sábado, 18 de julho de 2009

O canil clandestino de Canto dos Ganchos...


Na comunidade de Canto dos Ganchos, a despeito da lei estadual, de procedência do Dep. Marcos Vieira, do PSDB, foi instalado um canil com adestramento da raça Pitbull. O local insalubre, não distante 30 metros do Rio Cuba, conseguiu ligação de energia elétrica sem esforço. O local não possui liberação da Vigilância Sanitária. Instalado defronte a Praça Eusébio Simão, por onde circulam pessoas. Os cães latem durante a noite e dia, sendo provocados pelo adestrador, que ostenta um relho e anda com os cães sem focinheira nas ruas do bairro.

O canil, ao que parece, pertence a empresa do ramo de vigilância da capital, mas possui endereço em Gov. Celso Ramos. Ignora e desrespeita as normas civis que prevêem o sossego, a tranqüilidade, e a segurança. Põe em risco a saúde da população, com o constante barulho e risco de ataques de cães da raça Pitbull.

A comunidade se mobilizou fazendo um abaixo-assinado para retirada do canil. Nessa semana soube-se que o local funciona parcialmente como canil, vez que o adestrador fora orientado a apenas guardar os cães no local. Ocorre, que treinamentos ou não, os latidos e ganidos dos animais continuam em diversos horários.

A empresa que é proprietária dos cães deu emprego ao adestrador; levou os cães para serem apresentados na Escola Básica Abel Capella, o que proibido pela lei; e ainda forneceu segurança gratuita a tradicional Festa de São Pedro. Motivos estranhos que nos levam a hipótese de que no intuito de limpar seu nome frente a comunidade acabaram se enterrando mais nas proibições acarretadas pela lei, que prevê para cada agravante multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Até o momento existem quatro boletins de ocorrência (BO), dois termos circunstanciados (TC’s) em andamento, um abaixo-assinado, e o conhecimento do Ministério Público de Biguaçu (MP). O missivista do presente artigo foi agredido verbalmente por palavras de baixo calão, também por ameaças do adestrador do referido canil. Sendo que, dos quatro Boletins de Ocorrência, dois são nossos.


A população pede que volte a tranqüilidade; que a lei seja cumprida e o canil se retire com urgência; que o bairro receba infra-estrutura adequada com equipamentos urbanos decentes: praças, centros culturais, jardins, trapiches ao pescador artesanal, local para esportes. Distante do que se apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário