domingo, 26 de julho de 2009

O CÃO É A CARA DO DONO?




Atualizado e Publicado em 26 de março de 2008 às 01:09
Escalado pelo SBT para fazer uma reportagem sobre cães violentos, fiquei surpreso ao descobrir detalhes bizarros do treinamento a que alguns deles são submetidos. Os chamados cães de briga recebem injeções de hormônio para ganhar musculatura.

Pólvora é misturada na comida, para irritar o estômago e deixar o bicho nervoso. Em Nova York as brigas são improvisadas, durante a noite, entre os animais de integrantes de gangues. As apostas podem chegar a 10 mil dólares. O cachorro vencedor não precisa matar o outro, é o dono que decide quando deve desistir da luta.
Assim como no Brasil, muitos acidentes envolvendo cães acontecem nos Estados Unidos. Os dentes acima são de um pitbull. Uma arma e tanto, que já foi usada para matar.

Conversei com uma especialista, Robin Kovary, que fez uma afirmação interessante: segundo ela, os cães são uma expressão do dono. Por isso, ela não acredita na existência de raças malditas, como os doberman ou os pitbull. Na opinião dela, tudo depende do tratamento que os bichos recebem.

Os cães de briga são treinados para atacar a cabeça do adversário, o que explica porque muitos donos cortam as orelhas dos bichos. Pela lei novaiorquina, só quem tem mais de 21 anos de idade pode ter um cão de ataque.

Ainda assim, só pode sair às ruas se o bicho estiver preso à coleira, usando focinheira e se o dono tiver uma apólice de seguros de pelo menos 100 mil dólares para cobrir algum acidente.
Este homem ficou viúvo quando o cão da família, um pitbull, matou a mulher dele, em Ohio. Depois de investigar, a polícia descobriu que o homem havia treinado o cachorro para dar fim na mulher. O marido foi condenado a quinze anos de cadeia, por homicídio.
Publicado originalmente em 2005
http://www.viomundo.com.br/bizarro/o-cao-e-a-cara-do-dono/

Um comentário:

  1. Amigo...pólvora para irritar o estômago e deixar o bicho mais agressivo é de uma ingenuidade muito grande. Treinadores de esportes de combate nunca dão pólvora para seus atletas para deixarem os mesmos mais agressivos nos ringues, isso iria lhes enfraquecer causando perturbações digestivas, o mesmo ocorre com os cães?
    O especialista que vc conversou me fez ficar pensando até que ponto ele realmente entende do assunto. Afirmar que os cães são uma expressão do dono é apenas meia verdade. Pit bulls de linhagem de rinha vão continuar carregando em sua carga genética essas características independente da forma que forem criados pelo dono. Por isso tão importante quanto a posse responsável é a criação responsável(seleção dos animais que irão acasalar). Afirmar que o cão de briga é treinado para atacar a cabeça do adversário é desconhecer etologia. Atacar no pescoço é uma herança genética do lobo presente em todos os cães e não apenas nos de rinha. As orelhas são imputadas para deixarem o cão menos suscetível de ser dominado pelo seu adversário e devido ao fato das mesmas serem dilaceradas no combate. No caso do viúvo quem merece ser penalizado? O pitbull irracional que atacou ensinado pelo seu dono ou o homem responsável pelo seu treinamento. Ele poderia ter usado uma faca, veneno, arma de fogo...mas usou o pobre animal. Cães podem ser heróis ou assassinos depende de quem está no outro lado da guia. Esse mesmo cão possuia potencial parar defender a mulher da agressão de outros seres humanos caso isso fosse necessário. Pit bulls na clandestinidade já salvaram vidas ao guardarem uma propriedade conservando a família que nela vive protegida.A agressividade nos cães de defesa não deve ser totalmente reprimida, ela é um ingrediente necessário para eles exercerem a função para a qual foram selecionados pelo homem. Deve ser gerenciada e acompanhada para apenas se manifestar quando for realmente necessário e estar sob o controle do dono. Nem todo proprietário de um cão desses é um marginal em potencial, mas infelizmente esse tipo de cão atrai muito maus elementos pelo seu "status" intimidatório, sendo utilizado por pessoas de má indole para se auto afirmarem. Abraço.

    ResponderExcluir