sábado, 18 de julho de 2009

Ataques de pitbulls..



O site Época Estado Independente colheu dois depoimentos importantes, um deles do zootecnista Alexandre Rossi, especializado em comportamento canino, e do coronel Mascarenhas, que cuida do efetivo canino da polícia de Minas Gerais. Segundo Rossi, outros cães são agressivos, mas a grande desvantagem do pitbull em relação aos outros animais, é que existe dificuldade em parar seu ataque. O coronel Mascarenhas afirma: “Se o pit bull atacar, o efeito será desastroso: vai machucar, pois ele se comporta como em uma caçada”.

Nas pesquisas que fizemos, com base em informações do Diário de São Paulo, a cada 3 dias, uma pessoa é atacada por um cão da raça pitbull na cidade de São Paulo. O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo recolheu em janeiro de 2007, 58 cães em face de agressões, sendo que no mesmo período, por outros motivos, foram recolhidos 467 pitbulls.

A jovem Elizandra Grutzmann, 23 anos, de Chapecó/SC levou 50 pontos na cabeça e 7 na mão direita. Em Santo André/SP a menina Luana Vizignani, 6 anos, teve lesões graves, tendo de passar por cirurgia plástica após o ataque de um pitbull. Já a menina Tainá Figueiredo dos Santos, de 4 anos, de Ubatuba/SP, não resistiu ao ataque de 2 cães da raça. Em Itu/SP 3 crianças de até 7 anos foram atacadas dentro do pátio da escola, numa zona rural. Feridas nas pernas e braços passam bem. No caso da aposentada Maria Antonieta Valente, 63 anos, de Bebedouro/SP seus dois cães pitbull a atacaram. Mesmo internada não resistiu aos ferimentos e morreu. Na Alemanha, na cidade de Hamburgo um menino de 6 anos foi estraçalhado por dois pitbulls. Os animais foram abatidos a tiros, mesmo assim, as mandíbulas encravadas no pescoço do menino não puderem ser retiradas.

Esses casos ilustram ataques de pitbull, no Brasil e no exterior. Nas pesquisas, em livros, jornais, revistas, e sites, se encontrou centenas de outros relatos que preocupam, alertam e denunciam.
http://acangatu.blogspot.com/2008/07/santa-catarina-probe-criao-de-pitbull.html

6 comentários:

  1. eu acho isso um erro matar os pobres pitbulls , eles nao tem consiencia do que fazem !
    imaginem voces bebos ( exemplo ) voces machucam mto uma pessoa so que nao esta tendo consiencia do que fazem voces querem ser mortos ? !

    Se disser que sim , manda alguém fazer isso com voces , porque na hora sei que todos implorarao pra viver

    ResponderExcluir
  2. Se um pitbull atacar um filho(a) teu vai mudar de opnião.

    Sei que os pitbulls nao tem culpa,mas pessoas irresponsaveis nao usam os equipamentos obrigatórios em seus animais.

    esses inrresponsaveis deveriam serem ponidos com cadeira(preso).

    ResponderExcluir
  3. Os poucos acidentes que tive com cães, foram justamente com aqueles em que os proprietários, depois de lerem livros e procurar teorias por aí, tentaram fazer o trabalho, agredindo seus animais, querendo fazer deles animais completos para determinadas coisas de suas cabeças, esquecendo ou não sabendo, que os cães dividem-se em modos de ser por natureza, ou seja, na mesma ninhada existem três temperamentos diversos: 1- Ativo, 2-Rativo e 3-Passivo- onde os ativos, são cães temperamentais, reagem constantemente quando forçados a isso.
    Os Reativos, reagem, mas demoram um pouco mais, e os passivos, dificilmente vão reagir a qualquer provocação. Portanto cada cachorro, é determinado pela própria natureza ao comando das tuas reações de ataque ou não.

    ResponderExcluir
  4. Obs:
    O cachorro que, tentando ser forçado a agredir com violência e não tendo condições para isso, pode ocorrer de vir mais tarde ser agressivo por traição, como acontece na própria matilha, onde apanha dos demais por ser o mais fraco, são cães traumatizados pela força.
    Não existem cachorros ruins mas sim cães mal preparados por falta de conhecimento ou ainda por terem sido agredidos na própria matilha.
    Quando atuamos no trabalho de adestramento ou condicionamentos ou ainda de passeios com cães, aprendemos muito, convivendo com os animais, nos integrando com os mesmos, sendo ou não aceitos, eles não sabem mentir, são verdadeiros, ou são nossos amigos ou não são.
    É bem verdade, que dependendo da maneira de ser do dono, é o feitio do cachorro, por incrivel que pareça.

    ResponderExcluir
  5. Uma melhor noção a respeito de tratamento dos cães, quando na matilha com a mãe, os filhotes são educados desde a higiene, quando mamam, a mãe limpa-os incentivando o xixi e o cocô, eliminando por si mesma, lambendo-os, a medida em que vão comendo sólidos e o cocô e o Xixi começam a ter odor ou feder, ela encaminha-os empurrando para fora do ninho, onde sujam, evitando assim que sujem o ninho, assim aprendem a manterem o ninho limpo e a fazer xixi e cocô lá fora, longe do ninho, evitando o acumulo de moscas e outros insetos que possam trazer doenças ou parasitas. Quando chegam em casa por adoção, geralmente são tratados diferentemente da ninhada com a mãe, por ignorância dos seres humanos que não sabem como devem tratá-los, então mimam, deixando fazer tudo que quiserem, incentivando-os a fazer coisas erradas, o que vai influenciar no temperamento futuro contra a família. Começam aí a criarem o vilão, aquele que irá promover a aflição familiar, agredindo a tudo e a todos. Quando o filhote chega em casa, além do conhecimento do ambiente, deve se acostumar com as pessoas da casa e também com as pessoas de fora que visitam a casa, assim é sociabilizado e será um cachorro melhor no atendimento, evitando assim que ocorram acidentes. Com exceções dos desvios comportamentais advindos de pais com problemas, os cães em casa, desde que levados com a sociabilização correta, desde a higiene, a saúde, o modo correto de alimentar, cobrando sempre uma maneira certa de por a comida e esperar para comer, etc. Fazemos cães bons de trato, sem acidentes. Corrigindo desde novo, depois de velho, é mais dificil a sociabilização.(Pinhalense).

    ResponderExcluir
  6. O certo seria, fazer folhetos instrutivos para serem colocados nas escolas, informando como tratar os animais, para evitar criar monstrinhos em casa. Principalmente quando querem fazer um cão de trabalho, pondo temperamento sem saber como fazer, trabalho que deve ser feito por um profissional gabaritado para isso. Não se brinca com cães de indoles agressivas por natureza, pois é brincando que cada um põe a prova sua força na matilha, e a partir daí, a familia é a tua matilha de adoção, portanto irá fazer brincadeiras com a intenção de mostrar força e ganhar território de mando, onde irá mandar e a tua maneira de mando é com a força e mordidas, certamente, o que faz com outros cães, mas com seres humanos por terem a pele menos resistente não aguentam e se debatem para livrarem-se, tornando-se assim caças, com as quais mais aumentam o instinto animal de abater suas presas, o que acaba ocorrendo em acidentes domésticos de grandes proporções. Crianças, geralmente não tem voz ativa com cães adultos, pois são tratadas como filhotes, quando filhotes incomodam, recebem uma pequena mordida, com a qual são postos em seus lugares, gritam e saem de perto do cão lider, mas com seres humanos, gritam e se debatem, provocando ainda mais os agressores. Que tudo fazem para eliminar de vês a caça que se tornou com a reação ante o ataque..

    ResponderExcluir