terça-feira, 30 de novembro de 2010

Abandono de animais

13/07/10

Não é demais alertar sobre este tema, ainda mais numa estação onde se verifica o pico deste abandono. As férias têm "justificado" o aumento de animais errantes.
Podia discorrer sobre o perigo, em termos de saúde pública, que os animais de rua representam, mas o que me incitou a este post foi mesmo a situação deplorável e infra-humana com que se tratam tantos animais.
Na minha actividade deparei-me com histórias inimagináveis decorrentes de maus tratos e negligência. Em comum, todos estes animais tinham aquele brilho triste e lacrimejante no olhar, tão terno e suplicante, tão assustado e desencantado...
Não é obrigatório que todos lhes devotemos a mesma profundidade de afecto, mas é imperativo que lhes prestemos o respeito que merecem, e asseguremos o seu acesso à alimentação, que é o básico da sua subsistência. Cabe, nesta responsabilidade, às autoridades sanitárias e autarquias, a provisão de alimentos, mantimentos e medicamentos a instituições e particulares que, estóica e dignamente, têm assegurado um lar (provisório, ou mesmo para a vida) a milhares e milhares de animais.
Para elas, a minha admiração e gratidão.

Este é um nº nacional para a protecção de animais ao qual se pode recorrer em situações de emergência ou mesmo de dúvida:
21 3217000

Nenhum comentário:

Postar um comentário