domingo, 13 de junho de 2010

Capivari








O deputado Feliciano Filho recebeu em 01/02/10, um pedido de ajuda para os animais de Capivari, cerca de 200 Km da cidade de São Paulo. Os protetores locais registraram os problemas através de fotos e vídeos contendo as cenas chocantes da situação.

Tão logo teve conhecimento das gravações, Feliciano designou dois assessores para irem à cidade para averiguar a situação com a finalidade de garantir um real respeito no trato aos animais.

Assim que chegaram na cidade, no dia 04/02/10, os representantes do deputado Feliciano foram recebidos pelos protetores que informaram que no Domingo anterior o Prefeito Luis Donisete Campaci esteve no “canil” de surpresa, oportunidade que teve de constatar “in loco” a precariedade e o total desrespeito dispensado aos animais: falta de comida, falta de limpeza, animais comendo uns aos outros (por fome). Campaci determinou a abertura de Sindicância Administrativa para rigorosa apuração dos fatos e determinação de responsabilidades.
Ossada de animais jogados pelo CCZ

Ossada de animais jogados pelo CCZ

No dia seguinte, 05/02/10, a equipe enviada por Feliciano foi visitar o canil, as cenas vistas mesmo depois das “melhorias emergenciais” foram impressionantes:

Animais amontoados em canis inadequados, sem proteção no solo para dormirem e protegê-los da chuva que, com certeza inunda os canis .

Falta de ração para gatos filhotes

Nenhum cuidado medico veterinário, segundo um funcionário há pelo menos seis dias a veterinária responsável não aparecia.

Um cão que foi amputado, com a ferida e ossos expostos, sem nenhum tipo de medicação.
Cão amputado com o osso exposto

Cão amputado com o osso exposto

Um cão que fora atropelado e, aparentemente estava com uma fratura na pata traseira, que já começando a necrosar.

Animais doentes junto a animais sadios.

Fêmeas e machos juntos.

Filhotes e adultos nas mesmas baias.

O solário construído para que os animais pudessem ficar durante o dia não tinha nenhum tipo de acesso.

Os animais não estavam castrados.

Ração para cães inadequada.
Animal com a pata necrosando carecia de tratamento

Animal com a pata necrosando carecia de tratamento

Infestação de carrapatos nos cães.

Proibição da entrada dos protetores no local.

Recolhimento indiscriminado de animais.

Doação de animais sem castrar.

Total desconhecimento das leis vigentes, bem como o seu descumprimento .

No mesmo dia os assessores participaram de uma reunião na prefeitura onde estavam presentes os Secretários de Saúde e Desenvolvimento, o Prefeito, o Vice Prefeito, a Coordenadora de Vigilância Sanitária, A veterinária designada para atender os animais do canil durante a Sindicância, o administrador do canil, bem como os protetores de animais.
Animal debilitado estava solto no local

Animal debilitado estava solto no local

O Prefeito Campacci admitiu “falhas operacionais”, informou que já há um projeto para melhorar as acomodações do canil, bem como disse que um dos objetivos prioritários de sua gestão é o de melhorar a qualidade de vida dos cães de Capivari. Assuntos referentes as visitas dos protetores e denuncias foram debatidos, oportunidade em que o prefeito mostrou-se totalmente solicito a resolver a situação.

Quando os assessores do deputado Feliciano levantaram a questão dos cães que necessitavam de atendimento urgente para amputação, foram informados que na cidade não havia veterinários que estivessem preparados para realizar tal procedimento. De conhecimento desta informação, Feliciano providenciou imediatamente um profissional que pudesse atender com urgência os cães que foram encaminhados para a cidade de Campinas e devidamente medicados e amputados.

No dia 06/02/10 o prefeito Campacci recebeu novamente a assessoria do deputado Feliciano, oportunidade em que os problemas identificados e as necessidades urgentes foram novamente abordados. Campacci se mostrou totalmente solicito entrado em contato, imediatamente, com o administrador do canil solicitando a compra, em caráter de emergência dos pallets para acomodação dos animais nos canis, ração para gatos filhotes, caixas de transporte, compra de vassouras de fogo para esterilização dos canis e medicação contra parasitas.

Ainda durante a reunião, o assunto “castração” foi abordado e de conhecimento dos dados da OMS relacionados ao assunto, o prefeito pediu ao seu advogado que fizesse um levantamento das necessidades jurídicas da prefeitura para iniciar convênios com clinicas veterinárias da região, a fim de iniciar uma “Campanha de Castração”.
Cachorro encontrado com problema grave de bicheiras no CCZ

Cachorro encontrado com problema grave de bicheiras no CCZ

O prefeito manifestou ainda a intenção de elaborar uma lei referente a “Posse Responsável”, pela qual a população seja amplamente informada de seus deveres em relação aos animais.

A necessidade de contratação de um veterinário especializado em animais de pequeno porte também foi abordada e Campacci , mais uma vez, pediu ao seu advogado que fizesse o levantamento das necessidades para que tal contratação seja efetivada.

Captura de animais seletiva, campanhas de adoção, feiras de adoção com a participação dos protetores, campanhas de posse responsável, realização de eventos como “cãominhadas” e “banho e tosa”, com a participação da população, são ações necessárias e também foram abordadas na reunião.

O deputado Feliciano disponibilizou sua assessoria para ajudar a Prefeitura de Capivari a implementar as ações necessárias e desta forma, garantir um tratamento digno aos animais.

Até o presente momento a Prefeitura de Capivari está cumprindo tudo o que foi combinado com a assessoria do deputado estadual Feliciano Filho.
5 Comments »

*
GEOVANA disse:

ISSO É UMA VERGONHA E DESRESPEITO COM OS ANIMAIS QUE NÃO PEDIRAM PARA ESTAR NESSE MUNDO E SEREM TRATADOS DESSA FORMA. PESSOAS SEM ESTRUTURA E E SEM CAPACITADAS DE TRATAREM DESSES ANIMAIS.GOSTARIA QUE ESSAS PESSOAS TIVESSEM NO LUGAR DESSES ANIMAIS PARA SENTIREM NA PELE O QUE ELES PASSAM.GRAÇAS A DEUS TE O FELICIANO ESSA PESSOA DO BEM E QUE TEM AMOR AOS ANIMAIS PODE MUDAR ISSO ELE COM A HONESTIDADE E FORÇA ENFREN TANDO TUDO POR ESSA CAUSA.PARABENS EU O APOIO DEMAIS PELO QUE FAZ E TEM MEU VOTO EM TUDO…ABRAÇOS
# 15 março 2010 at 17:32
*
Braz Ferraz Carlomanho disse:

É uma vergonha. Aqui em Piracicaba as condições não são ruins, porém a lei não é cumprida. Todos os animais que a Zoonose recolhe são sacrificados por que sempre dizem que estão doentes. A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente daqui de Piracicaba é, aparentemente, conivente com o Prefeito Barjas Negri.
# 23 março 2010 at 9:39
*
Denise disse:

Nossa Senhora da Aparecida que mundo é esse , que pecado essas pessoas estão cometendo , esses animais não sabem falar, não sabem pedir ajuda , mas sente dor , frio , eles tem sentimento.( esse é o fim do mundo )
# 14 abril 2010 at 16:35
*
juliana disse:

Isso mesmo um dia passei por lá e parei fiquei chocada com o que vi cachorros com sarna junto com quem não tinha doentes;todos estavam juntos uma falta de nocão destas pessoas.
# 8 maio 2010 at 19:14
*
kamilla disse:

Acho que estas pessoas sem vergonha na cara que tomam conta desse canil aqui na minha cidade não tem Jesus no coração pois porque tanta crueldade com quem não sabe falar para poder se defender !!!
1-Ossada de animais jogados pelo CCZ
2-Cão amputado com o osso exposto
3-Animal com a pata necrosando carecia de tratamento
4-Animal debilitado estava solto no local
5-Cachorro encontrado com problema grave de bicheiras no CCZ

Feliciano Filho » Capivari

Nenhum comentário:

Postar um comentário