domingo, 11 de março de 2012

Vira-lata enfrenta pit bull para proteger

Criança de três anos em Campo Grande

Celso Bejarano
Especial para o UOL Notícias
Em Campo Grande


  • Amparim Lakatos/Midiamax Fofinho na clínica veterinária após o ataque
  • Amparim Lakatos/Midiamax O pit bull agressor atrás do portão de sua casa
Um cão vira-lata conhecido como Fofinho virou herói na manhã desta quarta-feira (5), em um bairro de Campo Grande (MS), ao enfrentar um cachorro pit bull para defender uma de suas donas, a garotinha Gabrielly, de apenas três anos de idade.

A mãe da criança, Kenya Rodrigues, uma adolescente de 16 anos, disse que lavava louça na cozinha e conversava com a mãe e a tia, quando percebeu o pit bul na sala da casa, no bairro Jardim Carioca.
O animal seguiu direto em direção à criança, mas o vira-lata interceptou o ataque, ficando de frente ao cão agressor.

O pit bull então mordeu Fofinho e o arrastou pela boca até a rua. Os vizinhos, na tentativa de salvar o vira-lata, atiraram objetos no cachorro, mas de nada não adiantou.


Para sorte do vira-lata, um carro de passeio –ainda não se sabe se de propósito ou não– atropelou o pit bull, que soltou Fofinho no chão.


O vira-lata foi levado para uma clínica veterinária, onde recebeu atendimento e ficou em observação. O cachorro levou pontos pelo corpo, mas está fora de risco. Já o pit bull, mesmo machucado pela batida do carro, seguiu para sua casa, onde foi trancado pelos donos. O cão agressor, embora nunca tenha atacado ninguém até hoje, é conhecido como fujão no bairro, já que o muro da casa dele é baixo.


Em junho do ano passado, também na capital sul-mato-grossense, um outro pit bull matou o próprio dono, um empresário que havia entrado em casa de madrugada. À época, os investigadores do caso disseram que a fúria do cão teria sido motivada por fome.

Comentários 38


  1. Avatar de wgeejor

    wgeejor

    6 meses atrás
    Eu sou amante de cães e gatos e por isso mesmo não ligo para raças. Todos os meus são ¨Vila-Latas¨ ou, como prefiro chamá-los, mestiços. O problema de quem têm cachorros de raça é que têm apenas por status, para dizer numa roda de bar que têm um Pit Bull, Boxar ou seja lá o que for e o cão não recebe AMOR dos donos que se gabam de dar ração importada que custa cem reais o quilo e comprou uma casa que custou quase mil reais. O pior de tudo é que pensam, quem têm medo que se cuide. Aqui na rua onde moro em São Caetano do Sul têm um Pit Bull e os donos abrem a garagem para entrar e sair com os veículos com ele solto. Um dia reclamei pois ando com meus cães, presos na coleira, na vizinhança. Ele me respondeu que eu mudasse meu caminho.
  2. Avatar de UNIDOS PELO BEM!

    UNIDOS PELO BEM!

    6 meses atrás
    Tratando-se de raças como esta, caçadora, briguenta, as leis deveriam ser rigorosamente aplicadas, a partir daqueles que criam, vendem, até aos que se tornam seus proprietários. Todos os que participam desta cadeia deveriam ter as orientações necessárias e arcarem com inteira responsabilidade por suas escolhas. A população não pode ficar refém, à mercê do bom senso e temperamentos de seus cães e donos!
  3. Avatar de Arre égua

    Arre égua

    6 meses atrás
    Gosto muito de cachorros e sempre os tive por perto. Mas por via das dúvidas, prefiro não ter pitbulls, filas, hotwaillers ou qualquer outro animal destes dentro de minha casa. Meus "vira-latas" também têm seus ataques de fúria, mas ainda sou mais forte que eles. Vai da opinião de cada um. Quanto aos vizinhos que os têm, torço para que seus cães não fujam e fico esperto para não os encontrar na rua.
  4. Avatar de SoniLO,,jorro

    SoniLO,,jorro

    6 meses atrás
    quem deveria ser preso sao os donos!!!!que nao se preocuparam em evitar a fuga do pit bull.
  5. Avatar de ChrisCtba

    ChrisCtba

    6 meses atrás
    Gente, a reportagem disse que o pitbull nunca atacou ninguém apesar da fugidas, ele foi na direção da criança, mas ninguém sabe se ele iria atacar, talvez quisesse ia só brincar com a criança, não devemos julgar assim, além do mais, tudo depende de como o animal é criado, independente da raça...os dois cachorros brigaram por outros motivos...
  6. Avatar de FabioLG

    FabioLG

    6 meses atrás
    É lamentável a forma como a imprensa insiste em falar do pitbull como se fosse um cão naturalmente agressivo. E tanta falta de informação faz os leitores julgarem a raça apenas pelas associações de acidentes como a que houve nesta matéria que foi publicada. O pitbull é a raça mais leal ao homem. O que acontece é que pitbull não é o tipo de cão que deve ser pra qualquer dono, não por ser pitbull, mas por ser um tipo de cão de porte grande, cuja mordida é sempre mais doida, quando não, letal. Se o dono não tiver conhecimento sobre cães, deve evitar essas raças maiores e escolher outras menores cujos percalços como o que ocorreu na matéria publicada não passaria de apenas um singelo aborrecimento. Se há um culpado pelo acontecido, ele é o dono!
  7. Avatar de UOOOOOOOOL

    UOOOOOOOOL

    6 meses atrás
    O PIT BULL DEVIA SER PROIBIDO NO BRAISL TUDO BEM QUE SAO LINDOS E FOFOS E ALGUNS DONOS DIZEM SER MANSOS , NENHUM PIT BULL É MANSO TODOS EM ALGUNS MOMENTO TEM ATAQUE DE FURIA SE OLHO NÃO GOSTO ELE VAI PRA CIMA MESMO NA INTENÇÃO DE MATAR ESSES DIAS UM AQUI ONDE MÓRO SE SOLTOU INVADIU UMA CASA E ATACO O CACHORRO QUE TINHA LÁ PIT BULL E O (BU TERRIE ) TINHAM QUE SER PROIBIDOS
    1. Avatar de karinbertioga

      karinbertioga

      6 meses atrás
      Que tal proibir donos que não sabem cuidar de seus cachorros? anos atrás o grande criminoso de 4 patas era o Dobermann, que deu vez para o hotweiller e agora sai de cena para o pitbull, será que não é visivel o quanto um mau dono pode criar um mau cachorro? porque a culpa sempre será do animal de 4 patas e não do de duas patas?
    2. Avatar de G. Santos

      G. Santos

      6 meses atrás
      Não generalize! TODO cachorro pode ser manso ou agressivo, tudo depende da criação e, claro, um pouco da indole individual do próprio animal. Existem cães pequenos que mordem, existem Pitt Bulls mansos. Eu sei disso, pois tenho uma na familia q dormiu junto dos meus primos por anos! Quando eles tinham 6, 7 anos! E nunca vi cachorro mais docil e medroso. Só sabe latir, pois se um estranho abrir o portão ela foge para debaixo da cama e chora de medo. Não estou exagerando! Também adora crianças e acorda a dona dona manhã com uma lambida. Uma vez foi perseguida pelo puddle da minha tia!!! Ele estava no cio e ela não, nem uma dentada ele levou. Também tive uma pastora altamente agressiva e forte demais. Mas só era agressiva quando alguém encostava em um membro da família, fora isso, era um doce de cachorro! Não julgue todos tendo apenas uns poucos por referencia!
    3. Avatar de Macaca Carioca

      Macaca Carioca

      6 meses atrás
      Cara tenha a gentileza de abrir a sua mente e não pensar dessa maneira pois vc está completamente equivocado. O pittbull é uma raça forte e de trabalho, um cão com muita energia, que precisa de donos que o façam trabalhar e que saibam o que fazem com um cão, infelizmente a maioria dos humanos não sabem nem como lidar com a própria energia que dirá com a de um subordinado. Não é porque alguém é humano que é superior e sabe lidar com um cão, as pessoas são arrogantes e ficam burras pensando assim, e então surgem os cães com problemas e os terríveis acidentes que envolvem essa raça e outas como o rotweiller, dobermans e outros cães fortes e que precisam de trabalho, educação e tratamento adequado. É culpa dos humanos que ganham dinheiro com cruzamentos irresponsáveis e de canis gananciosos e sem fiscalização que inúmeros filhotes se tornem cães adultos nas mãos de irresponsáveis incultos. Aliás é um problema de todas as raças.
  8. Avatar de magroabc

    magroabc

    6 meses atrás
    Já que o pitbull é "fujão" e está sempre pulando o muro que é baixo, logo logo ele irá atrás do Fofinho novamente.
    1. Avatar de G. Santos

      G. Santos

      6 meses atrás
      Como disse a ChrisCtba, já q o pittbull é "fujão" e nunca atacou ninguém, fossem elas pessoas, crianças ou outros animais, o q garante q ele não estava apenas querendo brincar e que Fofinho não gostou da aproximação de um cão estranho (como é normal nos cachorros) e o pittbull apenas não se defendeu?
  9. Avatar de PHAB

    PHAB

    6 meses atrás
    Aqui em Presidente Prudente, cerca de 3 semanas atrás, dois pittbulls fugiram e, em um parque da cidade, estraçalharam um pobre cão de rua. O ataque foi, inclusive, registrado por câmeras de segurança e divulgado na TV. Sinceramente, uma pessoa que cria um animal desses junto a seus filhos não tem bom senso! É, no mínimo, irresponsável achar que treinamento vai anular a índole do animal.
  10. Avatar de zé patricio

    zé patricio

    6 meses atrás
    não dá para julgar animais baseado na conduta humana, os códigos de conduta deles são outros, o que não vale é essa coisa de exterminar o bicho porque ele tem comportamento agressivo, para cães com comportamento agressivo sempre há a salvação pelo adestramento adequado a cada cão, que é um excelente aprendiz em qualquer fase da vida.

Links Patrocinados


Nenhum comentário:

Postar um comentário