quarta-feira, 23 de março de 2011

Sorocaba / SP

Tutora deixa pit bull em clínica e o reencontra mutilado

18 de novembro de 2010

Um cachorro é deixado em uma clínica veterinária para um procedimento simples em uma pata e é reencontrado por sua tutora, dez dias mais tarde, com a face dilacerada por causa do ataque de outro cão.
O caso ocorreu em Sorocaba (SP) e envolve a dona-de-casa Isanete Costa, 46 anos, e o veterinário Henrique Mauad, dono de uma clínica que atende no mesmo endereço há 19 anos.
O veterinário tem a seu favor a experiência de bons serviços prestados em quase duas décadas, enquanto a dona-de-casa a dor: “meu cachorro é um integrante da minha família. Imagina você chegar em uma clínica e encontrar um filho seu ferido?”
Casos desta natureza tendem a crescer levando em conta dados da Assofauna (Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao Uso Animal). Conforme a entidade, atualmente 63% das famílias brasileiras das classes A, B e C possuem animais de estimação e os consideram como membros da família.
Isanete Costa acaricia seu cão, que usa um protetor especial para não lamber os ferimentos. Foto: Gilson Hanadhiro/ Agência Bom Dia
Caso de polícia
Por iniciativa da tutora do cão, o caso será apurado pela Polícia Civil que vai abrir inquérito. Há três meses Sorocaba ganhou um distrito, localizado no bairro de Brigadeiro Tobias, para investigar supostos maus-tratos de animais. Após a investigação, haverá a decisão de oferecer ou não denúncia contra o veterinário. Se houver indício de negligência o caso vai à Justiça para que seja proferida uma sentença.
Sem acordo
O veterinário Henrique Mauad tem 19 anos de experiência e classifica o ocorrido como uma fatalidade. O conflito entre os cães foi imprevisível e incontrolável. “Foi um desespero para quem estava na clínica. Aconteceu rapidamente e só um dos cães estava solto. Foi acidental.”
Ainda, segundo ele, a clínica está à disposição de Isanete para que o pit bull seja tratado. A dona-de-casa, no entanto, afirma que pretende acionar o veterinário na Justiça, alegando que seu cão foi vítima de negligência.
Delegacia especial vai investigar
Isanete registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada na Proteção a Animais, sediada no bairro de Brigadeiro Tobias. O termo circunstanciado de ocorrência será apurado como de praxe: todas as partes serão intimadas a depor e a conclusão da polícia será encaminhada à Justiça. A apuração deverá ser concluída em um mês.
Denúncias
O telefone da delegacia especializada é 3236-6126
Lei para o cidadão
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).
O que é crime
É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Qual a pena
Detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
O que é comum
Abandono; manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus tutores e responsáveis; deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico; envenenamento; agressão física, covarde e exagerada; mutilação; utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento; não procurar um veterinário se o animal estiver doente;
Quais bichos
A lei atende os animais domésticos mais comuns como cães, gatos e pássaros, mas vale também a cavalos usados em trabalho de tração (aquelas carroças muito comuns nas ruas de grandes cidades), além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas.
Fonte: Rede Bom Dia
Comentários
  • 1.
    Tatiana Sinay (18 de novembro de 2010, 11:24), disse: É um absurdo! Pura falta de orgânização e profissionalismo permitir que algo assim aconteça! Merece sim um processo!
  • 2.
    Maria (18 de novembro de 2010, 11:41), disse: Negligência é negligência e tem de ser punida, principalmente se resulta num danos destes!
    Deve custear o tratamento na clínica que a dona quiser e o Vet. assumir a culpa. Errou, deve ser setenciado e, para a próxima, será mais zeloso! Está tudo dito!
    Melhoras para o bichinho.
  • 3.
    Andrea R Medeiros (18 de novembro de 2010, 12:41), disse: Que absurdo!!!!
    Será que ela foi avisada logo quando aconteceu o ataque ou apenas qdo foi buscar o cachorro?
    Espero que o caso seja apurado com afinco.
    Infelizmente vemos a cada dia mais noticias como esta vindo de clinicas veterinárias..
  • 4.
    sandra (18 de novembro de 2010, 13:49), disse: DEVERIA TER UMA DELEGACIA EM CADA MUNICIPIO DESTE PAIS, ASSIM SERIA MUITO MAIS FACIL DENUNCIAR MAUS TRATOS E SABER QUE ALGUEM SE PREOCUPA COM NOSSOS ANMIGUINHOS. ELES MERECEM. É COMO A DELEGACIA DA MULHER, HOMICIDIO, ROUBOS ETC…… AS PESSOAS QUE MALTRATAM ANIMAIS, SEJAM ELES QUAIS FOREM, SÃO BANDIDOS E MERECEM CADEIA, OU PENAS QUE FAÇAM COM QUE SE ARREPENDAM DO QUE FIZERAM…
  • 5.
    sandra (18 de novembro de 2010, 13:53), disse: QTO À CLINICA, APESAR DOS ANOS DE EXPERIENCIA, N ESTA LIVRE DE OCORRER ESTE TIPO DE ACIDENTE, POIS LIDAM COM MUITOS ANIMAIS, SOMENTE DEVEM SER ESCLARECIDOS, COMUNICADOS IMEDIATAMENTE, E RESOLVIDOS DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL, E QUE NÃO AJA SOFRIMENTO NEM PARA O TUTOR E MUITO MENOS PARA O ANIMAL. TEM QUE CUIDAR MESMO, DAR TODA ASSISTENCIA E FAZER O MELHOR, PQ O CÃOZINHO JÁ SOFREU MUITO, PRINCIPALMENTE DE TER QUE FICAR LONGE DA SUA FAMILIA. DEUS ABENÇOE A TODOS E QUE TUDO SEJA RESOLVIDO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário