sheron Menezes (de costas na foto acima) mordeu o idoso de camisa xadrez. O incidente aconteceu ...Andre Freitas / AgNews
Foto 1 de 6Na tarde desta quinta-feira (11), o cão vira-lata da atriz Sheron Menezes (de costas na foto acima) mordeu o idoso de camisa xadrez. O incidente aconteceu na praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro

 Acompanhe toda a confusão















O homem decidiu chamar os policiais ainda na praia, e o responsável por passear com o cachorro telefonou para a atriz.

Segundo o fotógrafo André Freitas, que assistiu ao incidente, Sheron logo chegou e todos foram até a 14ª Delegacia de Polícia, no bairro do Leblon.


A delegada-adjunta da DP, Elisa Borboni de Andrade, afirmou que, apesar de o registro da ocorrência ter sido feito, o idoso desistiu ainda no local.

- Houve uma retratação. Embora o registro seja encaminhado ao juizado especial do Ministério Público, considerando que eles desistiram, provavelmente isso será arquivado.

Elisa lembra que qualquer animal feroz deve caminhar com focinheira quando estiver ao ar livre ou em espaços públicos. 


No entanto, ela diz que o cachorro de Sheron não era agressivo e que a mordida não deixou ferimentos.

- Ele é um cão sem raça definida, de pequeno porte. Sua dona nos apresentou a carteira de vacinação, que estava em dia, sem nenhum problema.
07/06/2011

Você sabe o país de origem dessas raças de cães?


Beagle


Confira aqui as respostas corretas do teste acima!

Bull Terrier morde quatro crianças

Bull Terrier morde quatro crianças




http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Bull-Terrier-morde-quatro-criancas.rtp&headline=20&visual=9&article=173885&tm=8

 OBS:Imagem meramente ilustrativa......


País

Bull Terrier morde quatro crianças

Um cão de uma raça considerada perigosa desferiu um ataque múltiplo sobre quatro crianças.

O ataque aconteceu em Tarouca. O animal foi levado para o canil municipal.

2008-08-19 20:58:28

ANTES DE TER UM CÃO

 SIGA ESSES 10 MANDAMENTOS:

  1. Considere que o seu tempo médio de vida é 14 anos. Pergunte a si mesmo e a toda sua família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele no caso de viagens.
  2. Não compre ou adote por impulso. CONVERSE COM UM MÉDICO VETERINÁRIO de sua confiança e se oriente sobre a raça, visite canis, informe-se. Analise o tempo e o espaço de que você dispõe.
  3. Outro ponto importante é ter em mente qual o seu objetivo em desejar ter um cão. O ideal é castrá-lo, o que não impede que ele venha ser um excelente cão de guarda, companhia e trabalho, evitando assim crias indesejadas, além de minimizar problemas de saúde como o câncer de mama em cadelas e a disseminação de males genéticos provenientes da criação mal planejada.
  4. É extremamente importante identificar o animal através de uma plaqueta de identificação feita no centro de Zoonozes ou similar, ou ainda, através de microchip ou tatuagem, fundamental no caso de perdas ou fugas.
  5. Cuide bem da saúde física de seu amigo, não deixe de consultar regularmente o veterinário para prevenir enfermidades comuns. Mantenha sempre a vacinação em dia e nunca medique seu animal por conta própria, procedimento este que pode ser fatal.
  6. Forneça abrigo, alimento de qualidade. Cuide da higiene de seu cão. Dê banho, seque-o com secador, pois a umidade é um grande inimigo, escove-o, proteja-o da umidade e do frio.
  7. Zele pela saúde psicológica de seu companheiro. Dê atenção, carinho e ambiente adequado. Socialize-o com outros animais e pessoas.
  8. Eduque seu cão, se necessário por meio de adestramento, respeitando suas características. Estimule-o a aprender com jogos e brincadeiras. É divertido e fortalece o elo de ligação e reciprocidade.
  9. Passeie e exercite regularmente seu companheiro.
  10. Trate-o com amor e carinho. Ele realmente é o melhor amigo que uma pessoa pode ter.

Encantador de cães

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Buscar ajuda profissional evita mordidas

     A pedido de um amigo fui a casa de um ex-feliz proprietário de um Dalmata de 1 ano e meio, assíduo espectador do "Encantador de cães" César Milan. Esse amigo do meu amigo me recebeu dizendo:
     - Eu fiz tudo certinho, do jeito que o César falou e mesmo assim ele me mordeu!
Precisei entender melhor o que ele quis dizer com "tudo certinho" e descobri que o Dalmata em questão estava cada vez mais possessivo com comida e brinquedos, latindo e ameaçando morder quem se aproximasse de um frango de borracha ou de sua vasilha com ração.
     O dono, cheio de inspiração, resolveu colocar em ação o que tinha visto no programa. O resultado eu já contei no começo do texto. Ao tentar persuadir o cão a dar espaço o dono foi "reivindicando o território" e a mordida na mão direita foi inevitável.
     Eu disse a ele (que não gostou muito) que o mais importante do programa ele não havia aprendido: O aviso repetido diversas vezes para não tentar fazer estas técnicas em casa, sem a ajuda de um profissional. E lembrei que em muitos episódios o próprio César Millan leva mordidas de cachorros que está tentando reabilitar.
     Apesar da doçura e da imagem que temos dos dalmatas de Walt Disney, a origem desse cão, conhecido como cães de carruagem, era de guarda e trabalho. Com o passar dos tempos e da popularização da raça o temperamento forte foi suprimido e tornou-se um cão de companhia. Portanto precisa ser respeitado e lembrar-se que todos os cães poder trazer a tona seu lado instintivo, desvios de comportamento e agressividade em certas situações. Alguns cães são separados precocemente da mãe e dos irmãos que não aprendem a socialização natural. Esse período de pelo menos 60 dias é fundamental na construção do temperamento canino.
     Entender a linguagem corporal, os sinais que o cão emite, os tipos de latido e o comportamento sob stress não é coisa para curioso. Se você possui um cão agressivo ou com atitude agressiva em determinadas situações e não possui experiência para resolver a situação prepare-se para o embate ou chame um profissional.
     Tudo se resolve com esforço, repetição, disciplina, exercícios e carinho. Tem pessoas que naturalmente sabem lidar com os mais diversos tipos de cão, outros os humanizam demais e aí surgem os problemas. Para resolvê-los, sem causar traumas no cachorro e eventuais acidentes é importante consultar um profissional.
     Quem está de fora enxerga melhor a relação dono-cachorro e com uso das técnicas corretas todos os problemas de comportamento podem ser resolvidos, desde que haja empenho e conhecimento para tanto.

3 comentários:

Camilli Chamone disse...
Ele é BEM CLARO no programa dele, né? "Não repita essas técnicas em casa, elas são para profissionais", rs. :))
Marcelo Morais disse...
Ótima postagem! Nunca é demais alertar, conscientizar.
Anônimo disse...
Pessoas inexperientes de fato NÃO devem tentar reabilitar cães agressivos sozinhas. Eu tenho um cachorro de 14 anos que NUNCA foi possessivo com a comida. O segredo? Eu o criei desde filhote e já tinha visto cães agressivos nas casas de outras pessoas. Os meus sempre foram dóceis. Mas quando o peguei decidi que evitaria essa possibilidade. Ao alimentá-lo, quando ainda era FILHOTE eu sempre ficava por perto e muitas vezes até o acariciava enquanto comia. Ele percebeu então que eu não oferecia perigo e que eu não tentaria ROUBAR sua comida! Ele se sentia seguro comigo por perto enquanto comia e sempre foi assim, a vida toda. Ele NUNCA atacou ninguém. Mas repito que isso foi um exercício que fiz com ele DESDE FILHOTE, desde que desmamou e chegou em casa.

Mulher vive com 120 cachorros e 50 gatos vizinhos reclamam

14:31 - 26/10/2011
Cirlene gasta mais de R$ 3 mil com os animais por mês
Quem tem um bicho de estimação em casa sabe dos cuidados que ele requer, incluindo veterinário, comida específica e carinho. Para Cirlene de Souza Ferreira, de 43 anos, não basta apenas ter uma animal em casa e colocá-lo para dormir na mesma cama que ela. A ex-cozinheira cuida de 170 animais, 120 cães e 50 gatos, que tem, em média, de cinco meses a cinco anos de idade.  Ela mora em uma casa e abriga os animais em dois terrenos. “Hoje tenho espaço”, conta ela, que antes morava em uma casa de três cômodos com 30 cachorros.
Uma vida integralmente dedica aos cachorros. Essa é a melhor definição para Cirlene. Para muitos, pode parecer um absurdo, mas ela afirma que cuida de cada um deles como se fossem crianças. “Os vizinhos me denunciaram e disseram que eu estava fazendo depósito de cães”, conta. Ela está nesta casa há três anos junto com seu companheiro Germínio da Silva, que conheceu há alguns anos e, juntos, nutrem a paixão pelos cachorros.
Quando conheceu seu companheiro, ela cuidava de 30 cães e ele de mais 30, que foram morar na casa de Cirlene junto com o dono.
Para viver essa paixão pelos animais, ela admite que precisou abdicar de seus divertimentos. “Não lembro a última vez que fui à praia. Só vejo quando passo no ônibus”, conta. Para a família, deixar o trabalho de cozinheira para se dedicar em tempo integral à matilha, é loucura. Os animais, conta Cirlene, são todos idosos ou com problemas de saúde.
“Como ninguém quer, joga aqui”. Ela diz que chega a receber famílias completas de animais. “As pessoas deixam o ex-bicho de estimação amarrado no meu portão e vão embora”, conta.
 “Comecei a gostar quando era criança, meus pais cuidavam de dois cachorros. Quando os pais gostam, os filhos gostam em dobro”, diz. Porém, a filha dela não seguiu a vocação da mãe, que hoje é casada, mora em um apartamento, mas não cuida de nenhum cão. “Ela gostava quando era criança, mas nem entra aqui hoje”, observa.
A mulher, vista por uns como heroína, sabe o nome de todos os animais e fala, ainda, que toda noite escolhe dois para dormir na cama com ela. “Tenho meus dois preferidos, a Pandora e o Louro José, que são mestiços. Mas para os outros não ficarem com ciúme, eu faço um rodízio”. Divorciada, ela confessa que o ex-marido não gostava dessa mania de dormir com os cães.
Os vizinhos de Cirlene também não gostam muito de ter tantos animais por perto. Ela conta que eles denunciaram a casa para o Centro de Zoonoses e que reclamam muito do barulho. “O Zoonoses veio aqui e eu expliquei que era um lugar para triagem de animais. Acordo mais de três vezes à noite para apaziguar as brigas e conter o barulho, mas muitas vezes isso não é possível”.
Gastos
Para manter os animais, Cirlene gasta, por mês, cerca de R$ 3 mil só com a alimentação. São R$ 2.500 só para comprar os 30 kg de ração dos cães. Para cuidar da saúde, Cirlene afirma que gasta, em média, R$ 700 por animal. Para custear isso tudo, ela recebe doações. Quando eles estão doentes, tem uma veterinária que paga alguns custos dos bichos.
Banho, os animais só tomam a cada dois meses. “A gente tem trabalho o dia todo com eles, por isso não tem como dar banho todos os meses”. Para evitar confusões, ela conta que a maioria das fêmeas é castrada.
Assumindo ser contra a comercialização de animais, Cirlene fica feliz por fazer o trabalho que ela chama de “triagem”. 

domingo, 23 de outubro de 2011

Duas pessoas ficam feridas no RJ em ataque de rottweiler perto de clínica

04/10/2011 20h34 - Atualizado em 04/10/2011 20h34

Elas receberam os primeiros socorros e foram tomar a vacina antirrábica.
Animal foi levado para Centro de Zoonoses em Santa Cruz.

Do G1 RJ
Cachorro ataca duas pessoas no Rio (Foto: Jadson Marques/AE)Bombeiros e técnicos do Centro de Zoonoses são chamados para recolher cachorro no Rio (Foto: Jadson Marques/AE)
Duas pessoas ficaram feridas após o ataque de um cão da raça rottweiler nas proximidades da clínica da Família Edson Abdallah Saad, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (4). Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), as vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para tomar a vacina antirrábica na Policlínica Lincoln de Freitas Filho, também em Santa Cruz.

Ainda de acordo com a secretaria, os funcionários da clínica acionaram os bombeiros e técnicos do Centro de Zoonoses, que recolheram o animal e o levaram ao local, em Santa Cruz.
 


Animais silvestres são transmissores da raiva em cachorros e gatos

|
Estimativas da Organização Mundial de Saúde () indicam número de 55 a 70 mil pessoas que morrem de por ano no mundo depois de serem mordidas por animais infectados com a e, cerca de 10 milhões de pessoas são submetidas a profilático anti-rábico (soro e/ou vacina anti-rábica) após exposição a animais com suspeita de raiva. A Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde (SVS) afirma que o tem o compromisso de eliminar a raiva humana transmitida por cães até 2012.
cachorro ataque raiva petrede Animais silvestres são transmissores da raiva em cachorros e gatos
Segundo a SVS houve uma redução nos casos de raiva canina, passando de 83 em 2007 para 36 em 2008, concentrados nas regiões Nordeste (55,5%), Norte (27,8%) e Centro-Oeste (16,7%). Já a raiva silvestre tem se destacado. Em 2008 foram identificados mais de 100 animais com a doença, entre eles, morcegos hematófagos e não hematófagos.
“No Brasil, o cachorro é a principal fonte de infecção para o homem. Depois de mordido por outro animal raivoso, o cão pode levar algumas semanas para desenvolver a doença. Após o aparecimento dos sintomas a evolução é rápida, variando de 1 a 11 dias, o animal morre por convulsões e paralisia”, observa o médico veterinário, Leonardo Brandão, gerente de produto da Merial Saude Animal
A transmissão é feita por meio de lambidas ou mordidas, ou seja, do contato direto da saliva contendo o vírus rábico. Pode ocorrer ainda, por arranhões, pois a salivação intensa dos animais doentes contamina as patas.
“Há duas formas de raiva canina: a furiosa caracteriza-se por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, e a forma muda, com ausência de inquietação e ataque, com tendência a se esconder em locais escuros. Nas áreas rurais, além de cachorros, gatos, morcegos e macacos; bovinos, eqüinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser acometidos pela raiva”, lembra o especialista.
“O compromisso com a do animal de companhia contra esta doença é essencial para garantir a proteção contra fatalidades tanto em animais, quanto em humanos. A consulta periódica a um médico veterinário auxilia na prevenção de outros tipos de doença tão perigosas quanto a raiva”, acrescenta Luiz Luccas, diretor de operações para animais de companhia da Merial e presidente da Comissão para Animais de Companhia (Comac) do SINDAN.

Vininha F. Carvalho

Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista, atuando como defensora do direito dos animais.
http://www.animalivre.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Hospital quer prevenir ataques de cães

Saúde

Domingo, 23/10/2011
Campanha Publicado em 20/06/2011 | Adriano Justino
O Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, lança hoje uma campanha de prevenção contra ataques de cães, um problema que no ano passado levou ao seu pronto-socorro cerca de 350 pessoas, média de um atendimento por dia. Somente neste ano, foram 129 casos registrados.
A Campanha de Conscien­­tização e Prevenção de Aci­­dentes com Cães quer reduzir esses números através da distribuição gratuita de uma cartilha com dicas de médicos emergencistas, epidemiologistas e veterinários, que ensinam como educar o cão, como identificar sinais de agressividade e como proceder no caso de um ataque e os primeiros socorros.
Segundo Júlio Macedo, médico de pronto-socorro do hospital, a mordida comumente é dada por cães conhecidos, seja da própria vítima, da família ou de amigos e vizinhos. “Há um excesso de confiança: essa história de que não tem perigo porque o cão ‘nunca mordeu ninguém’ é uma atitude bastante perigosa, pois pode acontecer com qualquer um”, diz.
O cão pode atacar quando há um comportamento diferente das pessoas em volta ou quando entra em um grau de irritabilidade. Macedo explica que a questão não é o temperamento de sempre do animal, mas o do momento de contato. “Pela proximidade das férias, a prudência tem de ser ainda maior. Nessa época, as crianças, que naturalmente têm um excesso de confiança, ficam mais tempo com os bichos.”
“As mordidas fatais podem ocorrer no pescoço – as vias aéreas – e principalmente quando há lesões vasculares – quando pega a jugular ou carótida –, e mesmo em extremidades, como punho, antebraço e perna, havendo grande perda de sangue”, explica Macedo.
Serviço:
A cartilha será distribuída de hoje a quarta-feira, das 10 às 15 horas, no Hospital Universitário Cajuru, no Câmpus Curitiba da PUCPR e nas Drogarias Nissei da Rua XV de Novembro, Bacacheri e Portão.



Criança sofre corte na cabeça após ataque de cachorro em Ribeirão

Quinta, 21 de Julho de 2011 - 20h42

Menina de um ano tem ferimento leve no couro cabeludo, diz Saúde; ela recebe curativo e vacinas em unidade de saúde e é liberada


Uma menina de um ano sofreu um corte na cabeça após ser atacada por um cachorro, na tarde desta quinta-feira (20), em Ribeirão Preto.
Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão, Stênio Miranda, o ferimento é considerado leve.
A criança foi atendida na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) da Vila Virgínia e liberada em seguida.
Miranda afirmou que a menina recebeu um curativo no couro cabeludo, além das vacinas conta a raiva e o tétano.