terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pitbull ataca vira-lata na Urca

Publicada em 09/01/2007 às 13h31m
Cláudio Motta - O GloboExtra Pitbull ataca e fere gravemente cadela vira lata na Av. Pasteur, na Urca - Marco Antônio Cavalcanti (O Globo) RIO - Um cachorro da raça pitbull atacou uma cadela vira-lata na manhã desta terça-feira, na Avenida Pasteur, esquina com a Rua Ramon Franco, na Urca. Nem mesmo enforcador, guia e focinheira evitaram o ataque. Neste domingo, um casal de idosos também foi atacado por um cachorro da mesma raça em Nilópolis, na Baixada Fluminense.
Os proprietários da cadela Lili, o casal Alfia Flávia Rametta, de 42 anos, e Nelson Baron, de 37, tentaram separar os animais e a mulher acabou se ferindo levemente nos joelhos. A vira-lata ficou com um hematoma no olho, um corte de dez centímetros no pescoço e precisou ser operada.
Os donos da vira-lata costumam passear com ela de manhã, em Botafogo, onde moram, até a Praia Vermelha. Nesta terça estava prevista uma operação para castração e a retirada de um cisto no ovário da cachorra, que tem nove anos.
— A focinheira do pitbull era muito fininha. O cachorro, que é grande e difícil de controlar, mordeu e não soltou mais — reclamou Baron.
Apesar de terem ido até a 10ª DP (Botafogo), o casal não registrou a ocorrência.
Vira-lata que livrou casal de ataque de pitbull vai ganhar medalhaNeste domingo, o casal de idosos Nélio e Judith foram atacados quando deixavam sua casa, em Nilópolis, para ir à Igreja Nossa Senhora da Conceição. O cachorro que atacou o casal era conhecido na vizinhança como "Coisa Ruim". Ao ver os donos em perigo, o vira-lata Rint interveio. O cão violento acabou morto a pauladas por moradores.
Rint vai ganhar medalha da Suípa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) e tratamento vitalício. O prêmio é pela valentia demonstrada pelo animal.
- Quando o pitbull ia pegar no pescoço do meu marido, puxei o bicho pelo rabo e ele mordeu meu braço. Então o Rint se meteu, eu escapuli e o pessoal matou a fera - contou Judith.
Nesta segunda-feira o casal de idosos recebeu visita de um médico e recebeu novos curativos. Nélio ficou bastante machucado e Judith, com ferimento no braço direito. De acordo com testemunhas, o idoso foi arrastado pelo braço por cerca de 50 metros e levou várias mordidas por todo o corpo, as mais agressivas no rosto e na cabeça. Na tentativa de ajudar o marido, Judith também acabou sendo mordida.
Rint, o cão herói, com os donos. Divulgação / Suipa O casal foi levado por um vizinho para o Hospital Juscelino Kubitschek. De acordo com cirurgião-dentista que atendeu os idosos, Nélio correu o risco de morrer por causa da gravidade das lesões.
- Ele teve lesões muito profundas na cabeça e em outras partes do corpo, com o rompimento de artérias. Como perdeu muito sangue, poderia ter tido um choque e morrer - disse o especialista.
- Eu lutei com ele para não morrer. A gente avisava ao dono que o bicho era perigoso, mas ele não queria saber - afirmou Nélio.
Depois de medicados (ambos tomaram antibióticos e vacina anti-rábica), Nélio e Judith foram liberados. Parentes de Nélio registraram o ataque na 57ª DP (Nilópolis), e pretendem processar o dono do pitbull, que responderá por lesão corporal culposa e omissão na guarda de animal. Ninguém foi encontrado em sua casa depois do ataque. Segundo os moradores, o animal já havia atacado outras três pessoas na rua. Um dos casos foi registrado, há um mês, na delegacia: a vítima tinha 71 anos.
- A mãe do dono do pitbull estava saindo em sua cadeira de rodas e nossa amiga foi até o portão para ajudá-la. O bicho voou sobre ela e arrancou pedaços da perna e do braço. E ainda mordeu o rosto - contou José Carlos Leal, de 62 anos, vizinho do dono do cão.
Esta não é a primeira vez que um vira-lata enfrenta um feroz pitbuls. O caso mais conhecido foi em fevereiro de 1999, quando a cadela Catita enfrentou dois pitbulls que atacaram seu dono, Lucas, então com 6 anos. Em 2004, mais dois casos: em abril, Marmaduque brigou com um pitbull que atacou um estudante de 18 anos, em Nova Iguaçu. E em agosto, Cabeção atracou-se com dois pitbulls que pularam da caçamba de uma caminhonete e atacaram um grupo de pessoas na rua, em Piratininga.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/01/09/287350267.asp
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/01/09/287350267.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário