domingo, 28 de novembro de 2010

Poodle morre ao salvar menino de pitbull

Publicada em 12/06/2008 às 22:27

Carlos Brito - Extra
Pitbull mata poodle que protegeu o dono em Paciência. Gabriel e Fabiana ficaram assustados com ataque do pitbull Hanna - Foto: Carlos Brito / EXTRA RIO - A vida do pequeno Gabriel de Oliveira Domingos, de apenas 4 anos, recomeçou exatamente às 17h30m da última quarta-feira. E o menino sabe que deve isso a Belinha, a poodle toy que ele e sua família criaram com carinho nos últimos dois anos. Foi ela quem salvou Gabriel do ataque de Hannah, uma pitbull de quatro anos de idade. Belinha impediu o avanço da cadela, que tinha, como objetivo principal, atacar o menino. As conseqüências para a poodle foram fatais: mordida no pescoço, arrastada e pendurada pela pitbull, ela não resistiu sos ferimentos e morreu. Agora, está enterrada nos fundos do quintal da família do menino, local onde o fato aconteceu (fórum: seu animal de estimação já teve um dia de herói?) .
A tarde de quarta-feira estava quase no fim. Gabriel e um outro menino brincavam no chão da varanda da casa do primeiro - que fica na localidade de Manguariba, em Paciência. A mãe de Gabriel, Fabiana Venâncio de Oliveira, de 31 anos, estava no interior da casa. Ela se preparava para sair quando, de repente, começou a ouvir os gritos do filho. Desesperada, correu para o lado de fora. Foi quando ela viu que Hannah já estava com Belinha entre os dentes. Apenas mais tarde, quando a poodle já havia morrido, Gabriel explicou à mãe o que havia acontecido.
- Eu estava distraído, brincando no quintal, quando olhei para o portão e vi que a Hannah já havia entrado e corria na minha direção. Não sabia o que fazer. Ela já estava bem perto de mim, com a boca aberta, quando a Belinha a viu e correu na direção dela. Ela ficou entre mim e a pitbull e começou a latir para me defender. Foi quando a Hannah avançou sobre ela e a pegou pelo pescoço. Senti muito medo - relembrou Gabriel.
Belinha salvou o menino Gabriel do ataque do pitbull Hanna, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu - Foto: Reprodução
Logo depois de morder Belinha, a pitbull levou a poodle para o lado de fora. Mesmo diante dos gritos de Gabriel, de Fabiana, e de moradores da rua, Hannah continuou mordendo sua presa, sacodindo Belinha pelo pescoço. Alguns moradores do local tentaram fazer com que Hannah largasse a poodle - o que não aconteceu.
A agonia de quem assistia só chegou ao fim depois de mais de meia-hora, quando a pitbull enfim largou a poodle e voltou para dentro de seu quintal. Belinha não sobreviveu à pressão exercida contra seu pescoço durante tanto tempo.
- Eu sempre gostei tanto dela. Era a minha amiguinha. A Belinha já era praticamente parte da família. Sempre brincava comigo. E agora, só porque tentou me defender, ela foi embora. Queria que ela estivesse aqui comigo, mas sei que isso não vai mais acontecer - lamentou o pequeno Gabriel, ontem pela manhã.
Uma prova de que o menino não exagerou quando disse que a pequena poodle já fazia parte da família pode ser vista facilmente nos fundos do quintal onde ele vive com a mãe. Lá, um pequeno amontoado de areia e pequenas pedras marca a cova rasa que recebeu o corpo de Belinha.
Momentos de tensão Para os moradores da Travessa M, onde está localizada a casa de Gabriel e sua família, os 30 minutos seguintes ao momento em que Hannah agarrou Belinha pelo pescoço foram tensos e marcados pela imagem do pequeno poodle morrendo aos poucos na boca do pitbull.
- Estava na rua quando ouvi os gritos de Fabiana e dos outros vizinhos. Cheguei mais perto para entender o que estava acontecendo e vi que a Hannah estava matando a Belinha. Eu e outras pessoas da rua corremos para tentar impedi-la - disse o estudante Patrick Consciano, de 17 anos.
Ele e um grupo de pessoas começaram a chutar e bater na pitbull para tentar fazer com que ela soltasse a poodle. Foi inútil: Hannah não largava de sua presa.
- Chegou a um ponto em que pegamos paus, pedras, e até vassouras para atingir a Hannah. Batemos com tudo o que encontramos pela frente, mas ela simplesmente não largava a poodle. pelo contrário: quanto mais nós batíamos nela, mais ela ficava agressiva. Passava a sacodir Belinha pelo pescoço com mais raiva - descreveu Patrick.
Apenas depois de meia-hora Hannah, por conta própria, decidiu largar o que, àquela altura, era o corpo morto de Belinha. Revoltados com o que havia acontecido, os moradores entraram foram até um Destacamento de Policiamento Ostensivo do 27º BPM (Santa Cruz). Os policiais foram até o local. Eles levaram Fabiana até a 36ª DP (Santa Cruz). Posteriormente, o dono da pitbull, Alberto Luiz Araújo da Silva, de 32 anos, também foi à unidade.
Na tarde desta quinta-feira, o EXTRA tentou contatá-lo por meio dos dois telefones que ele deixou no registro de ocorrência. Ele, entretanto, não foi encontrado. O primeiro número era de um celular que estava na caixa postal. No segundo, uma mulher atendia e dizia que não havia ninguém chamado Alberto Luiz ali.
Na delegacia, ele foi indiciado na contravenção penal de omissão de cautela na guarda ou condução de animais - um delito de pequeno potencial ofensivo cuja pena varia de 10 dias a dois meses de prisão aberta ou semi-aberta, além de multa.
Ontem pela manhã, a própria Fabiana e outros moradores da travessa disseram que o incidente aconteceu porque o cão foi incitado pelos donos a atacar crianças que brincavam na rua. A inteção do dono do pitbull é justamente o que a polícia pretende descobrir com o inquérito que foi aberto para investigar o ocorrido na Travessa M.
- Vamos tentar verificar se a agressão cometida pelo cachorro aconteceu por um descuido ou se o animal foi encorajado por seu dono a fazer aquilo. Caso a primeira possibilidade seja comprovada, trata-se de fato de um crime menor, com uma pena baixa. Entretanto, se descobrirmos que o dono do animal o soltou propositalmente, ele poderá ser indiciado no crime de tentativa de lesão corporal - informou o delegado-adjunto da 36ª DP (Santa Cruz), João Dias.

Fonte:
http://extra.globo.com/rio/materias/2008/06/12/poodle_morre_ao_salvar_menino_de_pitbull-546780814.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário