terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cachorro com ataques epiléticos

Cachorro com ataques epiléticos


EU ACHEI ESSA MATÉRIA NA NET..TALVEZ SEM IMPORTANCIA NEMHUMA...
MAS ESTA AI..POIS TEM DOIDO DI TUDO QUANTO E GEITO.....SE ESTIVER CHATO E SÓ PESQUISAR OUTRAS MATÉRIAS NO MEU BLOG..QUER DIZER PARA QUEM GOSTA DO ASSUNTO...
ENDEREÇO...
Voltar   Darkside > Darkside > Saúde e Bem Estar

10-03-09, 11:45 #1
Ae galera, tudo certo?
Meu pai tem um fila, gigantesco, bobao e etc, como todo fila..

Ele tem 2 anos. Quando completou 1 ele teve uma espécie de ataque epilético, ficou se debatendo, ficou babando, a gente chamava e ele nao respondia, parecia que tava em outro mundo. Minha irmã é veterinária, e na época tinha + - 6 meses que ela tava formada, mas ela não trabalha e nao se interessa por pequenos. A principio achamos que ele tinha sido envenenado. Levamos em uma clinica daqui e ele ficou uns 5 dias internado, mas no final das contas nao deu nada, nao descobriram nada. Juntaram uns veterinarios, fizeram uns exames e NADA.

Enfim, desse tempo pra ca, ele teve mais um ataque e foi internado novamente. Ficou 1 dia só e voltou normal pra casa. Acontece que ontem ele teve um ataque durante a tarde, um durante a madrugada e nesse momento ta tendo outro

Eu ja falei pra gente levar em outra clinica, mas levamos na melhor que tem aqui em cuiabá e nao descobriram, sem contar que reuniu veterinarios que sao amigos e uns professores da minha irma pra tentar descobrir e nada.

Porra, vendo esse ultimo ataque agora eu fiquei mal pra caralho. Meu pai entrou pro quarto chorando e ta lá. Ele curte pra caralho o cachorro, nunca vi meu pai se apegar a alguma coisa igual se apegou a esse dog. Meu pai tem negócios no interior do estado e ano passado ficou lá um bom tempo, só vinha pra casa no fds, e o cachorro com ele.

Enfim, vai aparecer alguem e falar "porque nao leva teu cachorro numa clinica", mas nao quero saber disso. T@TI e demais veterinarios, já ouviram falar disso? Algum cachorro com esses ataques? Caso de filas com o mesmo problema? Meu pai acabou de falar aqui que se o cachorro dele tiver mais um ataque, ele vai ser sacrificado. Em termos até concordo, porque tava olhando pro cachorro e ele se debatendo, com os musculos enrigecidos e o olho arregalado, como se fosse de desespero, sem contar que fica com a respiraçao rapida e ofegante.

Sei lá, acho até que me perdi um pouco no texto, mas é isso ae. Alguma luz? ;~
 
10-03-09, 11:50 #2
Ah é, depois dos ataques ele fica andando sem parar, fica passeando pela casa inteira. Pode chamar que ele nem olha, continua sua caminhada sem rumo. As vezes cai no chao porque as patas escorregam, parece que nao consegue se segurar. Ontem ele caiu abrindo as patas da frente e foi de focinho no chao.

edit: minha mãe ligou na clinica e tao vindo buscar ele. O foda é que na clinica ele nunca teve ataques.. Isso pode dificultar a descobrir o que ele tem? Vão fazer exames tudo de novo, espero que dessa vez encontrem alguma coisa, nem que seja a pior coisa que um caxorro pode ter, mas ao menos a gente vai saber o que ele tem.


Last edited by cebols; 10-03-09 at 12:01..
cebols esta conectado agora   Reply With Quote
Doctor


Enviar uma mensagem via ICQ para Gunner Enviar uma mensagem via Skype™ para Gunner
10-03-09, 15:06 #3
Se fosse em humano eu não pensaria em epilepsia...mas em algum processo expansivo no interior do crânio, principalmente tumor, ou atè quem sabe neurocisticercose, já que esses cães põe tudo na boca.

Enfim, se fosse em humano o primeiro passo seria uma tomografia computadorizada de crânio, se não mostrasse nada no crânio aí faria o eletroencefalograma pra pesquisar epilepsia.

Só no sei se existem cantos disponíveis pra fazer esses exames em animais.

Esse momento depois de uma crise de convulsãoe normal...cham-se de período pós ictal..é como se o cérebro estivesse reiniciando...aí dá amnésia, fica no mundo da lua, não responde, não entende...isso é o de menos...tem que se preocupar no que está causando isso nele.

Gunner is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via MSN para slashin
10-03-09, 18:26 #4
Eu vi um problema parecido uma vez, era algo fácil de diagnosticar, o cachorro tinha câncer no cérebro. Tomava gardenal e tudo... Tinha esses ataques.

Acho que não é a mesma coisa no seu, ou seria diagnosticado com mais facilidade, creio eu.

Se descobrirem, conte aqui pra gente!

slashin is offline   Reply With Quote
un4
Trooper


10-03-09, 19:02 #5
meu cachorro tinha epilepsia... no primeiro ataque levamos pro veterinário e ele receitou gardenal

ele tomou por 9 anos e controlou bem as crises... tinha uma vez a cada 3 meses e durava menos de 5 minutos...

un4 is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via ICQ para Kerpa!100
10-03-09, 20:12 #6
Fala ae cebols!
Sobre o caso do seu cão, ele só teve 2 ataques de convulsão na vida toda, foi isso?

É muito difícil descobrir mesmo. Existem algumas possibilidades das quais tenho conhecimento:
É comum cães terem esse tipo de ataque se estão parasitados por Dipylidium caninum. É uma parasitose comum que é tranmitida pela pulga. é importante saber se seu animal é vermifugado corretamente, pois esse parasito libera uma toxina no organismo que faz o animal ser propício a ter convulsões (o que não parece ser seu caso, devido ao espaço de tempo entre as convulsões)

Existem também os cães que tem convulsão por momentos de estresse. Por exemplo fogos de artifício, esforço demasiado, ou seja, uma situação específica que pode desencadear o quadro. Você sabe me dizer o que seu cão estava fazendo antes de ter o ataque? Ou se aconteceu algo no ambiente, qualquer barulho, movimentação, coisas do tipo? Ele mora em local sossegado, com outros cães, etc?

E também existem casos de cães que convulsionam uma ou outra vez na vida e nunca mais voltam a apresentar o quadro, e NÃO consegue-se descobrir a causa. Logo, nesses tipos de caso também não é necessário entrar com medicação (o que me parece ser seu caso)


Óbvio, as informações que a gente tem num texto são muito poucas. Como você já disse lá em cima, juntou um bando de amigo e professor pra ver o caso do seu cachorro e não conseguiram descobrir nada. É complicado haeuhaue
Espero que pelo menos eu tenha esclarecido alguns pontos pra vc
[]'s

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
Trooper


10-03-09, 22:32 #7
Ae galera, valeu
Acho que esse foi o terceiro caso, mas de ontem pra hoje foram 3 ataques.. Os outros nao foram assim, teve só um mesmo.

Eu esqueci de falar do gardenal. Da ultima vez parece que tavam pensando em receitar, mas como nao descobriram nada, esperou pra ver se ia ter de novo, o que demorou um ano quase pra acontecer.

Hoje ele ia fez uns exames e ia ficar em observação na clínica.
Amanhã posto novidades.

cebols esta conectado agora   Reply With Quote
Girl in charge


Enviar uma mensagem via ICQ para T@ti Enviar uma mensagem via MSN para T@ti
10-03-09, 22:32 #8
Cebols, vc disse que ele teve um ataque ha 1 ano, depois mais um ha algum tempo e de ontem pra hoje teve 3 ataques?
Se for isso vale apena fazer uma radiografia do crânio pra procurar algo anormal, alguma massa e talz
Eu começaria com o Gardenal pelo menos pra ele não entrar em Status Epileticus, que é quando fica tendo crises uma após a outra e pode até morrer.
Sempre antes das crises o animal demonstra algo diferente, como uivos, se esconder, ficar agressivo, algo no comportamento geralmente muda quando ele "pressente" que vai ter a crise, ai tem a crise e depois fica exatamente da maneira que vc descreveu.
Tente reparar esses comportamentos, se esta ligado a alguma coisa como o Kerpa falou.
Até fêmea no cio por porto e talz.
Mas se ele tem uma crise ou duas por ano eu não diria que é caso de eutanásia.
Vamos por partes!
Tenta levar ele na UFMT e passar epla mão de um neurologista, la deve ter especialista por ser uma Universidade e talz.

T@ti is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via ICQ para troy Enviar uma mensagem via MSN para troy
11-03-09, 01:40 #9
Eu começaria com gardenal, faria a radiografia assim como a tati e dependente do resultado adequaria uma terapia..

Grande parte das vezes a causa é idiopática e acredito que seu cão terá que tomar a medicação pro resto da vida.. geralmente a terapia funciona muito bem e o benefício é muito grande..

troy is offline   Reply With Quote
Trooper


11-03-09, 10:57 #10
Meu pai acabou de chegar em casa, deu uma passada na clinica antes de vir.

Por enquanto é meio certo que ele vá tomar gardenal. Teve dois ataques lá na clinica entre ontem e hoje. Agora a tarde vai fazer mais uns e as 4 da tarde ele ta de volta aqui pra casa.

Kerpa, nós temos outro cachorro em casa, mas que é uma femea castrada (o fila é macho). Nunca brigaram e passam o tempo inteiro brincando. Nao acredito em stress porque eles sempre tao brincando, nunca rola atrito entre eles e nem com a gente. Barulho aqui, só o da rua, que nem é muito pois moro em um bairro residencial bem tranquilo

Tati, o ataque rola do nada, simplesmente acontece.. O ultimo ontem, que foi o da hora que abri o topico, minha mae disse que ele tava andando e começou.

Tenho uma prima que faz veterinaria na ufmt, vou ver com ela sobre um neurologista.

Que tipo de terapia seria essa troy??

Bom, vou lá brincar com a cadela que ficou aqui, pois desde ontem ela ta chorando esperado o fila pra eles brincarem

cebols esta conectado agora   Reply With Quote
FOREVER ALONE


11-03-09, 11:03 #11
Não pode ser vermes não?
A Labrador de um amigo meu começou a ter convulsões, primeiro teve só uma isolada e depois umas 3 ou 4 seguidas, chamamos o veterinário e ele disse que era vermes, deu remédio e melhorou, não teve mais.

marconds is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via ICQ para Kerpa!100
11-03-09, 11:46 #12
O Troy se referia à terapia (tratamento) com Gardenal
Pois é, pelo jeito agora a coisa ficou mais frequente, então é recomendada essa medicação. A grande maioria dos pacientes responde bem

Tomara que tudo dê certo aí.
Marconds, se vc ler meu primeiro post vai ver q eu falei disso dos vermes (Dipylidium caninum)

Kerpa!100 is offline   Reply With Quote
FOREVER ALONE


11-03-09, 12:51 #13
arram, eu vi mas ele não respondeu nada a respeito..
puta agonia ver o bicho tendo convulsão...
a cadela do meu amigo nunca entra na casa, se ela entra e vê que a gente viu ela sai sem reclamar nem nada, daí naquele dia ela entrou caminhando estranho e quando a gente viu ela começou a convulsionar, encostada na nossa perna meio que 'socorro, me ajuda' ... muito foda

marconds is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via ICQ para seuboi
11-03-09, 23:56 #14
Isso acontece com a minha daschund, ou melhor, acontecia. Teve umas 3 ou 4 crises, foram mais afetadas em uns dois ou tres meses seguidos mas agora faz um bom, bom tempo que ela nao apresentou mais nada do tipo. Após a convulsao ela nao chegava a ficar desnorteada como um *boot*, ficava deitada e logo dps estava normal.. Acredito eu q seja os casos isolados desconhecidos, ja q esses cães aqui sao tratados como filhos, sempre de banho tomado, vacinados, livre de qualquer vetor transmissor de doença etc, no mais boa sorte pro teu dog!

seuboi is offline   Reply With Quote
Trooper


12-03-09, 10:13 #15
Bom, sem noticias por enquanto. Era pra ele ter vindo pra casa ontem no final da tarde, mas tava caindo uma chuva sem noção e por isso nao trouxeram.

seuboi, fica de olho no tua daschund, pois o meu teve uma crise com quase um ano de idade, outra em seguida e ficou praticamente mais um ano sem apresentar nada, até ter essas 3 essa semana

Assim que meu pai chegar em casa posto news

cebols esta conectado agora   Reply With Quote
Trooper


17-03-09, 16:13 #17
Agradeço a ajuda de todos e peço desculpas pela demora

Bom, acabaram de trazer ele aqui em casa


Tá magrelo, meio perdido ainda, e só deu moral pro meu pai.. Passou reto por mim como se nem tivesse me visto ehauehauea

Foram feitos exames nele, e nada de epilepsia ou tumor cerebral. O veterinario acredita que ele foi envenenado. Foi dito o mesmo da primeira vez..

Enfim, tava finalizando meu post quando o FF reinicou sozinho ¬¬

Receitaram o seguinte:

DOXITEC 200mg - 1 caixa com 16 comprimidos
Dose: 1.5 comprimido
Dar 1 comprimido e meio 1 vez ao dia por 21 dias.

SILIMALON - 1 caixa com 20 drageas
Dose: 1 dragea
Dar 1 dragea 2 vezes ao dia durante 30 dias.


To com os exames em mãos (e sem entender nada, óbvio)
Pelo que to lendo aqui, foi feito:
HEMOGRAMA (série vermelha/série branca), A.L.T, uréia, creatina.
EXAME DE URINA

Enfim, novamente ele volta da clinica tendo NADA.
Foi comentado a respeito da doença do carrapato, mas não temos só esse caxorro, então provavelmente o outro teria tambem. E raramente encontramos carrapatos neles, raramente mesmo.

Os cachorros são muito bem cuidados. A casa está sempre limpa, as áreas externas tambem. Sempre que vemos cocô ou xixi já recolhemos/limpamos.

Enfim, se nao entenderam nada ou muita coisa, me desculpem, mas é que é complicado explicar algo que nao entendemos.

cebols esta conectado agora   Reply With Quote
Girl in charge


Enviar uma mensagem via ICQ para T@ti Enviar uma mensagem via MSN para T@ti
17-03-09, 16:19 #18
posta o resultado dos exames ai cebols

T@ti is offline   Reply With Quote
Doctor


Enviar uma mensagem via ICQ para Gunner Enviar uma mensagem via Skype™ para Gunner
17-03-09, 16:47 #19
claro que o hemograma e o sumário de urina não iriam mostrar nada relacionado a convulsão...

como eu já disse...aí só vai dar certo exames de imagem...
ele realmente está sendo tratado com antibiótico...como se fosse erlichiose, ou coisa do tipo...sei não...como você disse, nem carrapato ele tinha, nem febre, ou coisa do tipo.

mas não sou veterinário, talvez as doenças se comportem de forma diferente.

Gunner is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via MSN para tygon21
17-03-09, 18:16 #20
acho que tem gente querendo mata teu DOG velho.
boa sorte ae.
abraço

tygon21 esta conectado agora   Reply With Quote
Girl in charge


Enviar uma mensagem via ICQ para T@ti Enviar uma mensagem via MSN para T@ti
17-03-09, 22:41 #21
Sim, o veterinário ta tratando Erlichiose, provavelmente viu uma trombocitopenia acentuada no hemograma. As vezes Gunner o animal teve carrapato 1 vez na vida e ficou com a doença assintomática, caiu a imunidade ela aparece.
E sim, se este esta provavelmente os outros tb estão com a doença do carrapato.
Mas realmente, não tem relação direta com convulsão

Aí a gente começa a viajar, pq ja peguei uma cadela com Erlichiose e ela tava com hemorragia ha 1 semana e tava em choque hipovolêmico e antes do choque tinha tido 2 crises convulsivas, acho q por falta de oxigenação adequada no cérebro...

Existem parasitoses, como o kerpa falou, que podem causar convulsões tb, e no hemograma a gente poderia ver indícios disso, como uma eosinofilia talvez

A função renal tb é importante pq crise uremica pode dar sintomatologia neurológica

Enfim, pode ser tanta coisa... só postando os resultados dos exames pra saber

Eu tb pediria um ecocardiograma pra ver como anda o coração, pq insuficiencia cardíaca tb pode dar convulsão por incapacidade do coração mandar a quantidade necessária de sangue ao cérebro...

Alias, qual a raça/peso do teu cachorro? Deve ser um cachorrão, dose alta que ele ta dando de doxiciclina, 300mg por dia, 21 dias!


Last edited by T@ti; 17-03-09 at 22:47..
T@ti is offline   Reply With Quote
Doctor


Enviar uma mensagem via ICQ para Gunner Enviar uma mensagem via Skype™ para Gunner
18-03-09, 06:37 #22
Concordo Tati,
Mas tipo, tudo bem que uremia por dar convulsão, mas em estágios extremamentes tardios, acho que antes o animal morre de hiperpotassemia...

Insuficiência cardíaca pode dar também, mas necessariamente o animal deveria ter uma clínica muito mais exuberante para isso, como dispnéia, cansaço aos esforços, convulsão também seria o extremo...

tipo assim, acho que realmente é interessante pedir o basal dos exames de sangue, mas negligenciar o mínimo necessario para convulsões que são imagens do cérebro...acho uma falta...

mas talvez sejam exames caros demais para um animal...

Gunner is offline   Reply With Quote
Girl in charge


Enviar uma mensagem via ICQ para T@ti Enviar uma mensagem via MSN para T@ti
18-03-09, 10:34 #23
É gunner, exames de imagem de cerebro que a gente tem disponivel na veterinaria é Radiografia mesmo infelizmente
Tem lugares que alguns hospitais abrem por de baixo dos panos a tomografia, mas acho que a pessoa tem q pagar uns 2k
assim é foda fechar diagnóstico, por isso a gente tem q imaginar TUDO!

T@ti is offline   Reply With Quote
Trooper


Enviar uma mensagem via MSN para tygon21
18-03-09, 17:54 #24
q q me dizem disto???
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário