sábado, 3 de março de 2012

Criança tem a cabeça mordida

Arrancou o couro cabeludo - 30/01/2011 às 11:43h

Por pitbull em Teresina.Confira

PAI DENUNCIA AO 180GRAUS: Menina tem 6 anos e teve todo couro cabeludo arrancado pelo cão
Um criança de seis anos, de iniciais J.B., foi atacada por um pitbull na porta de casa na tarde deste sábado (29/01), no residencial Canadá, bairro Vale Quem Tem, zona Leste de Teresina. De acordo com informações do pai da criança, Jonas Barros Castelo, o cachorro pertence a um policial lotado na Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial).
" Abriram o portão da casa do policial e o cachorro saiu em direção a minha filha, de seis anos. Ela estava sentada na porta de casa com minha esposa e uma vizinha. O pitbull saiu em disparada, minha filha foi caçada, o pitbull pulou em cima dela e mordeu sua cabeça. Eu ainda tentei tira ele de cima dela, mas esse tipo de cachorro tem muita força. O pitbull só saiu de cima da minha filha quando um cachorro mordeu ele." disse o pai bastante revoltado.
A criança passa por uma cirurgia neste momento no ProntoMed. Ela teria tido o couro cabeludo todo arrancado pelo cão. Enquanto isso, o pai da criança tenta fazer um Boletim de Ocorrência no 11º DP desde a noite deste sábado. "Mas não tem ninguém para fazer o B.O", reclama Jonas que também fez um alerta para as pessoas que criam cachorros Pitbul.

OUTROS CASOS DE ATAQUES

Casos semelhantes ao ocorrido em Teresina já aconteceram em outras cidades brasileiras. Em abril do ano passado dez crianças ficaram feridas em uma escola estadual após serem atacadas por um cachorro da raça Pit bull, em Osasco, na Grande São Paulo. A cadela, com cerca de 1 ano, entrou na Escola Estadual Professor Claudinei Garcia, na Vila Airosa. O animal ficou irritado com as brincadeiras das crianças e as atacou.
Em 2008 um menino de 10 anos morreu depois de ser atacado por uma cadela da raça pit bull, em Aquidabã (SE), neste domingo (14). O ataque aconteceu no sítio da família. Segundo o pai da vítima, o menino foi visto com vida, pela última vez, na manhã de domingo. O corpo da criança só foi encontrado, horas depois, no meio de uma plantação de abacaxi, com o rosto completamente desfigurado.
Em 2007 na cidade de Ipatinga em Minas Gera, um bebê de três meses foi atacado por um cão da raça pit bull quando estava no colo da avó materna. A criança teve vários ferimentos na cabeça e veio faleceu.

OUTROS CÃES FEROZES
Os cachorros de raça: Pastores, Rottweiler, Doberman, Boxer são considerados os ferozes. Quando se fala em comportamento de um animal, há dois fatores em ação: a genética e o ambiente. O cão pode até nascer com tendência à agressividade, mas ela só vai se desenvolver se tiver espaço para isso, de acordo com a educação que o animal receber. Algumas raças de cachorro tiveram ao longo de sua existência uma seleção feita pelo homem em busca dos exemplares mais ferozes ou mais violentos, a fim de servirem para a guarda. O rotweiller, por exemplo, tinha essa função já no Império Romano, quando acompanhava as legiões romanas guardando prisioneiros ou pastoreando o gado.
Outras raças, como o pitbull, foram selecionadas para as lutas entre cães. Nos dois casos, só eram cruzados os exemplares que melhor atendiam às necessidades do dono. E em poucas gerações já era possível ter ninhadas ferozes ou briguentas. O mesmo pode ocorrer com as raças mais mansas, como o labrador. Se forem cruzados os exemplares mais violentos, em pouco tempo é possível ter um labrador violento. Entretanto, mesmo se o cachorro tiver uma índole agressiva, é possível moldá-lo. Um cuidadoso controle que previna e reprima as atitudes ferozes, além de uma boa socialização do animal, podem contornar a genética.

Fonte: Alexandre Rossi, zootecnista e adestrador de animais, autor do livro 'Adestramento Inteligente'.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário