terça-feira, 29 de junho de 2010

Saiba como reagir a um ataque de cachorro

Saiba como reagir a um ataque de cachorro

O Bom Dia conversou com o veterinário, pesquisador e criador de pit bull há 31 anos, Ricardo Cavalcanti. Ele explicou mais detalhes da sua pesquisa sobre a violência de cães dessa raça. O pesquisador também deu dicas sobre como agir em caso de ataque de cachorro e o que a pessoa que procura um cachorro deve observar antes.

DICAS IMPORTANTES SOBRE COMO CUIDAR DE CACHORROS

1. Se você vai comprar um animal, primeiro procure a finalidade. Por que eu quero ter um cão?
2. Depois, procure raças que sejam da finalidade que você quer.
3. Procure um veterinário para ele identificar se esse o animal é puro.
4. Eduque seu animal com carinho e com cuidado, para no futuro, ele não se tornar uma arma.

SAIBA COMO REAGIR A UM ATAQUE DE CÃES

1. Você não deve competir com o cão dentro do território dele. Dificilmente, um cão ataca fora do seu território.
2. Caso você seja atacado, não reaja. Se você não reagir, ele instintivamente vai parar. Se você for atacado e o animal imobilizar uma de suas mãos, não use a outra para se distanciar.
3. A melhor forma de se livrar do animal é inibindo a respiração dele com asfixia. Você deve inibir a respiração dele. É a única forma de você fazer com que ele abra a boca e solte a vítima. Para isso, você deve fechar a traquéia do cachorro. Assim, ele vai ter que buscar o oxigênio. Para isso, ele vai ter que abrir a boca e vai soltar a sua presa.
4. Ligue para o Corpo de Bombeiros, porque eles têm um equipamento que consegue imobilizar o animal.

Uma dica: a primeira reação de uma criança ou de alguém que tenha medo de cachorro é correr ou é se espantar. Mas o pânico é uma forma de reação. Por isso, mantenha a calma, se possível.

Será que dá pra escapar do ataque de um cão com essa velocidade e explosão? Assista o vídeo.


A sociedade de amigos dos animais também dá orientações sobre como evitar ataques de animais. No site do SOAMA, você também encontra dicas sobre como cuidar do seu animal. E veja como denunciar maus tratos a animais.

A Sociedade de Proteção aos Animais também dá dicas sobre como cuidar melhor do seu bicho de estimação. Oferece informações sobre vacinação, alimentação e educação.

O projeto Veterinário Solidário do Arca Brasil atua em vários estados do país e realiza a castração de cães e gatos. Veja também como denunciar maus tratos a animais.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA QUE ESTUDA A VIOLÊNCIA EM PIT BULLS

Bom Dia – Como surgiu a pesquisa?
Ricardo Cavalcanti, pesquisador e veterinário – Há um bom tempo, eu tenho observado nas reportagens que vejo na TV que os animais que apareciam não eram pit bulls puros. Toda raça tem as suas características fixas, seja em um ser humano ou animal. E o pit bull é uma raça nova.

Antigamente, a gente cruzava o pit bull com outras raças para intensificar algumas características do animal. Duas das raças são o American Star Fordshire Terrier e o Canecosso. Se você colocar uma raça do lado da outra, elas são extremamente parecidas. Mas cada uma tem uma individualidade. Cada cão tem a sua especificação, por grupos. Os cães da raça American Star Fordshire Terrier são cães de caça. Já os animais da raça canecosso são cães de guarda.

No caso do pit bull, ele foi desenvolvido como um cão de trabalho. Ele domina um boi apenas com um focinho. Como viram que ele era muito forte, começaram a estimular ele na rinha. Começaram a misturar o pit bull com várias raças violentas. Assim, misturando raças distintas, eu vou gerar, geneticamente, um novo indivíduo com características inesperadas.

Eu posso afirmar que os pit bulls puros não atacam. Vendo matérias na TV, reparei que eles só atacam pessoas com baixa estatura. Foi assim que começou a minha ideia para o estudo.

O pit bull e o American Star Fordshire Terrier são muito parecidos. Mas, se você olhar a cabeça de um e de outro, vai conseguir ver diferenças na constituição. Ao misturar as raças, você gera um animal com um crânio de formato diferente. Assim, com essa mistura, o pit bull mestiço vai ter o globo ocular mais curto. E esse encurtamento ou alongamento torna a visão dos animais deixe de ser focalizada.

O mestiço do pit bull ataca, porque ele não enxerga bem e, de repente, chega alguém que ele não consegue identificar bem.

O senhor falou que, se a pessoa não reagir, o animal vai para o ataque. Mas nós vemos muitos casos de pessoas que, mesmo sem reagir, são atacadas por pit bulls até ficarem bem debilitadas.

Nesses casos, o animal não deveria estar sozinho. Se ele estiver em grupo, instintivamente, ele vai atacar a sua vítima até a morte. Se ele estiver sozinho, ele vai atacar por um ou dois minutos. Outro coisa que pode acontecer, como foi visto na reportagem, é o caso de alguém ser atacado por pit bulls, porque salvou outra pessoa desse ataque. O problema é que ela foi defender a presa, e os cães estavam em dupla. Eles estavam competindo pela presa, para ver quem era mais forte.

Bom Dia – Como foi feita a pesquisa?
Ricardo Cavalcanti, pesquisador e veterinário – Nós estamos pegando amostragem de cães. Mas o maior problema é que os donos não aceitam que o seu pit bull não é puro. A partir dos animais que conseguimos analisar, nós fizemos um mapeamento do globo ocular com ultra-sonografia. Assim, determinamos o diâmetro do globo ocular, e através desse diâmetro, nós determinamos qual seria o padrão da raça. O que passar do padrão racial seria uma deformidade, um mestiço.

A nossa pesquisa está fundamentada em três fatores: comportamento, genética e anatomia. O animal pode ser violento por causa da criação que leva em casa, pelo comportamento que desenvolveu. Outro fator é o genético, de ele vir de uma família de cães violentos. Por último, o animal pode ter um problema anatômico que é o caso do globo ocular encurtado. Precisamos ter os três fatores para considerar o animal agressivo.

Agora, estou buscando animais agressivos, para comparar o globo ocular dos animais agressivos com os animais tranqüilos.

No Comments to “Saiba como reagir a um ataque de cachorro”

1.
Deh 1 novembro 2009 at 16:25 #

“Eduque seu animal com carinho e com cuidado, para no futuro, ele se tornar uma arma.”

Espero que isso tenha sido erro de digitação. Faltou um NÃO ali depois do ele, né?
2.
Marcello Berriel 1 novembro 2009 at 17:29 #

Boa tarde André!

Obrigado por acompanhar nosso Blog! Realmente ocorreu um erro de digitação, valeu por apontar! Abs,

Marcello Berriel
3.
bitxo 2 novembro 2009 at 12:41 #

Muito bom o post, porém não serve só para pit bulls, vc deveria colocar o nome Saiba como reagir a ataques de Cães Ferozes, pois dependendo da criação, qualquer cão pode ser raivoso, eu crio pit bull a 10 anos e nunca tive, nem terei problemas pois a educação que dou a ele é exemplar
4.
Daniel Guisse 4 novembro 2009 at 3:17 #

“Ligue para o corpo de bombeiros”

Isso é pra rir? kkkk

Imagine o cara com um Pit Bull atracado no pescoço pegando o celular pra ligar pros bombeiros.
5.
Companhia de saneamento distribui folhetos para evitar ataques de cães « Cachorro Blog

[...] Saiba como reagir a um ataque de cachorro [...]

Saiba como reagir a um ataque de cachorro

Um comentário:

  1. Penso deveria existir um controle para ter um animal indepenente de sua especie ou raça,para ver se realmente a pessoa esta apta a ter um , para não ser apenas um impulso e depois larga-lo, ou cria-lo para ser violento e participr de ringas. Isso é absurdo pois essas pessoas acham que um animal é um brinqedo que não sente nada e acabam largando depois que eles acham que não serve para mais nada.
    Acho que isso ajudaria muito na diminuiçao de irresponsabilidade de donos que não tem nenhuma condição de ter um animal.

    ResponderExcluir