quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Origem da Raça de Cães Dobermann

Origem da Raça de Cães Dobermann

Dobermann Dobermann

CURIOSIDADES SOBRE A RAÇA

Ludwig Dobermann era um coletor de impostos e foi ele que desenvolveu a raça Dobermann para proteger a si e a suas coletas de clientes agressivos e daqueles que o roubariam de seus ganhos. Rottweilers, Pastores Alemães e Pinschers talvez o Manchester Terrier auxiliaram-no em sua busca pelo perfeito cão para coletor de impostos nos anos 1800.

COMO O CÃO SE PORTARÁ?

O Dobermann é bastante elogiado como animal de estimação para a família, mas como aconteceu com outras raças, a má imprensa após incidentes desagradáveis parece sempre estar à frente da lembrança das pessoas quando escolhendo um cão. O instinto natural de guarda de muitos cães tem de ser canalizado desde muito pequenos.
Sendo bem guiado desde a infância, tendo sido gerado por pais bem humorados, e desde que todos os membros da casa respeitem-no, o Dobermann se desenvolverá bem e será tão amável quanto qualquer outra raça. Proprietários devem estar preparados para passar um bom tempo descobrindo o que move o animal e respondendo a situações durante o treinamento. Todos os membros da família e visitas devem aprender a respeitar o 'espaço' do Dobermann, e devem estar plenamente atentas a sua responsabilidade para com o melhor amigo do homem. O cão deve ter um espaço só seu onde possa dormir sem ser incomodado por membros da família quando precisar, e onde possa ir quando estiver no caminho. Irá naturalmente querer guardar a casa já que guardar é sua 'razão de ser,' mas se receber bastante afeição, se ensinarem o que é bom e ruim, o Dobermann irá presentear seu proprietário com lealdade eterna. Brincadeiras agressivas com o Dobermann não devem ser encorajadas pois isso pode fazer com que seja mais difícil para o Dobermann entender que este tipo de brincadeira não é mais permitida quando ele crescer.
O que era engraçado quando ele era filhote não é mais agora com seus dentes mais afiados e fortes. Lamentavelmente muitas raças de guarda recebem imprensa ruim quando ocorrem incidentes em que ferem seres humanos, e a raça toda é vista da mesma forma. A verdade é que comparado com o número de Dobermanns que existem, há poucos incidentes, mas é do interesse de todos garantir que não aconteçam, educando os membros da família do mais novo ao mais velho, mostrando que o Dobermann não é um brinquedo.
Ele lhe servirá bem, mas é o papel do ser humano garantir que o Dobermann jamais fique na posição em que possa causar danos ou ser ferido. São necessárias somente algumas regras simples desde a vida de filhote para cães e humanos. Sua pelagem é bastante simples de cuidar, mas necessita de muito exercício para mantê-lo saudável.
A mordedura é em tesoura. Atenção especial deve ser prestada aos dentes, providenciando artigos apropriados para mastigação para que fiquem limpos, evitando assim a mudança de cor e o acúmulo de tártaro. Desde cedo cães devem ser encorajados a permitir que seu proprietário limpe seus dentes com uma escova apropriada e que inspecione suas unhas, cortando quando necessário, para que fiquem em um comprimento apropriado. Exercício em uma superfície dura reduzirá a necessidade desta última. Problemas nas orelhas e nos dentes devem ser informados ao veterinário. No fundo, o dono de um Dobermann tem de começar como pretende prosseguir e tem de estabelecer as regras da casa logo no início do desenvolvimento do animal, beneficiando a todos.

O CÃO PERFEITO PARA COMPETIÇÕES

Cão elegante e musculoso com porte orgulhoso. Cabeça proporcional ao corpo, longa e em forma de cunha. Cor da trufa varia, ex. preto em cães pretos, em cães marrons tons correspondentes mais claros. Olhos amendoados mais escuros, combinando com a pelagem, mas mais claros se a pelagem for mais clara. Pequenas orelhas de inserção alta, normalmente caídas. Pescoço longo e seco sem peles soltas. Corpo quadrado com peito bem desenvolvido,. Seu dorso é firme e reto, com leve queda em direção à garupa - fêmeas podem ter o lombo um pouco mais longo. Pés de gato - esporões removidos. Movimento livre e harmonioso. Pelagem lisa e assentada, com pouco subpêlo no pescoço. Cor: Preto, marrom, ou azul, com marcas vermelho ferrugem bem definidas. Todas as marcas devem ser bem definidas acima dos olhos, focinho, pescoço e peito, patas, pés e abaixo da cauda. Nenhuma marca branca. A cauda segue a linha da coluna vertebral.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Grupo, segundo CBKC/FCI Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços e raças assemelhadas.

Porte Grande

Altura/peso médio 65 - 69 cm / 30 - 40 kg
Cuidado com a pelagem Mínimo
Temperamento Corajoso, alerta, timidez ou mau humor indesejados
Necessidade de exercícios Razoável
Média de vida 12 - 14 anos

Observações especiais

Jovens filhotes não devem ser exercitados em excesso - espere o desenvolvimento completo dos músculos. Disciplina carinhosa desde cedo. Esporões normalmente removidos, cauda geralmente cortada.
Fonte: www.obedienciaeagility.com.br

A criação do dobermann é muito recente, e suas origens ainda são misteriosas. O nome desse cão é originário de Ludwing Dobermann, criador numa pequena cidade da Turíngia, na Alemanha. Segundo alguns estudiosos, os ancestrais do dobermann seriam o pinscher e o rottweiller com uma mistura do dogue e do greyhound.
Dobermann Dobermann
A cabeça do dobermann é comprida e ossuda, o crânio achatado, pouco acentuado em cima. Os olhos de tamanho médio são escuros. As orelhas são retas, largas na base e terminando em ponta. O pescoço é comprido e a nuca, musculosa. Os membros são retos e a cauda cortada a 2 ou 4 cm na base.
A pelagem do dobermann é lisa e muito brilhante. Sua cor pode ser negra ou marrom, com pintas cor de fogo. Além de bonito e elegante, o dobermann é forte e agressivo. É inteligente e fiel, e muito utilizado como cão de guarda. possui nervos sólidos e um excelente olfato.
Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Carnívora Família: Canidae

Características

Altura: 66 a 71 cm 9macho), 60 a 66 fêmeaDobermann
Peso: 41 a 59 kg
Fonte: www.achetudoeregiao.com.br


Origem

Alemanha.
Um coletor de impostos alemão, funcionário do canil local e que, de quebra, também trabalhava como policial à noite, foi o criador da raça Dobermann Pinscher.
Louis Dobermann, nascido em 1823 na cidade de Apolda, na Alemanha, decidiu que ele precisava de um cachorro para protegê-lo em suas rondas. Foi em 1880, cruzando várias raças, entre elas German Pinscher, German Shorthaired Pointer, Great Dane, Weimaraner e Manchester Terrier que Louis Dobermann chegou ao animal feroz, resistente, de pêlo curto e porte médio que ele tanto procurava. O padrão oficial da raça Dobermann foi reconhecido na Alemanha em 1900.

Porte

Médio

Características

Veloz, ágil e muito resistente, o Dobermann, de origem alemã, é um cão policial ideal para proteger residências de moradores que viajam muito. Isso ocorre porque, diferentemente das outras raças, ele tem fôlego para passar horas correndo de um lado para outro no jardim, protegendo todos os pontos da casa. Outra característica que colabora com a defesa do lar é a flexibilidade e a velocidade do Dobermann, o que contribui para o sucesso de perseguições e pulos espetaculares. Quando o dono está em casa, no entanto, o Dobermann gosta de estar junto da família e protegê-la quando necessário. É capaz de sacrificar a própria vida para proteger o proprietário.
O sentimento de medo não existe para essa raça, que ataca sempre que se sente ameaçada. Por ser um cão desconfiado 24 horas por dia, o criador de um Dobermann deve ficar atento quando levar convidados para casa. Pois o cão pode se sentir ameaçado e atacar o visitante. Ao adestrá-lo, o dono deve ser firme e enérgico, deixando os limites bem claros para cão.
Após o nascimento de um Dobermann, o filhote demora cerca de dois meses para começar a dar sinais de seu futuro temperamento. Assim, no momento da compra, o criador que busca um cão de guarda eficiente deve ficar atento aos movimentos do cãozinho. É preciso observar se o filhote busca a bolinha arremessada, sinal de obediência e agilidade, e se ele demonstra curiosidade e atenção ao barulho de uma chave, por exemplo.
Em relação aos tratos higiênicos, o Dobermann não é um cão de "frescuras". Com um pêlo liso e duro, não exige freqüentes banhos e escovações. Sua pelagem, sempre brilhante, pode ser encontrada em preto, marrom e azul, sempre com marcas ferrugem.
Fonte: www.criareplantar.com.br


Criação

Na pacata região da cidade de Apolda, famosa também por ser a cidade natal de Lutero, havia uma grande feira de cães na praça municipal. Um cobrador de impostos chamado Ludwig von Dobermann necessitava de um cão de guarda que o protegesse nas suas andanças com muito dinheiro, que fosse rápido e ágil, inteligente e uma poderosa mordida.
Começou para tanto, na procura para o cão de guarda perfeito, iniciou com seus pinschers médios, que cruzou com um weimaraner e posteriormente com um pastor preto e com marcações alouradas, um tipo primitivo de rottweiler, supondo também que houvesse uma presença de pastor alemão no sangue.
Com a morte de herr Dobermann dez anos após o início da criação da raça, seu amigo, Otto Goeller, continuou o refinamento e introduziu o greyhound no sangue, que deu a importantíssima velocidade. Com isso surgira um cão com patas largas, porte avantajado e exepcional faro (weimaraner), coloração negra e poderosa mordida (rottweiller), pêlo curto e atenção a estranhos (pinscher), inteligência, docilidade e adestrabilidade (pastor alemão) e velocidade, capaz de atingir 65 km/h(greyhound).

Aparência

Tamanho médio, construção quase quadrada, forte e musculoso. Linhas elegantes, postura ereta e orgulhosa.
A pelagem é simples, curta, dura, espessa e bem assentada. Pele retesada e aderente, enaltecendo sua modelagem seca e refinada. A cor varia entre preto, marrom escuro e azul, com marcação castanho, claramente definida, isenta de pêlos pretos: no focinho; lábios; uma em cada bochecha e acima de cada olho; na garganta; duas marcas no antepeito; pernas e patas: na face interna das coxas e sob a cauda.

Temperamento

Temperamento firme e expressão determinada. É o quinto na classificação canina de inteligência.
Dobermann Dobermann

Outros nomes

Dobermann Pinscher

País de origem

Alemanha

Padrão FCI

Grupo: 2 Seção: 1
Tipo pinscher
Número #143 - 14/02/1994

Variedades

Preto com marcas vermelho-ferrugem Marrom com marcas vermelho-ferrugem
Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário