sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Estudando com os lobos

Em apenas uma semana, cachorros atacam sete alunos no campus do Fundão

Publicada em 31/03/2010 às 23h22m
Ana Cláudia Costa A MATILHA que tem amedrontado alunos e funcionários da UFRJ: cães costumam ficar em gramado próximo ao alojamento de estudantes / Foto de Gabriel de Paiva - O Globo RIO - Uma estudante é cercada por um cão e, em seguida, vários outros a atacam simultaneamente. Poderia ser uma cena de um filme de terror, mas aconteceu, há cerca de uma semana, perto do alojamento do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Conforme informou terça-feira a coluna de Ancelmo Gois no GLOBO, a estudante de Ciências Sociais Miriam Benetti, de 22 anos, foi mordida por pelo menos cinco dos doze cães que costumam perambular pelo local. No mesmo dia em que a estudante foi ferida, um outro aluno foi atacado. Na mesma semana, os animais fizeram outras cinco vítimas.
Com pelo menos cinco ferimentos nas pernas, Miriam, que é de Porto Alegre e mora do alojamento, está traumatizada. Ela ainda está com um enorme curativo em uma das pernas e diversas manchas roxas. Atendida no Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, ela contou que passou por momentos de pânico.
- Eu não mexi com o cão. Estava passando quando um deles se aproximou. Logo em seguida, fui cercada por vários cachorros. Eram mais de cinco e não tive como me desvencilhar. Fui salva por um homem que passava e espantou os animais - contou.
O FERIMENTO na perna de uma aluna: ataque de cinco cães / Foto de Gabriel de Paiva - O Globo A presença da matilha nas proximidades do alojamento da UFRJ já virou assunto de alunos, professores e funcionários. Na empresa Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro, que fica próximo ao local onde os animais costumam se reunir, funcionários também já foram atacados. A matilha é composta por mais de doze cães, todos de rua. Eles ficam deitados no gramado e atacam quem se aproxima.
Para o veterinário do Zoológico de Niterói, André Senna Maia, os cães adotaram um comportamento selvagem. Para ele, é provável que os animais tenham sido abandonados no local e se agrupado para se proteger. Segundo André, eles têm o comportamento de uma matilha: um cão é o líder e os outros animais se revezam, alguns em vigília e outros em ataque.
Nesta quarta-feira, o prefeito do campus da UFRJ, professor Helio de Mattos Alves, disse que já enviou ao Corpo de Bombeiros um ofício pedindo que os animais sejam retirados da região. Segundo o professor, várias pessoas abandonam animais no campus durante a madrugada, e eles acabam se agrupando. O professor disse ainda que, na semana passada, quatro cães foram levados pelo Corpo de Bombeiros para a Suipa. Já o tenente Allan Fontes, do quartel do Corpo de Bombeiros da região, disse que os soldados somente podem remover os animais que estejam atacando pessoas ou sejam pegos em situações agressivas. A Secretaria municipal de Saúde informou, através de nota, que, a partir da segunda-feira, irá remover esses cães para o Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

  1. jose mauricio moreira carvalho
    03/04/2010 - 22h 48m
    Os alunos já sao obrigados a estudar em salas de aulas sem lampadas , e agora tem que enfrentar caes ?
  2. avilla
    03/04/2010 - 22h 45m
    Assim como os Pacientes do HOSPITAL DO FUNDAO , os caes estao abandonados.
    Mais em melhor situaçao , já que eles tem um lider , e os Pacientes ?
    nao recebem apoio de nunhuma autoridade.

    Abandonado pelo governo LULA , os Ministros da saude e educaçao ignoram a situaçao da unidade de 13 andares e sem agua potavel para beber, com corredores e escadas no escuro.
  3. Naelton Mendes de Araujo
    02/04/2010 - 20h 24m
    Nestes comentários me supreendem os vários DISCURSOS em defesa de animais abandonados. Mas e as pessoas mordidas e amedrontadas por estes animais?...Quem é o culpado: Quem abandona? SIM. Quem alimenta: TAMBÉM. Quem maltrata: SIM. Quem não fiscaliza: SIM. Vamos parar com a retórica e vamos exigir que os animais sejam recolhidos e que se crie formas de evitar o surgimento de novas matilhas.
  4. fala-sééério
    02/04/2010 - 16h 33m

    Pessoas como essa Eliane aí abaixo deveriam parar de alimentar os cães pulguentos e levá-los para casa.
    Eles não são vacinados e fedem muito, além de atacarem os alunos.
    Eu mesmo já fui atacado e tive que jogar pedra nos cachorros para afugentá-los.
  5. a m
    02/04/2010 - 08h 44m
    Reflexos do descaso generalizado !!!
    Infelizmente, muitos dos que alegam gostar de cães mas sequer possuem um, tornando estes mais uma vítima do descaso e abandono!!!!
    Reflexos de uma sociedade que em muitos casos acomodada cada vez mais em "apertamentos", abandonando os animais e da ausência de um poder público atuante!!!
  6. Alvaro Lineu
    01/04/2010 - 22h 52m
    Eliane, leva pra casa então 3 deles. No CT cansei de ver cachorro atacando aluno.
  7. Mumm-Raa
    01/04/2010 - 21h 06m
    Além de ser roubado no campus os alunos são mordidos.
    Esse são os futuros alunos do Brasil.
    Roubados e mordidos.
  8. Eliane Magalhães da Silva
    01/04/2010 - 19h 23m
    Trabalho no fundão. Meu único filho estuda no fundão. Nunca tivemos problemas com os cachorros....Nossos problemas são sempre provocados por humanos.
  9. samira vaz
    01/04/2010 - 18h 26m
    Os cães deviam se protegidos por Lei. Os humanos deveriam protege-los ao inves de olha-los como se fossem perigosos. SEi que se maltratados ficam assim mas para se protegerem. Os humanos creiam são bem piores e com institos bem mais agressivos. Esses animais se bem cuidados são doceis e amigos. Aonde etá a Secretaria de Defesa dos Animais. Eles precisam de cuidados e não de serem hostilizados. Um pais civilizado respeita os animais.
  10. Eu mesmo ora pois pois
    01/04/2010 - 16h 28m
    O problema não são os cachorros. São as pessoas que os abandonam no fundão. O que antes era problema deles, passa a ser problema da UFRJ. A UFRJ não tem dinheiro nem pra pagar suas proprias contas, que dirá resolver problemas extras.
    Sebastiao B. Araujo, esse problema ja foi constatado há muito tempo. Qual a sua solução? Fechar a universidade? o conhecimento está disponivel para todos utilizarem, o que falta é alguem que queira ser responsável por resolver os problemas...
Em apenas uma semana, cachorros atacam sete alunos no campus do Fundão - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário