sábado, 19 de junho de 2010

Cão mutilado e deixado sem assistência no distrito de Aveiro - Local - PUBLICO.PT


Cão mutilado e deixado sem assistência no distrito de Aveiro


Um cão foi mutilado com uma máquina de ceifar, na passada terça-feira, em Cacia, concelho de Aveiro. O responsável pelo acto abandonou o cão sem assistência, tendo o animal morrido passadas 24 horas. O homem, que vivia em terrenos adjacentes ao local onde o cão se encontrava, não foi em momento algum ameaçado pelo animal, que tinha cerca de um ano e era de pequeno porte, garantem testemunhas. A GNR está a investigar o caso.

O cão mutilado acabou por morrer devido à gravidade dos ferimentos O cão mutilado acabou por morrer devido à gravidade dos ferimentos
Armanda Pinto Ribeiro, de 50 anos – voluntária de três associações de defesa dos animais e que vive perto do local onde o cão foi mutilado – foi contactada pela dona do animal quando esta percebeu, passadas mais de 15 horas, que ele ainda estava vivo. As duas levaram o cão à clínica Planeta Animal, em Aveiro. Aqui, o animal foi assistido, tendo chegado a ser preparado para uma cirurgia com o objectivo de lhe serem amputadas as quatro patas, mas acabou por não resistir à extensão dos ferimentos e ao número de horas que ficou sem assistência.

"Sabemos quem foi o indivíduo que fez isto. Ele tinha ordens para cortar a erva do terreno, que pertence a umas pessoas de Lisboa, e quando foi para lá com a máquina de ceifar, viu o cão e mutilou-o. Ele fez de propósito, por crueldade. Ele até teve que fazer marcha-atrás com a máquina, para passar por cima do cão. O animal tentou fugir, num primeiro momento, mas depois deve ter ficado desorientado, com o barulho, e acabou por ser apanhado".

"No fim ele ainda se virou para a dona, que assistiu a tudo sem poder fazer nada, e disse-lhe 'O teu cão, esquece, ficou arrumado!'", indicou ainda Armanda Pinto Ribeiro ao PÚBLICO, confirmando que o cão era de pequeno porte, tinha cerca de um ano, e não era ameaçador.

Glória Afonso, também voluntária em associações locais de defesa dos animais, confirmou a mutilação do animal, mas considera que o facto de os donos terem demorado mais de 15 horas a perceber que o animal ainda estava vivo, antes de procurarem socorro, não abona em favor do caso.

Os donos do animal dirigiram-se à GNR para apresentar queixa, onde lhes terão solicitado os documentos de registo do animal e o boletim de vacinas, que o animal não tinha, como explicou ao PÚBLICO o tenente comandante Faria, do destacamento da GNR de Aveiro.

Para apresentar queixa deveriam ter os documentos”, diz, acrescentando que esta acabou por não ser apresentada. “Ninguém recusou a queixa”, garante o graduado. Mas confirma, após a questão lhe ser colocada, que, havendo testemunhas que confirmassem que as pessoas em causa eram proprietárias do cão, isso bastaria para seguir com a queixa em frente, mesmo sem documentos.

A queixa sobre a agressão ao animal acabou por chegar depois à GNR pela linha SOS ambiente e o tenente comandante Faria afirma que “estão a correr as diligências levadas a cabo pela equipa de protecção da natureza e ambiente para apurar a verdade dos factos e definir se existe matéria contra-ordenacional ou criminal”.

De acordo com informação disponível no site da associação ANIMAL, a violência contra animais é punível com coimas cujos valores podem variar entre os 500 e os 3740 euros. Mas Miguel Moutinho, da associação, explica que a agressão a animais não consta como crime na legislação portuguesa. E que a única maneira de punir criminalmente quem agride é encarando a agressão como um crime de dano de propriedade. Para isso os donos têm de ser identificados como tal. O caso passa então para a esfera do Ministério Público, a quem se pode apresentar a queixa directamente.

“Se for um cão vadio não se trata de um crime. A legislação portuguesa não tipifica como crime um único acto de violência contra animais. Mas aqui há crime de dano, a propriedade de alguém foi destruída. Sem dono, a agressão leva a uma mera contra-ordenação. E se o agressor não tiver dinheiro fica tudo na mesma”, explica Miguel Moutinho.

Comentários 1 a 10 de 189

Ana Inês , Cacia , Aveiro . 10.05.2009 23:15
leiam que é intressante

Infelizmente e lamentavelmente , quaze tudo o que esta noticia contem é uma data de mentiras . Em primeiro lugar , como foi descrito em cima o cão nao tinha dono e não havia documentação que prove o contrario . Em segundo lugar , a senhora Armanda Pinto Ribeiro alimenta varios animais vadios junto á sua habitação e em frente á padaria " Pão quentinho- Sarrazola" cujo acto é contra a lei. Friso tambem que essa senhora é membro de uma associação que têm um canil nesta respectiva freguesia que nao recolhe esse tipo de animais mas sim , tomam conta de animais durante o periodo de férias dos próprios donos , sendo a mesma sócia de uma associação de Albergaria a Velha que tem um canil em São Marcos , onde os animais lamentavelmente se encontram em condições precárias passando muitas vezes "FOME". Acrescento tambem que o senhor que dizem ter cometido o acto , não viu o cão e avisou a respectiva "dona" na hora . E antes de começar a ceifar avisou-a para prender o cão . Por isso meus senhores e minhas senhoras informem-se antes de comentar o assunto. Com os melhores cumprimentos de uma habitante de Cacia que está farta de ler mentiras e injurias contra outras .
Norranna , Brasília, Brasil. 12.08.2008 08:48
...

Ironias como a que fizeste, Toni, denunciam o tipo de pessoa que és. Acho que cada um tem um papel no mundo, se o seu é defender pessoas (me compadeço de você), ótimo, mas não critique quem tem o papel, tão importante quanto, de defender animais. Não generalize e não seja infantil, a crueldade noticiada nessa página, como eu infelizmente vejo em inúmeras outras, não deveria ser tratada como se nada fosse além de mera estatística, ou talvez, na sua opinião, até menos, não é?! "...devíamos punir estes criminosos que pisam formigas, matam moscas e mordem pitbulls". Tamanha é a ignorância. Qualquer um sabe que não se brinca com coisa séria, mas você pelo visto não aprendeu.

Extremocidente , Lisboa. 03.08.2008 21:08
Sr Toni e a divina providencia ....

Caro Toni , tem toda a razão , eu não tenho o mínimo interesse em defender a espécie humana , muito pelo contrário . Comentários como o seu justificam a minha escolha . E desculpe a comparação , não leve a mal , mas se a noticia do cão maltratado me suscita uma repugnancia e tristeza extremas , não me sentiría demasiado incomodado por ler que um jardineiro providente - digamos divino - se deparasse consigo no caminho da sua celeste máquina de cortar relva . Tenha um bom dia .

"Criança morde cão pitbull"

Peço desculpa mas ao consultar os meios de comunicação alternativos encontrei uma notícia que me fez voltar atrás. Volto a constatar que continuam a aparecer comentários de ditos seres humanos que valorizam mais a vida animal do que a vida de um ser humano o que me continua a deixar triste. Aconteceu mais um crime! Começo a pensar que os defensores do canitos talvez tenham razão, devíamos punir estes criminosos que pisam formigas, matam moscas e mordem pitbulls. http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=102715 vão a www.manifestohumano.com, votem e indignem-se

Parte 2

5. Tanto valor tem alguem que defende os animais como alguem que dedica a vida a proteger criancas, idosos, sem-abrigo, doentes etc. So falta dizer que quem protege os animais e que e assasino 6. Os animais sofrem como nos (tem terminacoes nervosas que reagem da mesma maneira que nos a dor) e quem lhes faz mal a eles muito facilmente faz o mesmo a um ser humano 7. PAra quem fez os comentarios idiotas: devem ver pouca televisao porque o que nao falta para a sao noticias de pessoas que sao mortas, atropeladas e ate atacadas por caes, por isso nao me venham dizer que se fosse o contrario ninguem saberia, o que falta neste momento e alertar as pessoas para a crueldade para com os animais Todos os seres vivos neste planeta tem a sua importancia (talvez o unico que fique de fora seja mesmo o ser humano) para o bem estra e o equilibrio do nosso planeta, nao protejam os animais e depois queixem-se

Anónimo , Lisboa. 10.07.2008 18:24
Parte 1

1. maltratar um animal por puro prazer seja ele irracional ou nao e um acto cruel e desumano 2. nao e por haver criancas a passar fome e mulheres a fazerem abortos que matar um animal deixa de ser um acto cruel e desumano, infelizmente no mundo em que vivemos os problemas sao muitos. A senhora que fez esse comentario devia estar calada, quantas vezes e que deu de comer a uma crianca com fome? De certeza que tem uma farta mesa ao jantar e deita comida para o lixo e nessa altura nao se preocpa com as criancas que passam fome. 3. desde quando e que ter um cao num apartamento e maldade? nos humanos tambem vivemos em apartamentos e se calhar muitos de nos gostariamos de ter uma mansao na quinta da marinha com 20 hectares de terreno para podermos passar o dia todo de barriga para o ar, desde que bem tratados qual e o problema de estarem num apartamento, certamente sao mais felizes que os desgracados que andam por ai na rua sem comida e a serem maltratados muito provavelmente pelo sr toni 4. uma coisa e matar para comer, porque e assim que o nosso organismo funciona, e uma questao de sobrevivencia da especie, os animais selvagens tambem matam para se alimentarem

oão Pedro , Coimbra, pensava que estava em Portugal. 08.07.2008 23:28
ó toni???

Sr Toni, daqui a pouco está a dizer que foram os cães que se juntaram em matilha e agora andam para aí a assassinar pessoas, se se refere há noticia que li, um cunhado mata o outro por causa de um terreno, o caso que aqui se discute, é um caso muito diferente, um homem (e sim neste caso tem de ser mesmo com h minusculo) matou um animal porque lhe apeteceu dá para ver a diferença?

Anónimo , Porto. 03.07.2008 18:15
...

Finalmente o Sr. Toni que ja enjoava com os ataques ao Publico e aos defensores dos animais se disponibilizou para parar de dar ao dedo e criticar a opinião dos outros... ate gostava de saber que faz ele pelas pessoas que tanto defende... Justiça para com os animais e para quem os maltrata o pior. E parabens ao Publico por se destacar naquele que esperamos ser o inicio de uma nova etapa.

Sandra Manso , Guarda, Portugal. 02.07.2008 17:24
Vergonhoso e embaraçoso

Exemplos como este deveriam ser severamente punidos por lei! É absolutamente inadmissível e revoltante. É pena não terem colocado uma das fotos do pobre animal, que eu vi...Era chocante...Muitas vezes sinto vergonha de pertencer à raça humana, capaz de cometer tais atrocidades apenas por diversão. Não é cliché dizer que cada conhecendo como conheço a Humanidade, cada vez gosto mais doa animais.

Ana Isa , Madeira. 02.07.2008 17:23
CRUELDADE SELVÁTICA

Estes animais, peço perdão, estes SELVAGENS, é que deviam ser TORTURADOS!! Como é que se pode fazer isto a um animal? Eu passava-me e a minha vontade seria a de matar o Homem... É mais que obvio que ele fez de prepósito, senão não dizia o que disse! Tadinho do cão!! São estas atitudes que me entristecem e que me fazem ter VERGONHA do país em que vivo! E quero ver em que vai dar, qual é a pena que vais ter!! O problema desta gentinha é que faz as coisas porque sabem que ficam impunes, porque se começem umas valentes... Tenho conheciemento de barbaridades cometidas aqui na Madeira contra animais, mas prevaleçe sempre a impunidade! E dizem ser a Legislação, então que a mudem!!! Se fazem Lei para tanta Mer** Tenho VERGONHA de viver num país que maltrata aqueles que mais gostam de nós, os ANIMAIS!!
Cão mutilado e deixado sem assistência no distrito de Aveiro - Local - PUBLICO.PT
1
2
3
4
5
...
»




Cão mutilado e deixado sem assistência no distrito de Aveiro - Local - PUBLICO.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário