quarta-feira, 9 de março de 2011

Tópico: Ataques de cães

03/Abr/2007 - 00:46

 Ultimamente têm sido motivo de destaque nos noticiários em Portugal os ataques de cães de determinadas raças a humanos. Quer sejam pitbulls, rotweillers ou outros semelhantes, considerados como perigosos, basta que ocorra um acidente para que os mesmos sejam logo apelidados de animais selvagens, de agressivos e sei lá que mais. Como  amante dos animais em geral e dos cães em particular penso que devo levantar esta questão e explicar, do meu ponto de vista, o como e o porquê destes problemas deploráveis.
Analisemos a questão mais em profundidade, sem nos deixarmos caír na tentação do juízo fácil.
Para começar, porque é que estas situações são empoladas desta forma? É claro que não podemos estar contentes com uma situação destas mas o que eu pergunto quando vejo o destaque nos noticiários é quantas pessoas foram violadas, assaltadas, esfaqueadas, mortas nesse mesmo dia? Quantas provas mais houve da violência injustificada do Homem que do cão? Um cão não ataca por política ou porque quer o dinheiro que temos na carteira. Um cão ataca porque foi treinado para o fazer ou, pelo menos, não foi educado como deveria ter sido. De novo se fala em raças perigosas. É absolutamente rídiculo considerar esses cães comos agressivos ou violentos por natureza simplesmente porque não nos podemos esquecer que as diferentes raças de cães foram seleccionadas por nós, humanos, para diferentes propósitos. Existem raças que foram preferidas relativamente a outras para caçar, outras para protecção, outras para companhia, etc. E, claro está, que seleccionando aqueles que se coadunavam melhor com o que desejávamos, apenas aumentámos pouco a pouco essas mesmas características, fazendo com que ficassem cada vez mais, por exemplo, protectores. A grande diferença é que nós alterámos a percepção, a NOSSA percepção do que é o comportamento canino e da naturalidade de algumas reacções. Como sempre e como acontece com todas as raças, o PRINCIPAL factor a determinar a personalidade de um cão é o DONO.
Qual terá sido o motivo para esta "explosão", relativamente recente, na procura destas raças? Qualquer um de nós poderá fazer uma observação bastante simples. Quando na rua virem um pitbull, um rotweiller, qualquer um desses cães imponentes e com uma capacidade física extraordinária, observem o dono. Olhem, vejam, tentem compreender, e muitas vezes é muito fácil, o que levou aquela pessoa a adquirir aquela raça e não outra. Óbvio é que não se aplicará a todos, felizmente. Mas, tipificando, observamos que são cães que pertencem a pessoas agressivas, a pessoas que não demonstram, em casos frequentes demais, respeito pelos outros e pelo seu animal de estimação. Atiçam os cães, tratam-nos mal, não lhes proporcionam a educação necessária, enfim, falham em tudo aquilo que faz dum cão o nosso melhor amigo. Cada raça tem as suas características e deve ser tratada e educada de acordo com estas. Não se pode treinar um rotweiller da mesma forma que se treina um Chihuahua. Se o Chihuahua for agressivo pôe-se debaixo do braço e já está, se eventualmente tentar morder alguém não é muito provável que provoque grandes danos. Já um rotweiller, tem força suficiente para nos arrastar atrás dele pela trela e quando ataca causará muitos e graves danos à sua vítima.
Re: Ataques de cães
Resposta nº1: 03/Abr/2007 - 08:03
Gostei do que disseste.

Eu, por exemplo, acho que nunca teria um cão desses tipo pitbull.


(...) Se o Chihuahua for agressivo pôe-se debaixo do braço e já está (...).

 Cheesy Cheesy Cheesy
Última modificação: 03/Abr/2007 - 08:08 por Isabel
Re: Ataques de cães
Resposta nº2: 03/Abr/2007 - 21:00
Em relação a este assunto só acho que há cães que não tem donos em condições. Cães de raças perigosas para quê? 
Re: Ataques de cães
Resposta nº3: 05/Abr/2007 - 02:01
Os ataques têm explicação lógica!!!!! Por que os cães mordem os donos???
Re: Ataques de cães
Resposta nº4: 05/Abr/2007 - 20:48
A verdade é mesmo "qdo os nossos fieis amigos" ñ são educados ou seja, são encentivados à violência, o resultado ñ é difícil de prever, mais tarde ou mais cedo o animal acaba por ter esse tipo de comportamento.
Ñ sei se já ouviran falar desse tipo de problema, em França onde, há individos cujo o único objectivo é ter animais tipo Pitbull e outros do género, e, treina-los para o ataque.

Não é só em França, Joaquim, é por todo o lado. Ainda estava eu em Portugal e isso já acontecia há bastante tempo. Tal como as lutas de cães, ilegais claro. Quem tem cães para esses fins não merece nem o ar que respira, por vezes se os cães não se comportavam como esses individuos desejavam eram presos à traseira do carro e arrastados ainda vivos! Prefiro não falar mais disto, dá-me voltas e voltas...
Re: Ataques de cães
Resposta nº5: 05/Abr/2007 - 20:55
Cão-herói salva dona de engasgamento
2007/04/02 | 13:50
Mulher engasgou-se com maçã e sobreviveu devido a massagem de cão

Debbie Parkhurst, de 45 anos, ficou com um pedaço de maçã entalado na traqueia e foi salva pelo seu cão, um golden retriever de dois anos, que a derrubou ao chão e utilizou uma táctica que a obrigou a cuspir a fruta, noticia o Globo.

Depois de ter ficado com a fruta entalada na traqueia Debbie decidiu aplicar um método anti-engasgo, denominado heimlich, e começou a dar murros no peito, sem grande sucesso.

Entretanto e quando já começava a sufocar, o seu cão Toby decidiu que era altura de entrar em acção.

«O Toby ficou de pé, apoiado nas patas traseiras, e pôs as patas dianteiras nos meus ombros», conta Debbie.

Depois de derrubar a dona ao chão começou a pular em cima do seu peito. «De repente a maçã saltou para fora», relembra Debbie. Em seguida Toby lambeu o rosto da dona para impedir que esta desmaiasse.

A dona de Toby afirmou ter ficado um pouco rouca e com alguns hematomas em forma de patas no peito, mas tirando estes pequenos factos mostra-se contente por ter conseguido sobreviver.

«O médico disse que provavelmente eu não estaria aqui se não fosse o Toby», assegurou, ao lembrar que depois deste episódio não se cansa de relembrar ao seu melhor amigo, vezes sem conta, «és maravilhoso».

Chega-se à conclusão que cães, tal como quase tudo, há os bons e maus...




In  http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=793111&div_id=299
Re: Ataques de cães
Resposta nº6: 06/Abr/2007 - 07:51
Não é só em França, Joaquim, é por todo o lado. Ainda estava eu em Portugal e isso já acontecia há bastante tempo. Tal como as lutas de cães, ilegais claro. Quem tem cães para esses fins não merece nem o ar que respira, por vezes se os cães não se comportavam como esses individuos desejavam eram presos à traseira do carro e arrastados ainda vivos! Prefiro não falar mais disto, dá-me voltas e voltas...
Fixe!
É verdade "falemos de coisas bem melhores" (oops já houvi esta frase num disco qquer)!
Votos de uma Pascoa Feliz para todos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário