segunda-feira, 5 de março de 2012

Pit Bull se solta e mata outro cachorro

27/02/2009 - 14h28 - Atualizado em 27/02/2009 - 14h28

 Em Jacaraípe; vizinhos reclamam

Redação Gazeta Rádios e Internet

foto: Melina Mantovani
O cocker foi morto por um pit bull em Jacaraípe
Um cão da raça pit bull por pouco não causou uma tragédia em Jacaraípe, na Serra, na manhã desta sexta-feira (27). O cão escapou da casa do dono, atacou e matou outro cachorro da raça cocker spaniel de um morador vizinho. No momento do ataque, a família dona do cocker chegava em casa, de carro, quando foram surpreendidos pelo perigo.

Ao abrirem a garagem, o cachorro saiu da residência. Durante o curto momento em que o carro entrava na casa, o pit bull, cujos donos vivem em uma casa do outro lado da rua, escapou e arrastou o outro cão pelo pescoço, não dando chances de defesa. Os moradores tentaram deter o cão, mas sem sucesso.

Os donos do cachorro morto estavam revoltados com a situação, pois já haviam alertado o dono do pit bull sobre as constantes fugas do animal. Por pouco, antes da briga entre os cães, a filha de três anos do autônomo Manoel Rodrigues Torres, de 51 anos, desceu do carro. Ele, dono do cocker spainel, contou que entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Serra, mas nenhuma medida foi tomada.  

"O centro de Zoonoses não fez nada. E eu pedi para os donos do pit bull que, por meio dos seus funcionários que
foto: Melina Mantovani
Manoel, dono do cachorro atacado, reclama da falta de providências da prefeitura
estão trabalhando na obra, fechassem o portão, pois esse cachorro poderia atacar alguma criança aqui na rua. Isso foi feito por várias vezes, mas nenhuma medida foi tomada". Ele afirmou que o dono do pit bull, o empresário Luiz Fernando, de 36 anos, tentou agredi-lo durante a discussão que ocorreu depois do incidente, além de tê-lo ofendido. Ele contou que há cerca de dois meses o pit bull vem sendo um problema na região. Já o empresário afirma que pediu perdão à família e que vai comprar outro cachorro para diminuir a dor dos vizinhos. Ele contou que mora há apenas dez dias na localidade e que o cão só ataca outros cachorros, mas nunca atacou pessoas.

"É um cão da raça pit bull que realmente tem instinto como o do galo de briga. Ele não pode ver outro cachorro. E os pedreiros tiveram o descuido de largar o portão aberto e foi quando ele se deparou com outro cachorro e houve essa fatalidade.
Ele nunca atacou ser humano nenhum", disse o empresário.
Medo

Os vizinhos já temiam ataques do pit bull há algum tempo. A vendedora, Juciléia Moreira, de 37 anos, disse que viu

foto: Melina Mantovani
Juciléia Moreira ficou com medo
como tudo aconteceu e ficou com medo pela segurança do filho. "Meu filho vinha de bicicleta da escola todos os dias e cinco vezes ele passou pelo cachorro quietinho até chegar em casa, com medo do cachorro atacá-lo. Quer dizer, isso poderia acontecer até com um filho da gente. E tinha criança aqui na hora, eu estava saindo com meu carro e meu filho estava na porta quando vimos o pit bull ir direto ao encontro do cachorro do vizinho."Lei

Um outro fato chamou a atenção dos moradores: a existência de uma lei municipal que proíbe a criação, a comercialização e a circulação de cães da raça pit bull em todo o município da Serra. A lei número 3.221, do ano de 2008, no entanto, é contraditória. Ao mesmo tempo que proíbe a criação de pit bull, ela faz exigências de adequação aos proprietários, como a contrução de muros altos e esterilização dos cães.

A Prefeitura da Serra, afirmou por meio da assessoria de imprensa, que a lei não tem aplicabilidade justamente por conta das contradições e que esse assunto, por enquanto, ainda não foi discutido pela nova gestão. A assessoria informou ainda que não há nenhuma notificação no Centro de Controle de Zoonoses, feita pelos moradores, sobre cães violentos em Jacaraípe.

Em caso de notificações, o Centro de Controle de Zoonoses vai até o local em que se encontra o animal e faz um trabalho educativo com os donos do cachorro, como orientação para construção de muros altos e placas avisando sobre o cão.
Para denunciar animais que geram riscos á população, basta entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Serra, pelo telefone (27) 3281-2269.

Nenhum comentário:

Postar um comentário