sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pit bulls de Belo Horizonte


23/07/07 - 09h34 - Atualizado em 23/07/07 - 12h30

Pit bulls de Belo Horizonte vão receber chip

Objetivo é identificar o dono e punir responsáveis em casos de ataque.
Depois de pit bulls, outros cães de grande porte vão receber aparelho.
A Prefeitura de Belo Horizonte pretende implantar chips em cachorros da raça pit bull a partir desta semana. Segundo o veterinário Adamastor Santos Bussolotti, do Centro de Controle de Zoonoses, os equipamentos já foram comprados, esterilizados e devem ser entregues à administração municipal até terça-feira (24).

"Assim que tivermos os chips, vamos ligar para os donos dos animais cadastrados e começar a realizar implantes", diz Bussolotti.

A implantação de chips será gratuita. O objetivo é identificar os donos e punir os responsáveis em caso de ataques - os cães da raça pit bull são considerados violentos.

O aparelho eletrônico vai ter um número de identificação do banco de dados do Centro de Controle de Zoonoses. No sistema, devem ficar armazenadas informações do animal, como idade e datas de vacinação, e do dono.

Cadastro

Cerca de 1.800 pit bulls já estão cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte e devem receber os primeiros chips. Depois dos pit bulls, será a vez dos cães de grande porte e também considerados violentos, como rottweiler e doberman, de acordo com o veterinário.


Bussolotti informa que foram comprados 6 mil chips para implante, após o processo de licitação.
Sacrifício

Os bombeiros informam que, nos últimos seis meses, o número de pit bulls capturados nas ruas da Capital mineira aumentou 123% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os bombeiros, os donos dos cachorros estão abandonando os animais para evitar problemas com ataques.

Só na última semana, dez pit bulls foram capturados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses. O dono tem 72 horas para aparecer. Passado esse prazo, o cachorro é sacrificado.

No início deste mês, um cão pit bull matou um bebê de três meses e deixou uma idosa ferida em Ipatinga (MG). Depois disso, pelo menos nove cães foram entregues para a Prefeitura da cidade para serem sacrificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário