quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cães atacam professores e alunos na Universidade


Cães atacam professores e alunos na Universidade Federal do Espírito Santo
O problema começou há três meses quando 10 cachorros apareceram no campus. Dias depois as reclamações começaram a surgir. Gatos (foto) também sofrem com os ataques
gazeta online

Não era para ser assim, mas quem frequenta o Campus da Ufes, em Goiabeiras, logo percebe a presença de muitos animais, principalmente cães. Porém a relação homem-animal não tem sido muito harmoniosa.

No último dia 13 de maio, por volta das 18h, uma estudante voltava de uma das cantinas localizadas no campus, quando foi atacada por um cão que estava escondido em uma moita. A aluna não se feriu porque conseguiu correr, mas segundo assessoria da Ufes este tipo de ocorrência já foi registrada em outras oportunidades na Instituição Federal.

De acordo com a assessoria da Universidade, o problema começou há aproximadamente três meses quando 10 cães de grande porte apareceram no campus. Dias depois as reclamações por parte de alunos, professores e funcionários começaram a surgir. Ao tomar conhecimento do medo das pessoas que frequentam o campus da Ufes, o reitor Rubens Sergio Rasseli, junto com a prefeitura universitária, entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Vitória para que retirassem os animais de dentro da universidade.

Alguns cães foram capturados e levados para o CCZ que fica localizado no bairro Resistência. Até a última sexta-feira (14) ainda restavam alguns cachorros, e de acordo com a assessoria da Ufes, o Centro de Controle de Zoonoses afirmou que vai retirar os animais restantes, mas não deu prazo de quando vai realizar a ação.

Extermínio de gatos

Gatos na ufes
Gatos também são atacados por cães na Ufes


De acordo com a empresária e integrante do grupo "Gatinhos Help", Marcela Bandeira, aproximadamente 100 gatos vivem dentro do campus da Ufes, mas este número vem diminuindo semanalmente. "Muitos felinos foram estraçalhados ou ficaram feridos após serem atacados pelos cachorros," conta a empresária. Segundo ela, mais de 20 gatos já foram mortos.

Desde 2007, a empresária e mais sete amigas criaram o grupo 'Gatinhos Help' para cuidar dos bichanos. Eles são tratados, castrados e encaminhados para adoção, porém nem todos conseguem um lar para morar e por isso acabam devolvidos ao campus da instituição federal. "Como trabalhamos por conta própria, não temos condições de ficar com todos os animais", contou Marcela.

A empresária afirmou que é comum ver pessoas que dedicam um pouco do tempo, principalmente nos fins de semana, para cuidar dos bichos abandonados pelos donos.

Os defensores dos animais querem que todos os cães sejam retirados e levados para o CCZ. Segundo Marcela, o apelo não é só para o bem dos bichanos, mas também dos cachorros. A empresária confirma que professores, alunos e outros frequentadores da Ufes, já pediram providências ao reitor para que solucione o transtorno, porém até o momento alguns cães continuam soltos dentro da Ufes.

O grupo 'Gatinhos Help' já entrou em contato por diversas veses com o CCZ de Vitória para que retirem os cachorros do terreno, mas segundo a empresária os pedidos não foram acatados, o que acaba frustrando os defensores dos animais, pois muitos dos gatos tratados pelo grupo foram atacados ou mortos pelos cães.

Por sua vez, o CCZ de Vitória informou ao grupo que não dispõe de locais e pessoal suficientes para abrigar todos os cachorros, já que diariamente muitos animais são encaminhados para o Centro de Zoonoses.

Cães atacam professores e alunos na Universidade Federal do Espírito Santo - gazeta online

Comentários

#
24/05/2010 - 14:01
Entendo que o internauta aiksegam M tem a solução também para o serviço penitenciário do Espírito Santo que tem sido tão falado na mídia. Já pensou se a solução fosse "tá velho mata"? tá doente mata. é abandonado mata. não obedece a lei mata. Será que você estaria vivo?????? Sem comentários. meninas parabens pelo lindo e grande trabalho que fazem na Ufes. Parabéns porque mesmo naão sendo dever de nenhuma de vocês, gastam tempo e dinheiro cuidando dos problemas dos outros (se podemos falar assim)

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 21:24
Internauta aiksegam M, aí é jogar a responsabilidade para o outro. O que o prefeito de Vitória fez, já foi um passo (a castração). Mas, faltam outros que passam pela conscientização, o controle e a punição. Por que o dono abandona e o animal tem que ser punido? Sabe por que? Porque desde que o mundo é mundo, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. E, antes que você ache que é teoria pura, tenho 14 cães. Desses, sete recolhi das ruas (e só não recolho mais por falta de espaço). No final do ano, mudarei para o Mato Grosso do Sul (Corumbá). Levarei todos. Não abandonarei nenhum. Eu os escolhi como amigos. E amigo, não se abandona no primeiro obstáculo. Mas, isso deve ser muito difícil para você entender, uma vez que prefere a forma mais fácil: jogar fora ou matar. Internauta aiksegam M, eu não sou Deus. Não tenho o poder sobre a vida de ninguém, muito menos escolher o destino. Mas, quem passa pela minha vida, principalmente os animais, procuro fazer o melhor. A minha oportunidade é essa, pois, não passarei duas vezes pelo mesmo caminho!

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 17:31
Humberto SL, não se trata de covardia, e sim da falta de estrutura do poder público para tomar conta, resolve um problema e arruma outro. Ache solução melhor sem arrumar outro problema com ou para a sociedade.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 15:12
Deel V, o prefeito sancionou no dia 07 deste mês a Lei 7.910 que determina a esterilização de cães e gatos do município! Temos muito que comemorar! ;) E peça ao seu vizinho para fazer cadastro no 156 ( fala Vitória) para garantir a castração gratuita da cadela.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 14:37
Entendo que a população e as entidades de defesa dos animais tem que brigar por uma lei para que TODOS os animais fossem comercializados já castrados e haver uma campanha de castração animal (cães e gatos). Não pode deixar por conta da população administrar a natalidade dos animais, pois as pessoas se empolgam no começo, quando os animais estão pequeninos, depois sei lá porquê cargas d'águas decidem se livrar dos bichinhos indefesos. Por exemplo, perto da minha casa, tem uma cadela no depósito de gás que deve ficar prenha umas 3 a 4 vezes no ano, sem seu dono se importar com isso. Agora a pergunta: Para onde vão todos esses filhotes ?! Resposta: Bem, a maioria param na rua, ou são mau tratados. CAMPANHA MUNICIPAL DE CASTRAÇÃO CANINA E FELINA JÁ!

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 14:06
Lendo a reportagem dá a impressão que o grupo ADOÇÃO GATINHOS DA UFES (e não Gatinhos Help como está escrito) está responsabilizando os cães, que não têm culpa de nada. Mas isso não procede, sabemos que os animais são inocentes, agem por instinto. Somos protetores, nossa opinião é outra, quem abandona é que deve ser punido. Nesse caso, os cães que foram ali abandonados estão atacando pessoas, não só os gatos, por isso todos estão pedindo providências. Dr E, não é que gato pode e cachorro não, todos fazem parte da fauna urbana e tem direito à vida resguardado por lei, assim como os micos, os gambás, pássaros e todas as espécies que vivem no campus. Os gatos não caíram ali de pára-quedas, foram abandonados à própria sorte, assim como os cachorros. Como disse o Humberto, o ser humano é um covarde. Nosso grupo já castrou mais de 100 animais, obrigação que cabe ao poder público, mas não ficamos esperando por eles. Encaminhamos para adoção mais de 160. Fazemos nossa parte e não ficamos olhando e reclamando, como muitos fazem. Criticar é moleza, quero ver agir.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 14:00
Priscila, eles não estão comendo os gatos. Eles matam os gatos por instinto. Os cachorros estão se alimentando da ração que deixamos nos locais. Nenhum dos gatos mortos estavam ''comidos''

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 13:54
É como a Hadassa disse. É mais fácil tirar 10 cachorros ou 100 gatos? Os gatos já estão sendo castrados, vermifugados e vacinados pelo nosso grupo, porém os cachorros não tem quem olhe por eles. Alguns dos cachorros mansos que tinham na Ufes o nosso próprio grupo resgatou, o ccz tbm levou alguns, mas esses são ariscos e como dá muito mais trabalho o CCZ não quer ir lá. Uma funcionária da Ufes amarrou um cachorro na árvore e ligou p CCZ, quando eles chegaram lá deixaram o cachorro escapar, disseram o seguinte: O cachorro se precipitou! Falha de quem não sabe fazer a remoção dos animais de forma correta.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 13:43
Internauta aiksegam M, seu comentário foi ridículo, nem deveria ter sido publicado. Se não pode ajudar, não escreva besteiras. Sacrificar é covardia. É... acabo de crer que os covardes são incapazes de dar amor ou de reconhecer o valor. Isto é para os corajosos. É por causa de pensamento igual ao seu que ainda somos terceiro mundo. Quer resolver a coisa da forma mais 'simples', como você citou. O famoso 'jeitinho brasileiro', como escreveu Roberto Damatta. É uma gente que quer levar vantagem em tudo: furar fila, não devolver troco errado, jogar papel no chão, pular roleta de ônibus, praticar covardia contra inocentes e indefesos, etc. E acha que tudo se resolve, simplesmente matando! Se simples assim for, comecemos por sacrificar os humanos, afinal, o mundo tá cada vez mais povoado, e não há comida para todos. Você acha que isso resolve? Tenha outra postura, pois, pessoas covardes não mudam o mundo.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 13:00
Gente, vamos tentar conseguir adoção para esse cães e gatos? Todos somos habitantes deste planeta e temos direito à vida e a ser respeitado. Fica aí o meu apelo.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 12:43
Simples de resolver, sacrifica todos e pronto.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 10:49
A culpa é de quem abandona tanto os gatinhos quanto os cães. São as ÚNICAS vítimas, vítimas de um ser humano individualista e cruel.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 10:30
Dr E, não é que gato pode e cachorro não. Não é simples assim. Se o for, devemos também reclamar a retirada dos micos, quero-queros, gambás, siris do mangue, tartarugas e patos da lagoa e todos os demais animais que ali se encontram. Isso chega a soar até zoofóbico, um monopólio do espaço pelo Homo sapien. A questão é: quais animais são nocivos às pessoas que ali frequentam?

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 09:42
Devíamos fazer aqui no ES como fazem em muitas cidades do interior de SP. Lá, eles fazem a coleta dos animais nos locais, o centro de zoonoses vermifuga, esteriliza e todos os finais de semana existem feiras de adoções nos grandes hipermercados e shoppings. Assim eles não ficam soltos e se incentiva a adoção dos animais.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 09:37
As meninas que cuidam dos gatinhos estão preocupadas com os cães e com os gatos. Porém é mais fácil tirar os cães, pois são em menor quantidade e pq estão matando gatos e atacando pessoas. Não deveria ter nenhum animal abandonado em nenhum lugar, DR E. Elas estão tentando ajudar com esse problema. Foram pessoas que os abandonaram lá. Pessoas irresponsáveis e desumanas. Elas com recursos próprios alimentam, castram e tentam conseguir lar para eles. E já conseguiram lar para cães que apareceram na UFES também, porém os outros não atacavam pessoas, nem animais, eram dóceis. E ninguém quer sumir com os cães, estamos todos juntos (vários protetores) tentando conseguir lar para essse cães, que são também vítimas de abandono.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 09:24
Esse cães têm é medo das pessoas. E ele não estão comendo os gatos porque querem e sim porque é a lei da natureza, cadeia alimentar, eles não têm culpa, muito menos de serem despejados na Ufes. Tinha que ser feita alguma coisa é com quem está dando tiro, paulada, pedrada e outras maldades com esses animais que não têm culpa da péssima condição que vivem e maus tratos que sofrem.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 08:49
O ser humano é covarde. Aposto que os cachorros estão apenas se vingando. Foram abandonados pelos humanos. Nada melhor que atacá-los. Os conflitos entre países não começam por coisas tão banais? Alguém acredita no acordo do presidente Lula com o Irã? A guerra silenciosa continuará... E, voltando aos cães, estão imitando os humanos, simplesmente reagindo a uma ação humana: o abandono. É a guerra deles. Guerra pela sobrevivênvia. Algumas pessoas falam em sacrificá-los. Se assim for, por que não sacrificar alguns humanos presos, afinal, as celas das prisões estão cheias (de gente que não presta!).

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 08:06
Tem que tirar os gatos também. Gato pode, cachorro não?!

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 08:06
Essa UFES está uma cachorrada mesmo. Abandonada, criticada, castrada e sem dono.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 00:18
Impostos são pagos para que as responsabilidades que cabem aos governos municipais, estaduais e federais sejam executadas.

Reportar abuso
#
18/05/2010 - 00:12
Já vi uns cachorros pela UFES, especialmente naquela parte em obras do CCJE. Vi uma matilha de 3 deles, que clamaram uma área para si e ai de quem se atrevesse a se aproximar. Eles latiam e ameaçavam avançar até mesmo nos carros que passavam perto! Lembro de ter visto uma matilha de uns 5 correndo pela grama perto do Centro de Línguas... Felizmente, nunca me deparei com eles enquanto caminhava por lá.

Reportar abuso
#
17/05/2010 - 23:06
Não é brincadeira. Nós fazemos as coisas erradas e a culpa é dos pobres bichanos que apenas com ajuda maior poderão ter uma vida digna pós CCZ.

Reportar abuso
#
17/05/2010 - 21:48
A UFES além de não ajudar em nada, atrapalha. Como todos sabem, quem trabalha lá, já mataram muitos gatos mesmo. Os cachorros nao têm culpa de terem sido abandonados lá, mas ninguém toma providência.

Reportar abuso
#
17/05/2010 - 21:36
Os cachorros não foram abandonados no Campus para atacarem os gatos. Eles foram abandonados ali pelos seus ''donos'' assim como alguns gatos. O grupo atualmente possui cerca de mais ou menos dez pessoas, atuantes na alimentação do bichinhos. O CCZ realmente informou que não tem espaço. Mas e aí? O que será feito? E se os cachorros passarem a matar pessoas? Será que o CCZ vai fazer alguma coisa?

Cães atacam professores e alunos na Universidade Federal do Espírito Santo - gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário