sábado, 16 de abril de 2011

Acidente

Cães abandonados devoram porcos no Ramiro



Alguns cães de raça cruzadas abandonados por desconhecidos na área do Tapo, vulgo Areal, na comuna do Ramiro, município da Samba, em Luanda, estão a devorar os porcos dos moradores daquelas paragens, que reclamam por uma intervenção da Polícia local.  Joaquim Silva Mawengue Xangoti, morador do bairro há mais de 20 anos, manifestou o seu descontentamento por ter perdido dois dos seus suínos.
“Os cães comeram dois porcos meus na passada terça-feira. Quando nós nos apercebemos já era tarde”, lamentou o proprietário de uma vara destes animais domésticos, acrescentando que os caninos apresentavam características de bestas raivosas.  Xangoti contou que depois da matança, a comunidade muniu-se de catanas, pedras e materiais de pesca e foi atrás dos carnívoros.
Segundo deu a conhecer, os cães se dispersaram em dois grupos, ao ponto de um dos seis ferozes ter-se dirigido às matas do bairro Buraco, enquanto outros cinco rasgaram pelo mar adentro, conseguindo aceder ao outro lado da estrada, de onde conseguiram escapar-se.  Ainda segundo Xangoti, o soba perseguiu a fera isolada de motorizada e o resto do pessoal do Tapo se encarregou dos outros cinco.  “A empreitada não teve o sucesso esperado, porque os “predadores” foram mais velozes que os donos do bairro”, revelou o interlocutor de O PAÍS, que não escondeu a ânsia que nutria de matar os cães.
Em função do fenómeno, os habitantes do Tapo decidiram proteger melhor as suas varas e limitaram as deslocações dos suínos. Outra medida tomada pelos moradores do Tapo foi a de impedir as crianças de participarem nas aulas, a partir de segunda-feira, 7, altura em que começa o terceiro trimestre do ano lectivo de 2009.
André Borges Tchivangulula é outro residente que deu pelo desaparecimento de dois porcos, dois dias antes da chacina protagonizada pelos cães.
Ele supõe que os referidos animais tenham sido abandonados por estrangeiros que terminaram os seus contratos de trabalho, nas empresas onde trabalhavam.
“Como não pensam em voltar para a sua terra com os cães, eles procuram abandoná-los em qualquer lugar distante da cidade”, cogitou, alegando que se trata de cães de raça Pitbull e pastoralemão”, suspeitou.
 O nosso entrevistado apelou às autoridades policiais do Ramiro para resolverem a situação quanto antes.
A reportagem de O PAÍS dirigiu-se à esquadra policial do Ramiro, onde apurou que a Polícia local tomou conhecimento do assunto e programou uma cobertura de segurança nos bairros Tapo e Buraco, desde quartafeira, 2, o dia em que a ocorrência chegou aos homens da ordem. Um oficial superior dessa corporação, que preferiu falar sob anonimato, garantiu que a Polícia disponibilizou à secção de piquete, para ouvir as queixas dos habitantes da comuna.
O mesmo lamentou o facto de os populares não estarem a corresponder com estes serviços. De acordo com a mesma fonte, os efectivos afectos à referida instituição da ordem pública ainda não viram os cães que vitimaram mortalmente os porcos da zona do Tapo, também conhecida como Areal. “Mesmo assim, nós estamos no terreno preparados para uma intervenção imediata, caso avistemos os próprios cães”, aclarou.
Ele informou a este jornal o caso de uma menina que foi mordida por esses cães, adiantando que a vítima se encontrava na Clínica Multiperfil a receber assistência médica. Embora os seus animais não tenham sido alvos dos cães abandonados, os moradores do bairro Buraco estão avisados do perigo e previnem-se de qualquer forma.
Madrinha, como é carinhosamente tratada a senhora que reside na casa do soba do Buraco, afirmou que os polícias é que lhe deram a conhecer sobre os cães vadios. Para ela, estes bichos representam um grande risco para a população que já sentem medo de passear pelo bairro. ”Se comem os porcos, podem comer pessoas, principalmente as crianças que são indefesas”, concluiu.


Alberto Bambi
4 de Setembro de 2009
 
http://www.opais.net/pt/revista/?det=5044

Nenhum comentário:

Postar um comentário