terça-feira, 1 de março de 2011

falta de caixas receptoras dificulta a entrega.....


A falta de caixas receptoras e o risco de ataques de cães são os principais percalços enfrentados pelos carteiros em Santa Rosa. Em muitos casos quando não existe um local seguro para a entrega, as correspondências ficam a disposição dos destinatários junto a agência central na avenida Rio Branco. Basta uma observação mais atenta para constatar que um número expressivo de residências, principalmente nos bairros, não tem caixa receptora, embora a empresa de Correios já tenha realizado campanhas visando conscientizar da importância das mesmas e tentar mudar este quadro.
Segundo os servidores do CDD – Centro de Distribuição Domiciliar, que funciona na rua Caxias, a instalação de uma caixa receptora facilita o trabalho do carteiro, que tem como missão entregar a correspondência em perfeitas condições e com segurança. Diariamente cerca de 10.000 volumes entre cartas e objetos são entregues no município por uma equipe de 16 carteiros, apoiados por 6 motos e 3 viaturas, concentradas nos malotes e sedex.
Em Santa Rosa não existe lei que obrigue o proprietário do imóvel a instalar caixas receptoras de correspondências. Tal exigência ocorre em alguns municípios do Estado, onde a prefeitura cobra a instalação embora não definindo uma padronização de modelos. Em um material distribuído pelos Correios é sugerido como padrão ideal a caixa com as seguintes medidas: espaço interno de 16 cm de altura por 27 cm de largura e 36 cm de profundidade. A abertura para entrada de correspondências deve ter 25 cm de largura e 2 cm de altura, não tendo partes cortantes ou rebarbas que possam causar ferimentos. A caixa deve estar instalada em uma altura que pode variar de 1,20m a 1,60m do piso.
Outra orientação é com relação aos cães, solicitando a instalação de placas de advertência sobre a presença do animal e a manutenção de portões chaveados em caso do cão ficar solto. Estas medidas eliminam as principais situações de risco que dificultam as atividades dos carteiros na hora da entrega. 
http://www.jornalnoroeste.com.br/index.php?pgID=5110

Nenhum comentário:

Postar um comentário