segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cães que latem muito podem estar com depressão, diz estudo

Pesquisadores espanhóis afirmam que os cachorros que apresentam mau comportamento têm menos substâncias cerebrais relacionadas ao bem-estar do que os outros cães

por Redação Galileu
 Shutterstock
Tenha paciência com o cachorro nervoso do seu vizinho, que não para de latir e sempre tenta lhe morder, porque ele pode sofrer de depressão em vez de ser agressivo por natureza. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Zaragoza, na Espanha.

>> Mergulhadores encontram champagne de 230 anos

>> Inglês caminha há 836 dias por toda a extensão do Rio Amazonas

A pesquisa descobriu que os cães que apresentam mau comportamento tendem a ter níveis menores de serotonina no cérebro (substância relacionada a transtornos de humor, que tem a produção estimulada por medicamentos antidepressivos) e cortisol (hormônio ligado ao estresse) do que cães mais calmos e felizes. Em humanos, a queda de serotonina é normalmente conectada a problemas como depressão e ansiedade, por exemplo.

Os autores do estudo analisaram amostras de sangue de 80 cachorros de dois hospitais veterinários após seus donos reclamarem que os animais eram agressivos. Os resultados foram comparados com amostras de sangue de 19 cachorros com o comportamento considerado “normal”. A pesquisa, que saiu na publicação científica Applied Animal Behaviour Science irá colaborar com o diagnóstico da depressão canina e facilitar a elaboração de novos tratamentos para problemas de agressividade, que poderão ser feitos à base de antidepressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário